ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Jogo Aberto

Para o prefeito desenrolar, não esqueçam o enroladinho

Waldemar Gonçalves | 14/01/2017 07:00

Cadê o enroladinho? – Visualize a situação. Meio da tarde, o prefeito, Marquinhos Trad (PSD), reunido em audiência a portas fechadas com um promotor e um juiz no Fórum, quando de repente alguém sai da sala e diz a jornalistas e assessores que aguardavam do lado de fora: “o enroladinho, cadê o enroladinho?”.

Faminto – Não se tratava de alguém atrasado para o encontro. É que o prefeito, faminto, havia pedido a sua assessoria um lanche enquanto discutia uma solução para o fim de convênios irregulares entre a Prefeitura, Omep e Seleta. A reunião durou cerca de três horas.

Merenda – E comida tem sido, de fato, uma preocupação de Marquinhos. Depois de visitar a Superintendência de Alimentos, que destina os produtos à merenda escolar, na sexta-feira (13) anunciou que os alunos terão alimentação com 14 itens, incluindo carne e frango.

No gabinete e na rua – Durante a segunda semana de mandato, Marquinhos despachou mais no gabinete. Mas não deixa de vistoriar tapa-buraco sempre que pode. Algumas visitas em postos de saúde acontecem no período noturno. Porém, tem feito isso no silêncio, sem alarde ou divulgação. No carro, anda de vidro aberto para cumprimentar o povo.

Em família – Marquinhos decidiu revogar alguns decretos municipais que tratam de gratificações a servidores comissionados. Com um detalhe: a decisão anterior, que concedeu o benefício, é do irmão Nelsinho Trad (PTB), prefeito de Campo Grande por dois mandatos.

Economia – Em 2012, Nelsinho abria os cofres da prefeitura para dar até 30% de gratificação sobre o salário de comissionados com dedicação exclusiva. Menos de cinco anos depois, diante de dificuldades financeiras, Marquinhos resolveu poupar o caixa e acabar com o benefício.

Preso – Agora também investigado por nepotismo, o ex-presidente da Seleta, Gilbraz Marques, foi preso durante a Operação Urutau, em dezembro passado. Embora o motivo da ação tenha sido buscar documentos e informações em investigação sobre crimes na gestão da entidade, os policiais encontraram um arma mantida pelo ex-dirigente.

Porte ilegal – Gilbraz acabou preso em flagrante por porte ilegal de arma. Ficou detido por algumas horas, mas foi liberado após pagamento de fiança.
Pano para manga – A eleição da mesa diretora da Câmara de Dourados vai dar muito 'pano para manga' na política local. O descontentamento é geral.

De um lado e de outro – Do lado da prefeitura, o bico é porque o aliado da prefeita Délia Razuk (PR), ex-prefeito Braz Melo (PSC), não conseguiu ganhar a presidência do Legislativo. Por parte da Câmara, os aliados da presidente Daniela Hall (PSD) não superaram a tentativa da chapa adversária de tentar melar a eleição da mesa na Justiça.

Jovem Candango – Enquanto em Mato Grosso do Sul a questão indígena ainda esbarra em preconceitos e a eterna guerra por território, um bom exemplo surge no Distrito Federal. No programa Jovem Candango, indígenas adolescentes da etnia Guajajara estão trabalhando como guias turísticos no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília.

(com Alberto Dias, Christiane Reis, Mayara Bueno e Richelieu de Carlo)

Nos siga no Google Notícias