ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Jogo Aberto

Planos plurianuais

Jogo Aberto | 14/11/2011 07:00

Respaldo

O deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB-MS) ganhou mais estímulo para seguir com a pré-candidatura à sucessão do prefeito Nelsinho Trad (PMDB) em Campo Grande. A direção nacional do PSDB divulgou boletim citando o deputado entre os pré-candidatos fortes do partido nas capitais.

Apagão florestal

Governo do Estado pode intensificar divulgação sobre potencial de produção e disponibilidade de áreas para a expansão do plantio de florestas. As companhias de celulose e papel encomendaram estudo projeta déficit de matéria-prima para expansão ou novas fábricas de celulose e outros produtos florestais, como biomassa, carvão.

Segundo o estudo, feito pela Pöyry Silviconsult, somente na indústria de papel, a expectativa é a de que a produção nacional seja incrementada em 10 milhões de toneladas até 2020 e Mato Grosso do Sul é apontado como importante pólo produtor de celulose.

Contraponto

A projeção de apagão florestal chega quase que simultaneamente à concessão de liminar proibindo a empresa Fibria, da Votorantim, de plantar eucaliptos no interior paulista até que estudos de impacto ambiental e audiências públicas sobre o cultivo sejam feitos, segundo coluna de Mônica Bergamo na Folha de S. Paulo.

Código

Toda celeuma sobre o futuro das indústrias de papel e do setor siderúrgico, no entanto, deságua no texto do novo Código Florestal. O governo ainda espera que sejam feitos ajustes antes da votação em pelo menos seis pontos, entre eles o que trata dos incentivos econômicos para manutenção de florestas nativas. Já as florestas plantadas passariam por avaliação dos impactos na água, na biodiversidade, os recursos genéticos e os polinizadores, que tornariam a própria atividade agrícola insustentável.

Ops!

O senador Blairo Maggi (PR) foi citado pelo Valor Econômico como representante de MS ao invés de MT em notícia sobre a aprovação na Comissão de Infraestrutura de projeto que flexibiliza decisões sobre concessão e revogação de benefícios fiscais e ICMS pelo Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária).

A correção foi feita na reedição da notícia. Espera-se que na votação da matéria na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), o presidente, Delcídio do Amaral (PT) seja lembrado como senador de MS e não de MT.

Plêiade

E por falar no senador Delcídio do Amaral, no fim de semana ele participou de festa no Clube do Laço em Caracol é avalizou a pré-candidatura do PT na cidade. Depois de perder a prefeitura para o PR, o PT decidiu concentrar forças na pré-candidatura do petista Manoel Veais à Prefeitura, com apoio de um arco de aliança que reúne PSC, PV,

PRTB, PSD, DEM, PSDB e PSB.

A festa em Caracol atraiu, além do senador Delcídio, os deputados estaduais Zé Teixeira (DEM), Paulo Correa (PR) e Lauro David (PSB), cinco ex-prefeitos do município, o deputado federal Antonio Carlos Biffi (PT) e o presidente regional do PT, Marcus Garcia.

Degrau por degrau

O PV, que na eleição fora de época se alinhou a Murilo Zauith (PSB), discute amanhã em Dourados os rumos do partido, estabelecendo como meta principal nesse primeiro momento arregimentar pré-candidatos a vereador. Discussão mais ampla colocará a disputa majoritária na mesa.

Negócios

Confirmada a aquisição de fábrica da Mabel em Três Lagoas pela divisão de alimentos da PepsiCo. Além da marca Mabel, a transação envolveu fábricas em outros quatro estados, além da unidade em Mato Grosso do Sul.

Cerco à corrupção

Cooperação vai permitir a transferência de métodos de fiscalização e controle do Brasil ao governo paraguaio. A ideia é trabalhar um programa de combate ao crime organizado, a lavagem de dinheiro e a corrupção. O projeto será desenvolvido entre 2011 e 2014 como ações prioritários aos dois países.

Dose dupla

Agentes penitenciários de Dourados estão combatendo o estresse no tablado, com aulas de artes marciais mistas. Depois de um mês, a avaliação é de que os agentes estão menos tensos e mais preparados para a própria defesa pessoal.

Nos siga no Google Notícias