ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

CNJ não mexerá em decisão sobre filho de magistrada

Marta Ferreira | 27/07/2017 06:00

In loco– Equipe da Corregedoria Nacional de Justiça virá a Campo Grande para vasculhar os registros do plantão do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) que concedeu o habeas corpus ao filho de uma desembargadora, Breno Fernando Solon Borges, em busca de indícios de fraude no sorteio de qual desembargador analisaria o pedido, por exemplo.

Nada muda – A Corregedoria, entretanto, não julga o mérito da decisão. Portanto, o empresário acusado de tráfico de drogas não corre risco de ter as decisões polêmicas alteradas pelo Conselho. Isso só pode ocorrer em instâncias superiores ou em outras decisões do próprio TJ.

Ignorado – Em carta endereçada a juiz, Luiz Alves Martins Filho, o “Nando”, acusado de liderar um grupo de extermínio em Campo Grande, alega que foi torturado para confessar os 16 assassinatos atribuídos a ele. Mas a denúncia feita por ele, por enquanto, não gerou qualquer medida.

Sem comentários – A Corregedoria da Polícia Civil informou, por meio da assessoria de imprensa, que até agora não recebeu denúncia, embora a carta tenha sido anexada a um dos processos que Nando responde há 15 dias – no dia 12 de julho.

Defesa – A Defensoria Pública, que representa o acusado dos assassinatos em série, ainda não decidiu se vai exigir uma investigação. “Em um primeiro momento foram feitos pedidos de providências preliminares que, dependendo do teor, subsidiarão eventual requisição de providências investigativas para apuração dos fatos”, informou o advogado de Nando em nota, o defensor público Rodrigo Antônio Stochiero Silva.

Dentro do previsto - O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse ontem que as férias do secretário estadual da Fazenda, Márcio Monteiro, já estavam programadas e previstas no calendário e que os trabalhos na pasta vão continuar no “ritmo normal”.

Otimismo – Durante inauguração de nova loja da rede atacadista Fort, tanto o governador quanto o prefeito Marquinhos Trad (PSD) observavam que mesmo na crise econômica do Brasil, a Capital e o Estado estão bem colocados no ranking de criação de empregos, comparado aos demais estados e capitais. Nesse estabelecimento foram 330.

Prioridades - Em coletiva de imprensa realizada ontem para anunciar o fechamento de curso de línguas e Libras do Estado, a secretária Maria Cecília Amendola da Motta fez analogia entre educação e alimentação para justificar a medida. “Em casa, se eu tenho que cortar gastos, deixo de comprar iogurte e não o leite”, comparou.

Segurança- Integrante do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), o promotor de MS Fernando Martins Zaupa foi nomeado este mês para integrar um grupo especial criado pelo CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público). O grupo vai discutir as mortes de policiais em serviço no País e alternativas de combate ao problema.

Precisa mudar - Zaupa, defensor de leis mais rígidas para punir criminosos no País, considera que a nomeação é uma espécie de reconhecimento do trabalho do órgão no Estado. Para ele, o assunto merece preocupação, em razão dos números de mortes que considera “exorbitantes”.

(Colaboraram Anahi Zurutuza e Leonardo Rocha)

Nos siga no Google Notícias