ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Jogo Aberto

Caos na saúde revela UPA insalubre e hospital capenga

Waldemar Gonçalves | 17/01/2017 06:00

Não dá para ficar aqui – “Cuidado aí com essa água de cocô de pombo. Meu Deus, não dá pra ficar aqui, é insalubre!”. Era o que dizia a secretária-adjunta municipal de Saúde, Andressa De Lucca Bento, ontem, enquanto andava pelos corredores da UPA da Vila Almeida, depois de um temporal alagar quase o prédio inteiro.

Fechou tudo – A UPA viveu um caos plena segunda-feira de manhã. Após a chuva, a unidade teve várias salas alagados e até paredes ficaram energizadas. A prefeitura se viu obrigada a interditar o prédio e fechar por tempo indeterminado o atendimento.

Situação difícil – A situação da saúde pública em Campo Grande definitivamente não é das mais fáceis. Domingo, o HU (Hospital Universitário), por exemplo, precisou tomar emprestado 10 perfuradores, instrumentos usados em cirurgias, para atender nova demanda de pacientes de ortopedia.

Se liga, Emha – Menos de 15 dias após a invasão da área do antigo Samambaia Country Club, a organização formada pelos invasores já conseguiu erguer 65 casas de alvenaria, outras 30 já estão com o alicerce pronto. Ao todo, 328 pessoas sairão da tenebrosa fila de espera da Emha (Empresa Municipal de Habitação), que tem hoje, cerca 42 mil pessoas à espera de uma casa popular.

Pedreiros e pedreiras – Se comparado às 533 moradias que serão entregues pela prefeitura nos próximos meses, conforme as previsões oficiais, o trabalho do singelo grupo de pedreiros e donas de casa invasores está mostrando muito mais resultado que a política habitacional do município.

Força tucana – Com 36 prefeitos em Mato Grosso do Sul, o PSDB garante mais uma vez o comando da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), com Pedro Arlei Caravina, de Bataguassu, que concorreu em chapa única. Para celebrar a vitória, diversos parlamentares tucanos participaram da festa na instituição, ontem.

Com tucanos – Entre eles estavam o deputados Beto Pereira e, da bancada federal, Elizeu Dionizio, que celebrou a “maturidade política” do pleito, além de secretários municipais. Um deles, Sérgio de Paula, da Casa Civil, ressaltou que todos os partidos com prefeitos estão representados na diretoria da entidade. E a governadora em exercício, Rose Modesto, acompanhou da apuração dos votos.

Finanças f.... – Com 40% dos municípios do Estado devendo salários, o prefeito de Ladário, Carlos Ruso (PSDB), comemorou o fato de ter pendentes apenas pagamentos de férias atrasadas. “Nós estamos tranquilos, porque tem prefeitura aí que está f...”, disse.

Divergente – Enquanto parte das prefeituras solicita ao Governo do Estado que o ano letivo tenha início em março, o prefeito de Selvíria, Fernando Barbosa (PSB), se diz que contra. Para ele, isto atrapalharia todo planejamento dos professores e das férias, além de ter que repor aulas no sábado, dia pouco produtivo.

Vander e Zeca lá – A sede da Assomasul não contou apenas com parlamentares tucanos, o deputado federal petista Vander Loubet também esteve por lá ontem. Revelou que pretende tentar a reeleição para continuar em Brasília, apoiando o ex-governador Zeca do PT na disputa por uma vaga no Senado. “O plano é esse”, afirmou.

(com Alberto Dias, Marcus Moura e Richelieu de Carlo)

Nos siga no Google Notícias