ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Jogo Aberto

Secretário diz que Prefeitura manterá contrato do lixo

Waldemar Gonçalves | 11/02/2016 06:00

Contrato do lixo – A Prefeitura de Campo Grande convocou a imprensa para mostrar, nesta quinta-feira (11), resultado de uma espécie de auditoria feita junto à Solurb, concessionária da coleta de lixo da cidade. Contrariando discursos raivosos que sugeriam até o rompimento da concessão, o fato é que o prefeito, Alcides Bernal (PP), não deverá mexer no contrato, que tem mais 22 anos pela frente.

Balanço – Pelo menos é o que diz o secretário municipal de Planejamento, Finanças e Controle, Disney Fernandes. Ele garante que “em nenhum momento será questionado o contrato com a empresa”. Segundo o secretário, a agenda de hoje trata-se de uma “apresentação de balanço” sobre a qualidade do serviço prestado pela empresa.

Sem transparência – Já o advogado da Solurb, Ary Raghiant, sustenta ter havido falta de transparência por parte da Prefeitura no trato do tema. Tanto que a concessionária, em tese integrante da comissão criada para auditar o trabalho, não sabe do resultado. Apenas foi chamada, assim como jornalistas, a participar da apresentação, na manhã desta quinta.

Check up – Ao autorizar, pela segunda vez de janeiro para cá, que José Carlos Bumlai deixe a carceragem da PF em Curitiba e vá a um hospital fazer exames, o juiz Sérgio Moro já indicou que não pretende permitir novas saídas. Mandou os advogados agendarem uma bateria de exames médicos no pecuarista sul-mato-grossense.

Pessoal da área – Bernal deve inaugurar nesta quinta-feira (11) a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) das Moreninhas. O presidente da Câmara Municipal, João Rocha (PSDB), no entanto, não deve comparecer ao evento. Delegará a representantes da região, como os vereadores Chiquinho Telles (PSD) e Coringa (PSD), a missão de representar o legislativo na ocasião.

Na caixa – Há cinco meses encaixotado aguardando instalação, um aparelho de ultrassom adquirido inicialmente para o Hospital da Mulher deverá funcionar na nova UPA. Um dos que lembraram sobre o aparelho parado foi Telles. Se de um lado ele discursa em tom de alerta sobre os problemas do município, de outro parabenizou a Prefeitura por, enfim, concluir a UPA.

Tema prioritário I – Reforma de pontes e em estradas no interior de Mato Grosso do Sul, além de ações de contenção de enchentes, são os principais temas de indicações apresentadas neste começo de ano por deputados estaduais ao governo estadual. Atualmente, 34 cidades do Estado decretaram situação de emergência em função de estragos causados pelas chuvas.

Tema prioritário II – Entre os pedidos está a reforma urgente da rodovias MS-386, que liga Ponta Porã e Amambai, assim como a MS-156, entre Amambai e Dourados, a MS-286, desde a cidade de Aral Moreira, e a MS-368. Estas, sugeridas por Felipe Orro (PDT). Já Onevan de Matos (PSDB) requisitou a construção de um vazante no leito da rodovia MS-376, em Fátima do Sul, para conter a enchente no município.

Evolução – Para o arcebispo de Campo Grande, dom Dimas Lara Barbosa, o Brasil tem evoluído quando se trata de combater a corrupção. A chamada Lei da Ficha Limpa, por exemplo, ganhou tanto destaque junto à população que até virou "jargão" popular, diz ele. Ainda na avaliação do líder católico, este combate à corrupção que ocorre hoje no País é reflexo de conquistas de anos trás. "Desde a época do mensalão, a sociedade se mobilizou e trouxe bons resultados".

Interesse social – Dom Dimas apresentou ontem a Campanha da Fraternidade de 2016, cujo tema é saneamento básico, mas, por conta da epidemia de dengue, em Campo Grande as ações serão também de combate ao mosquito Aedes aegypti. Comentando sobre a relação da Igreja Católica com o Governo Federal, o líder religioso ressaltou que seus pedidos à União sempre envolvem questões de interesse para toda a sociedade.

(com a redação)

Nos siga no Google Notícias