ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Jogo Aberto

Onça pintada

Jogo Aberto | 22/09/2011 06:00

Marcação cerrada

O governador André Puccinelli conversou amiúde com senadores e deputados, ontem, em Brasília, sobre a necessidade de manter a pressão política para que projetos e recursos destinados a Mato Grosso do Sul não fiquem travados nos ministérios. Uma das estratégias é garantir representantes do Estado em órgãos como a Sudeco e explorar a inserção de integrantes da bancada federal em comissões poderosas e influentes, com trânsito no Congresso.

Em agosto, a bancada de Mato Grosso do Sul cobrou da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, andamento de processos na Sudeco e inclusão da pavimentação da rodovia Sul-Fronteira (MS-165) no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A rodovia liga, por asfalto, toda a fronteira entre Ponta Porã e Sete Quedas.

Tá na conta

A secretária de Produção de Desenvolvimento Agrário, Tereza Cristina, disse que os recursos do Mapa para ações de defesa agropecuária, no montante de R$ 16 milhões, foram devidamente liberados e aplicados.

O esclarecimento foi solicitado em razão de declaração do governador André Puccinelli de que ainda esperava o dinheiro. A confusão pode ter sido gerada pela forma de repasse. No caso dos R$ 16 milhões o dinheiro foi direto para os cofres da Iagro, segundo a secretária de Produção e Desenvolvimento Agrário.

Tête-à-tête

Reunião entre o prefeito Nelsinho Trad e o presidente da Acrissul está sendo agendada para encaminhar o problema da falta de licença ambiental para shows no Parque de Exposições Laucídio Coelho.

Mal estar

Pedido de vistas do deputado Cabo Almi (PT) ao projeto que institui o plano de cargos e salários dos servidores da Assembleia, ontem, causou polêmica na Casa. Os deputados não esperavam obstrução regimental.

A frustração maior ficou para os servidores, que esperavam uma votação tranqüila, pelo tempo e abrangência da discussão feita entre o funcionalismo e os parlamentares.

Rito

Um sistema de votação bastante comum nas casas legislativas é o de acordo de lideranças. Quando é adotado esse critério,, há consenso em questão discutida à exaustão, sem dúvidas. As votações de ontem na Assembleia seguiram esse ritual, com o reforço do ‘regime de urgência’ aprovado pelo plenário. A obstrução de uma votação é prerrogativa, mas nunca esperada intempestivamente. Quando acontece, gera mal estares e indignação.

Pari passo

A CCJ do Senado aprovou ontem relatório do novo Código Florestal, ajustando a polêmica sobre as áreas de preservação permanente (APPs), como margem de rios e topos de morros. Fica mantida intervenção nessas áreas protegidas a hipóteses de utilidade pública, de interesse social ou de baixo impacto ambiental.

O guarda-chuva legal só vale para atividades consolidadas até julho de 2008. Mas o que chama a atenção é que o relatório adota uma posição pilatiana ao determinar que as questões em aberto sejam sanadas em "ato do chefe do Poder Executivo”.

Autoria

É do vereador Alex do PT, junto com Mário Cesar, Paulo Siufi e Carlos Borges, e não do vereador Athayde Nery (PPS), como foi mencionado erroneamente ontem nesta coluna, a autoria do projeto de Lei Complementar que dispõe sobre a implantação do sistema de videomonitoramento na Capital.

Adesões

Os vereadores da Câmara de Corumbá Salatiel Francisco Costa do Nascimento e Marcelo Aguilar Iunes anunciaram nesta quarta-feira o ingresso deles no recém criado PSD. Salatiel deixa o PDT e Marcelo sai do PMDB.

Além dos vereadores também confirmaram a filiação ao PSD o médico Marco Antonio Duarte Cazzaloto, que será o presidente municipal do partido, e o secretário de saúde Vitor Salomão Paiva.

Trégua

Os servidores técnicos administrativos da UFGD, em greve desde o dia 15 de junho, podem decidir hoje pelo retorno ao trabalho. A tendência em outras universidades federais também é de acabar com a greve.

Era digital

O TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado) está totalmente informatizado. Hoje, às 15h30, os servidores do Tribunal conhecerão o sistema e as inovações do programa a ser implantado até outubro. Todos os processos serão movimentados eletronicamente após a conclusão do processo de informatização, automação e digitalização de documentos.

Nos siga no Google Notícias