ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Jogo Aberto

Transição começa hoje com reunião oficial de prefeitos

Priscilla Peres | 07/11/2016 06:00

Nas barrancas do rio - Depois da maratona eleitoral, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), pescador aficionado, aproveitou o último final de semana de pesca livre nos barrancos do rio Paraguai. Ele foi um dos hóspedes de barco hotel que percorreu o rio até a região de Porto Índio, na divisa com Mato Grosso.

Livre - O ex-prefeito de Dourados Laerte Tetila foi absolvido em ação por improbidade administrativa movida em 2011 pelo Ministério Público, que o acusou de prejudicar o município na troca de uma dívida de ISS (Imposto sobre Serviço) da empresa Cobel por parte do custo da construção do teatro municipal.

Dentro da lei - Na decisão, assinada no dia 6 de outubro, o juiz Jonas Hass Silva Junior afirmou não ter ocorrido prejuízo para o município e sim vantagem financeira para Dourados, já que trocou débito “podre” do ISS por parte do custo para construção do teatro. Também foram absolvidos dois ex-assessores de Tetila.

Próximos passos - Após conversa com vereadores, governador e prefeito, Marquinhos Trad (PSD) vai começar o trabalho de transição nesta semana, com sua equipe formada por dois advogados e um economista. Eles já disseram que a questão previdenciária deve ser uma das pautas principal. Os trabalhos devem seguir até dezembro.

Mistério - A primeira reunião oficial de transição entre Marquinhos e o atual prefeito, Alcides Bernal (PP), acontece hoje e a equipe terá acesso a documentos para começar a se inteirar da prefeitura. Apesar do início das ações, nomes do primeiro escalão só deve ser anunciados no mês que vêm. Até agora, o que tem são especulações de nomes que podem voltar para a prefeitura.

Mudanças por vir - Não é apenas o prefeito eleito que já se preocupa com a questão previdenciária. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) sempre cita uma eventual reforma neste setor, como essencial ao Estado a partir do ano que vem. O tucano destaca que o presidente Michel Temer (PMDB), também deve colocar o assunto como prioridade.

Calados - Uma semana após serem nomeados, a equipe de transição do novo prefeito já se esquiva da imprensa. No momento em que os olhos estão todos voltados para as finanças municipais, os técnicos vão precisar de paciência e jogo de cintura para lidar com as perguntas curiosas dos jornalistas. Fazem parte da equipe os advogados Gilberto Cavalcante e Alexandre Ávalo Santana e o economista Pedro Pedrossian Neto.

Decisão - O presidente da Assembleia, o deputado Junior Mochi (PMDB), deve enfim receber nesta semana o parecer da CCJR, sobre a CPI dos Fantasmas. Ele já avisou que vai seguir o que a comissão determinar, sendo que esta ficou responsável por analisar se esta investigação possui um objeto determinado e tempo de apuração definido.

Do lado de lá - Na semana passada, a Rumo ALL anunciou que pretende elevar em 150% a capacidade total de transporte da ferrovia Malha Paulista, que sai de Mato Grosso do Sul e segue até o Porto de Santos, em São Paulo. Claro, que o investimento só será feito se o governo federal aceitar prorrogar por mais 30 anos o contrato de concessão.

Por aqui, nada - Enquanto a empresa corre para renovar o contrato da Malha Paulista e ainda propõem investimentos altos, a Malha Oeste, que corta Mato Grosso do Sul, segue abandonada. Por aqui, ainda não se fala em prorrogar a concessão e muito menos, em investimentos altos. O que se tem é só a esperança de reativação da ferrovia.

Nos siga no Google Notícias