ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Jogo Aberto

Governador se diz otimista para 2016, após ano 'desafiador'

Waldemar Gonçalves | 02/01/2016 07:00

Sem reclamar – “Nem preciso dizer o quanto 2015 foi um ano desafiador. Enfrentamos com coragem as dificuldades impostas pelas heranças que recebemos e pela grave crise nacional, que praticamente parou o Brasil. No lugar de reclamar, fizemos nossa parte”. Este é um trecho de vídeo que o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), postou em seu perfil no Facebook na tarde de 31 de dezembro.

Ações – Ao longo de pouco mais de 2 minutos, Reinaldo faz um balanço de seu primeiro ano de gestão. “Cortamos despesas, acabamos com desperdícios e melhoramos a gestão do Estados. Ajustamos alguns impostos porque não havia outra alternativa. E só assim conseguimos cumprir em dia os compromissos com servidores e fornecedores”, disse ele, antes de elencar ações de governo como a Caravana da Saúde e o novo portal da transparência do Estado.

Otimista – O fim da mensagem vem em tom otimista para 2016. “Por tudo isso, não há razão para pessimismo. Vamos em frente, avançar com muito trabalho, parcerias e foco em resultados”, conclui o líder tucano.

Suíte – Alice, primeira neta de Reinaldo, já avô de dois meninos, ficou com a mãe, Isis, em uma suíte particular na Maternidade Cândido Mariano, em Campo Grande. A pequena nasceu ao meio-dia de 31 de dezembro. No andar do hospital tem três suítes: a rosa, para meninas, a azul, dos meninos, e a amarela, única delas com uma antessala capaz de melhor acomodar visitantes.

Diária – Qualquer pessoa com convênio médico que inclua apartamento pode reservar uma das suítes especiais da maternidade. Basta, para tanto, desembolsar a diferença da diária, que varia de R$ 700 a 800.

Desprevenido – Dia 30 de novembro, o governo de Mato Grosso do Sul avisou: o salário de dezembro dos servidores estará disponível em suas contas bancárias no primeiro dia útil de janeiro, ou seja, próxima segunda-feira, 4. O Campo Grande News, por exemplo, publicou à época a informação. Teve servidor que não viu ou entendeu errado e, no primeiro dia do ano, um feriado de sexta-feira, reclamou por ter ficado na praia sem dinheiro.

Shopping – Outras lojas têm previsão de fechar no shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande, após os anúncios de Walmart e Luigi Bertolli, de acordo com comerciantes locais. A situação, no entanto, não estaria incomodando o condomínio. Segundo um lojista, tem condômino indignado porque diretores do shopping, apesar de cenário pessimista, não cancelaram férias no exterior.

Ordem – Boa parte dos novos membros da diretoria da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul) não esteve no ato de posse, na sede do órgão, na tarde do dia 1º de janeiro. Estão viajando. O novo presidente, Mansour Elias Karmouche, comentou que em 25 de janeiro será feita solenidade simbólica, quando, então, todos deverão ser devidamente empossados.

Luz – No rol das boas notícias para 2016 está o fato de que a tarifa de energia elétrica, uma das vilãs da inflação nos últimos 12 meses, deve estabilizar. A tendência é de que aumentos sejam dentro dos índices inflacionários, ou seja, bem abaixo da alta média de 49% registrada no ano recém terminado.

Inflação – "Sei que as famílias brasileiras se preocupam com a inflação. Enfrentá-la é nossa prioridade. Ela cairá em 2016, como demonstram as expectativas dos próprios agentes econômicos." O trecho é de artigo da presidente Dilma Rousseff (PT) publicado na primeira edição do ano do jornal Folha de S. Paulo.

(colaboraram Flávia Lima e Mariana Rodrigues)

Nos siga no Google Notícias