ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Jogo Aberto

Na 'guerra' pelo impeachment, deputado apela com 'fuzil'

Waldemar Gonçalves | 13/04/2016 06:00
Marun com a Constituição na mão na Câmara dos Deptuados: "meu fuzil" (Foto: Reprodução / Facebook)
Marun com a Constituição na mão na Câmara dos Deptuados: "meu fuzil" (Foto: Reprodução / Facebook)

A arma – “Neste ‘golpe’ a Constituição é meu fuzil”. A frase ilustra postagem, feita ontem pelo deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS), em que ele aparece ao lado do colega Geraldo Resende (PSDB), com a Carta Magna em mãos, em sessão da comissão do impeachment na Câmara dos Deputados. Na imagem do perfil dele no Facebook tem a frase “não vai ter golpe, vai ter impeachment”.

Na luta – Marun tem sido um dos mais fervorosos parlamentares em defesa da saída de Dilma do poder. Mesmo na figura de suplente, aparece sempre nas reuniões da comissão que analisa o pedido de impeachment da petista. Ontem cedinho, sua página no Facebook já trazia: “Estou cada dia mais seguro que o afastamento da presidente está próximo”.

Tome inteligência – O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), afirma que em todas edições da Caravana da Saúde, uma das marcas de sua gestão, houve parceria com a prefeitura local e que espera o mesmo em Campo Grande. Ele ponderou que já foi mandado documentação para oficializar este trabalho e espera a resposta do prefeito, Alcides Bernal (PP). "Não seria algo inteligente do município sede não participar da edição", disse o tucano.

Se não quiserem... – Reinaldo ainda ponderou que a região de Campo Grande contempla 17 municípios e que, se a prefeitura não quiser a parceria, o governo tem condições para realizar sozinho o evento, já que possui sua devida estrutura e preparo para as ações. "Se eles não quiserem, vamos fazer mesmo assim", encerra o governador.

Força para o MST – O deputado estadual Carlos Alberto Davi, o Coronel Davi (PSC), disse ontem ter conversado por telefone com um indignado diretor da Força Nacional de Segurança. Tal dirigente, disse o deputado, contou ter pedido desligamento do cargo porque, em vez de proteger o País, sua equipe tinha sido deslocada para proteção de grupo sem-terra, que foi a Brasília (DF) protestar contra o impeachment de Dilma Rousseff. "Fico indignado, pois não foi por esta razão que este grupo foi criado, está fugindo da finalidade", falou o parlamentar.

Ditador? – De um lado, Bernal reclama que o Legislativo não aprova nenhum projeto do Executivo. Do outro, o presidente da Câmara Municipal, João Rocha (PSDB), recorre ao passado para comentar a situação. “Quanto ele (Bernal) foi eleito, veio aqui e disse ‘agora eu tenho a caneta na mão’, mas se esqueceu que são três os poderes e que nós podemos fiscalizar. Mas, alguém que se manifesta desta maneira ditatorial não pode ter liberdade para fazer o que bem entende”.

Mau negócio – Entre os projetos que Bernal reclama que não foram aprovados está a liberação de tomada de empréstimo de US$ 12 milhões, oferecido pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). De acordo com João Rocha, tal montante é sobra de outros municípios que não quiseram pegar esse financiamento. “E por que nós precisamos pegar, pagando juros dolarizados, num momento em que a prefeitura está em situação difícil?”, questiona o vereador, lembrando do impasse em relação ao aumento salarial de servidores, crises na educação, saúde, e que a cidade está sem manutenção. “Temos outras prioridades e não podemos comprometer ainda mais a capacidade financiamento da cidade”.

Orelha coçando – Após suspensão da sessão na terça-feira (12), os vereadores de oposição voltaram afiados e sincronizados no ataque ao prefeito. Como se usassem tática de guerrilha, o primeiro golpe partiu do vereador Mario Cesar (PMDB): “Diálogo? Que diálogo ele sabe fazer?”. Seguido de Paulo Siufi (PMDB): “Ele é um mentiroso ardiloso”. Na sequência entrou Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB): “É um prefeito de faz de conta”. E, para fechar a sequência, Carla Stephanini (PMDB): “É uma pessoa que não se dá ao tamanho do cargo que ocupa”. Tudo por conta do que chamam de “pseudo reposição salarial ao servidor”.

Golpes finais – Para finalizar, Mario Cesar chamou a proposta de reajuste de ridícula, mentirosa e criminosa, complementado pelo vereador Marcos Alex (PT) reclamando que o aumento real, que será dado imediatamente, nem chega a 3%. “E agora vem dizer que a Câmara virou as costas? Ah vá!”, reagiu o petista.

Quero ser prefeito – “Sou candidato. Não vou abrir mão. E isso é irreversível”, dizia Alex do PT em um canto enquanto rolava a sessão ontem na Câmara Municipal. Segundo ele, a ideia surgiu quando o deputado José Orcírio, o Zeca do PT, abriu mão da candidatura. “Falei com (deputado estadual) Cabo Almi, com (deputado estadual) Pedro Kemp, com o (presidente regional do PT) Biffi, com o (deputado estadual) Amarildo e ninguém quis. Agora eu vou até o fim”. Já tenho um projeto para a cidade e logo vocês vão conhecer.

(com a redação)

Nos siga no Google Notícias