ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Jogo Aberto

'Olimpíada eleitoral' tem briga por diferença de segundos

Waldemar Gonçalves | 20/08/2016 07:00

Olimpíadas eleitorais – Devido a um possível erro no número de deputados federais cadastrados no sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que calcula o tempo dos partidos no horário eleitoral na TV e no rádio, o PTN nacional pediu que a Justiça Eleitoral recalcule a divisão dos segundos dado a cada coligação. Ou seja, até 26 de agosto, quando a propaganda gratuita começa, tudo ainda pode mudar. Lembrando que são 10 minutos a serem divididos por 15 candidatos.

Global – Deu briga a exigência da TV Morena em receber em um determinado tipo de mídia, cuja fita custa caro, o programa eleitoral dos partidos. Legendas de menor poderio econômico reclamaram, pedindo o uso do bom e velho DVD. Todo mundo aceitou, menos a global. Os descontentes prometem ir à Justiça para forçar a emissora a ceder. 

É advogado deles? – Presenças ‘ilustres’ como do casal Olarte na sede do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), nesta semana, fez qualquer pessoa que se aproximasse do local um alvo de jornalistas de plantão por ali. “O senhor é algum dos advogados deles?” – era a pergunta.

Nada a ver – Mais que ligeiros e enfáticos, ao serem questionados, respondiam com um sonoro “não” ou “não tenho nada a ver”. O casal Gilmar e Andreia teve as prisões temporárias convertidas em preventivas ontem à tarde e, até o fechamento desta coluna, seguia preso.

Conflito de agendas – Quinta-feira (18), enquanto o governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), reunia-se com autoridades federais na Governadoria, a Prefeitura de Campo Grande convocou a imprensa para uma agenda do prefeito, Alcides Bernal (PP). Seria uma reunião com o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, que estava com o tucano no Parque dos Poderes.

Chá de cadeira – Mas, o encontro não se confirmou. Depois de um longo chá de cadeira nos jornalistas, a Prefeitura só avisou que agenda havia sido cancelada. Nem o tema da conversa chegou a ser revelado.

ComendaReinaldo Azambuja (PSDB) e o senador Pedro Chaves (PSC-MS) recebem, na próxima segunda-feira (22) à noite, a Comenda Liberdade, Igualdade e Fraternidade, concedida pela Assembleia Legislativa em conjunto com a Maçonaria de MS.

Dia do Maçom – O evento será no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. É uma atividade alusiva ao Dia do Maçom, instituído em 2009. Além do governador e do senador, também receberão a honraria Domingos Sávio de Souza Mariúba, João Jurandir Prelte, Noel Martins, Harley Ferreira Silvério e Alfredo Fernandes.

Denúncias – Mato Grosso do Sul tem dois serviços para recebimento de denúncias de crimes eleitorais, um da própria Justiça Eleitoral e outro da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil), este lançado ontem. O presidente da ordem, Mansour Karmouche, explica que nos dois casos não serão aceitas denúncias anônimas.

Evitando ataques – Conforme Karmouche, a medida é tomada por uma razão muito simples: sob o anonimato, muitos candidatos poderiam usar os canais somente para atacar adversários, prática que deve ser combatida. O sigilo dos dados do denunciante, no entanto, é garantido.

(com Leonardo Rocha, Mayara Bueno e Anahi Zurutuza)

Nos siga no Google Notícias