ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Jogo Aberto

Mulheres ganham força para disputar Prefeitura da Capital em 2016

Edivaldo Bitencourt | 04/11/2014 06:00

Conversa – O governador eleito Reinaldo Azambuja (PSDB) encontrou, ao chegar para primeira reunião de transição, o presidente regional do PMDB, deputado estadual Júnior Mochi. Ele até brincou, que só daria entrevista após conversar com o peemedebista.

Presente – Mochi disse que só estava de passagem pela Governadoria e não ficaria para acompanhar a conversa entre Reinaldo e o governador André Puccinelli (PMDB). No final, acompanhou todo o encontro e ficou até o final da primeira reunião da transição.

Quanto mais – A senadora eleita Simone Tebet (PMDB) vê com bons olhos novas mulheres participando das disputas eleitorais no Estado. Ela considera mais positivo ainda a disputa de cargos majoritários. O governador André Puccinelli também já defendeu um nome feminino para disputar a Prefeitura de Campo Grande em 2016.

Cotada – Simone é um dos nomes do PMDB para disputar a sucessão de Gilmar Olarte (PP) daqui dois anos. Ela pode ser o nome para enfrentar a vice-governadora eleita, Rose Modesto, que é apontada como o nome do PSDB para as eleições de 2016.

Sem possibilidade - Simone disse que não existe chances do marido, o deputado Eduardo Rocha (PMDB), ser candidato a prefeito em Três Lagoas em 2016. Segundo ela, além dele não ter esta vontade e pretensão, o casal teria que ter três casas: uma em Campo Grande, outra em Brasília e a terceira em Três Lagoas. "Como poderia me reunir com meu marido e filhos, ficaria muito complicado".

Opção - O deputado Junior Mochi, presidente estadual do PMDB, disse que o deputado Marquinhos Trad (PMDB) poderá ser candidato a prefeito em 2016, pelo partido, simplesmente colocando seu nome na época para discussão na legenda. "Só acho que está longe para discutir esta situação, faltam dois anos".

Garantia – Marquinhos Trad já antecipou que não se considera o nome natural para disputar a Prefeitura de Campo Grande pelo PMDB. Ele enxerga outros nomes como naturais, incluindo-se André Puccinelli, que já foi prefeito por dois mandatos. Outro que sonho com a vaga e se vê preterido, é o vereador Paulo Siufi. Ele e Marquinhos cogitam trocar o PMDB pela Rede.

IPTU – O prefeito Gilmar Olarte entrega, nesta terça-feira, a proposta de reajuste do IPTU para 2015. Ele mantém o desconto de 25% e antecipa o pagamento para dezembro, mas o reajuste continua salgado: 18%. O valor é três vezes à inflação acumulada nos últimos 12 meses.

Barreira – Os professores da Rede Municipal de Ensino continuam como a principal categoria do funcionalismo público. Eles decidiram enfrentar o prefeito e exigir o reajuste salarial na data prevista em lei. Esta é a segunda vez que o progressista senta na pele a força da categoria. Em abril deste ano, ele acabou entrando em um acordo. Olarte chegou vaiado e saiu aplaudido durante reunião da categoria na ACP.

Viagem – O presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, viajou e pode atrasar a troca no comando da sigla no Estado. Assessores informaram que ele só deve retornar ao Brasil na terça-feira, data em que Olarte planejava tomar o PP das mãos do antecessor, Alcides Bernal.

(colaboraram Leonardo Rocha, Filipe Prado e Ludyney Moura)

Nos siga no Google Notícias