ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Jogo Aberto

MS terá um novo senador por causa da campanha eleitoral

Edivaldo Bitencourt | 02/09/2014 06:00

Expectativa – Os três candidatos a governador esperam a vinda dos principais presidenciáveis a Mato Grosso do Sul neste mês. Marina Silva (PSB) é esperada para reforçar a campanha de Nelsinho Trad (PMDB), enquanto Dilma Rousseff (PT) pode trazer Lula para ajudar Delcídio do Amaral (PT).

Primeiro – O senador Aécio Neves (PSDB) foi o primeiro a fazer campanha no Estado após as convenções de junho. Antes, além dele, passaram por aqui Eduardo Campos (PSB) e Eduardo Jorge (PV).

Pesquisa – Duas novas pesquisas eleitorais devem agitar a sucessão estadual nesta semana. A Famasul divulga a primeira nesta semana. O Ibope deverá apresentar novos números na TV Morena na quinta-feira (4).

Efeito – Os novos levantamentos vão mostrar o reflexo da propaganda eleitoral na televisão e da campanha nas ruas. Também vai medir o reflexo das primeiras acusações feitas nas mídias sociais e na internet.

União – Os candidatos a governador elegeram um culpado pelos conflitos indígenas no Estado: o Governo federal. Desde a morte de um índio em Sidrolândia, há mais de ano, a União ainda não chegou a um acordo com os produtores rurais para colocar um ponto final na guerra pelos 15 mil hectares da Reserva Buriti.

Inusitado – Uma candidata a deputada do PSDB recorreu à Justiça contra um WahtsApp. A mensagem pede votos para ela, mas o número é errado. Ela entrou com pedido para a Justiça investigar o autor das mensagens.

Direito – A Prefeitura da Capital vai priorizar as mulheres vítimas de violência doméstica nos programas habitacionais. A mudança consta de decreto sancionado ontem pelo prefeito Gilmar Olarte (PP).

Cota – A partir de agora, 25% das casas dos programas voltados para a população mais carente e do Programa Minha Casa Minha vida serão destinadas para as mulheres. O objetivo, além das vítimas de violência, é contemplar a mulher que é responsável pela casa e a única a garantir o sustento da família.

Definição – O Tribunal Superior Eleitoral vai definir, antes das eleições, se mantém ou não a candidatura de Alcides Bernal (PP) ao Senado. O relator do processo será o ministro Gilmar Mendes.

Novo senador - Mato Grosso do Sul vai ganhar um novo senador. Delcídio do Amaral vai se licenciar do Senado e a vaga será assumida pelo suplente, o empresário Pedro Chaves. Ele justificou que pretende se dedicar mais à campanha e viajar menos a Brasília.

(colaborou Leonardo Rocha)

Nos siga no Google Notícias