ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Jogo Aberto

Eleitores criam candidata 'do povo' para incentivar voto nulo

Priscilla Peres | 17/10/2016 06:00

Representante - A indecisão do campo-grandense para escolher um candidato no segundo turno das eleições, virou perfil no Facebook. Na semana passada, surgiu o perfil fictício de uma candidata chamada Conceição, cujo número de legenda seria 99, com o intuito de incentivar o voto nulo.

A cara do povo - Na descrição do perfil na rede social, fala que Conceição é uma candidata mulher, que anda de ônibus, utiliza postos de saúde e escolas públicas e que representa 99% da população, por isso a escolha do número. Critica os dois candidatos e se apresenta como alguém que o povo quer, diferente das opções existentes.

Preocupante - O número de abstenções somou 19,20%, o que significa que mais de 114 mil eleitores deixaram de votar. Para o segundo turno, o cenário pode piorar bastante. Além da tendência das pessoas de anular o voto, haverá um ponto facultativo para servidores públicos e muitos podem emendar o fim de semana.

Intensivo – Os dois candidatos à prefeitura estão cientes da tendência atual de anular o voto e têm feito vários discursos e campanhas voltadas aos indecisos. Eles tentam convencer os eleitores a escolher um candidato e exercer o direito de votar.

Recados - Faltando duas semanas para eleição, os candidatos têm se enfrentado mais pelos programas eleitorais, do que em debates, sabatinas ou eventos em entidades, que ocorreram em grande número no primeiro turno, mas nesta segunda etapa ainda não ocorreram. Os eleitores esperam o confronto direto, agora mais incisivo, com apenas dois participantes.

Sem descanso - Servidores municipais de Dourados estão apreensivos. As férias de todo o funcionalismo foi suspensa pelo prefeito Murilo Zauith (PSB) mesmo antes da eleição e ninguém sabe se poderá programar viagem para o fim de ano e janeiro. O motivo seria estratégia para economizar e ajudar a fechar as contas no encerramento da gestão.

Passando o bastão - Délia Razuk inicia nesta semana a transição com o prefeito Murilo Zauith. A prefeita de Dourados eleita pelo PR viajou após a eleição e retorna à cidade para se inteirar sobre a situação da prefeitura antes da posse e começar a definir a equipe.

Tranquila - O Corpo de Bombeiros capturou na última madrugada uma capivara, que sorrateiramente caminhava pelo pátio externo do Aeroporto Internacional de Campo Grande, por volta das 3h da manhã. Ela não chegou a entrar no saguão para embarque ou desembarque, mas ficou acuada quando os bombeiros terminaram com sua caminhada. Foi entregue para Polícia Militar Ambiental.

Empecilhos - O secretário de Saúde, Nelson Tavares, ressaltou que o governo estadual começa as cirurgias eletivas de ortopedia, assim como havia planejado no início do ano passado, mas segundo ele, houveram dificuldades junto a Prefeitura de Campo Grande. O gestor ressalta que por meio da Caravana, vai fazer mais procedimentos, com custo menor e qualidade de primeiro mundo.

Próximos passos - Nesta semana existe a expectativa na Assembleia Legislativa, sobre qual será o caminho da CPI dos Fantasmas, que foi proposta pelo deputado Marquinhos Trad (PSD), inclusive recolhendo 12 assinaturas para investigação. Os trabalham começam apenas depois que o presidente da Casa, Junior Mochi (PMDB), instaurar a comissão e pedir a indicação dos partidos.

Nos siga no Google Notícias