ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Jogo Aberto

Confusão com nome gera boatos sobre deputado de MS

Waldemar Gonçalves | 04/01/2016 06:00

Internado – Até o fim da tarde de domingo (3), Marun seguia internado e seu estado de saúde inspira cuidados. Não, não se trata de Carlos Marun, deputado federal pelo PMDB de Mato Grosso do Sul, mas do pai dele, José Marun, de 84 anos, que está no Hospital da PUC de Porto Alegre (RS).

Quem? – A notícia de que ‘Marun’, como José e o filho são conhecidos, estava internado chegou a gerar boatos em redes sociais sobre eventuais problemas com o parlamentar. O próprio, no entanto, diz não ter visto mensagens neste sentido, mas analisou que, se ocorreram, certamente resultaram de confusão por conta do momento vivido pelo pai.

Recuperação – Sem entrar em detalhes das questões pessoais e familiares, Marun comenta que a família está confiante em relação à recuperação de Marun, o pai. O deputado, diga-se, encontra-se na capital gaúcha desde alguns dias antes do Natal.

Com escala – O secretário municipal de Saúde, Ivandro Fonseca, garante ter ido pessoalmente, durante o feriado de fim de ano, às unidades de saúde de Campo Grande verificar o cumprimento da escala de médicos plantonistas, onde constatou o pleno funcionamento da rede.

Sem escala – Mas, a própria reportagem do Campo Grande News constatou, no dia 31, que o local onde são monitorados casos de suspeita de zika vírus, por exemplo, o Cedip (Centro de Doenças Infecto-parasitárias), estava fechado. Por falta de pessoal para cumprir a escala, segundo funcionários de uma unidade de saúde anexa.

Bife nobre – Na contramão de cenários pessimistas, a pecuária brasileira, um dos principais pivôs da economia de Mato Grosso do Sul, tende a ter motivos para comemorar em 2016. Há expectativas de que as exportações de carne brasileira cresçam 5% este ano, reflexo, entre outras coisas, da recente queda de barreiras em mercados importantes, como Arábia Saudita, China, México e Estados Unidos.

Excelente – “A atividade vive um momento excelente”, diz Luiz Claudio Paranhos, presidente da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), em reportagem da Folha de São Paulo. A variação cambial e a queda na produção australiana são outros fatores apontados como favoráveis aos pecuaristas brasileiros.

Voando atrás – Se a carne bovina vislumbra boa rentabilidade no mercado externo, um dos reflexos está no consumo interno da carne de aves. A estimativa da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) sinaliza que a produção de frango deve subir entre 3% a 5%, também puxada pela possibilidade de novos compradores estrangeiros, como Taiwan e China.

Emprego – Economistas ouvidos pela Agência Brasil sinalizam aumento na taxa de desemprego este ano. Exceção, justamente, do agronegócio, mas em índices insuficientes para refletir na média geral. A indústria é quem deverá sofrer mais baixas ao longo de 2016.

Nas ruas – Campo Grande havia registrado, até o fim da tarde de domingo (3), três mortes no trânsito. Se for somada a esta estatística ocorrência de horas antes da virada do ano, o feriadão de ano novo teve média de 1,3 óbitos por dia nas ruas da Capital.

Nos siga no Google Notícias