ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Jogo Aberto

Reforma ameaça cargo de três secretários municipais

Edivaldo Bitencourt | 05/06/2015 06:00

Feriadão – Os deputados estaduais não ficaram contentes com apenas quatro dias de feriadão. A maioria dos 24 parlamentares enforcou, também, a quarta-feira e não compareceu a sessão ordinária. Ou seja, eles terão cinco dias de descanso, sem considerar a segunda-feira, já que sessão só vai ocorrer na terça-feira.

Quórum – Na quarta-feira, o legislativo estadual não teve votação de projeto. Dos 12 deputados necessários em plenário, só estavam 11. Sem quórum, a Casa de Leis só teve discursos e explicações pessoais.

Novela – A crise na Santa Casa vai ganhar os holofotes após o feriadão de Corpus Christi. O contrato do hospital com o poder público vence no domingo. Sem o dinheiro do SUS (Sistema Único de Saúde), a instituição deve anunciar a suspensão do atendimento ambulatorial e das cirurgias eletivas.

Reunião – Deputados estaduais vão buscar, de novo, intermediar a reunião para evitar o colapso no sistema público de saúde. No mês passado, eles conseguiram um acordo emergencial e evitaram o pior. O presidente da Santa Casa, Wilson Teslenco, fala em dívida de R$ 21 milhões.

Também quero – De olho na intervenção da Assembleia, que já deu resultado uma vez, os vereadores Luiza Ribeiro (PPS) e Marcos Alex (PT), decidiram participar da força-tarefa para encontrar uma solução. No entanto, na quarta-feira, eles perderam a viagem, já que a reunião foi adiada porque não havia representante da prefeitura nem do Governo.

Campanha – Uma campanha no rádio e na televisão defende a Santa Casa de Campo Grande e faz críticas ao poder público. Os amigos do hospital citam que todos os contratos com o poder público, como ônibus e água, têm reajuste anual, mas o da saúde continua o mesmo valor e não tem correção nenhuma.

Popularidade – Com a possibilidade do pedido pra criar a Comissão Processante ser votado na terça-feira, os vereadores aproveitam para conferir a popularidade. Na sessão comunitária do Jardim Botafogo, a vereadora Carla Stephanini (PMDB) se empolgou com um discurso de oposição e com duras críticas ao prefeito Gilmar Olarte (PP).

Cai, não cai – Dois secretários municipais estão, literalmente, na corda bomba. Heitor Pereira deve ceder a vaga para Edil Albuquerque (PMDB) na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A Secretaria Municipal da Juventude também deve acabar e as atribuições devem ser assumidas pela nova pasta, que vai abrigar, ainda as fundações municipais de Cultura e Esporte.

Cotado a sair – O terceiro integrante cotado para deixar a administração municipal é José Amâncio da Motta, da Fundação de Esporte. Ele é o único tucano na administração de Gilmar Olarte. A salvação pode ser a manutenção da pasta para garantir um cargo aos tucanos.

Avaliado – Wilson do Prado teve bom desempenho como interino e deve ser efetivado na Secretaria Municipal de Educação. O nome do novo secretário municipal de Administração ainda não foi definido. Outro que pode assumir uma secretaria é Cezar Afonso, braço direito de Olarte na administração municipal.

(colaboraram Angela Kempfer, Juliana Brum e Leonardo Rocha)

Nos siga no Google Notícias