ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Jogo Aberto

Uma nem tão fantástica fábrica de denúncias

Waldemar Gonçalves | 30/05/2017 06:00

Nem tão fantástico – A expectativa que se criou domingo (28) sobre material do Fantástico, envolvendo políticos de Mato Grosso do Sul, não se confirmou. A reportagem-denúncia endossou discurso de empresários que se diziam vítimas de um esquema de extorsão, mas ‘esqueceu’ de mostrar quem eram os denunciantes.

Bando de picaretas – Ao longo da segunda-feira (29), o Governo do Estado revelou que os denunciantes estavam há tempos na mira do fisco estadual, visando levar por terra a ‘bomba’ lançada via televisão. “Aquilo não é empresário, mas um bando de picaretas que queria fraudar o Estado”, disse logo pela manhã, em agenda no interior, o governador, Reinaldo Azambuja (PSDB).

Nada a ver – O secretário estadual de Governo, Eduardo Riedel, deu entrevista sobre o assunto à tarde. Para ele, a denúncia dos empresários perdeu o sentido na própria reportagem do Fantástico: "o vídeo [com suposto pagamento de propina] mostra duas pessoas que não têm nada a ver com o governo".

Claramente – Nem o discurso de que o Executivo de MS estava se defendendo é aceito pela equipe de Reinaldo em relação ao caso. “Não é uma defesa do governo. Estamos colocando claramente os fatos e os pontos das pessoas que estão acusando”, pontua Riedel.

Fraudulentos – “Não posso falar se é retaliação ou não”, respondeu o secretário ao ser questionado sobre o assunto. E acrescentou: “O que a gente pode claramente demonstrar é que são empresários fraudulentos à primeira instância. As instâncias de investigação vão confirmar ou não, mas vão apurar a veracidade de todos esses fatos. Para nós até hoje está claramente demonstrado fraudes que eles cometeram”.

No STF – Agora, o caso caminhará a cargo da Polícia Civil e Ministério Público Estadual. Além disso, o governo brigará no STF (Supremo Tribunal Federal) para derrubar definitivamente os incentivos fiscais às empresas envolvidas na denúncia.

MPE no caso – O MPE, inclusive, soltou nota ontem à tarde informando que pediu ao STF documentação sobre as delações dos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos do JBS, no que tange a autoridades de Mato Grosso do Sul. Promete apurar o caso.

Procedimento – O procurador-geral de Justiça em exercício, Humberto Brittes, também informou que foi instaurado procedimento com base na denúncia que o Fantástico veiculou. Isso horas depois de o próprio governo dizer que acionaria o MPE.

Avaliação política – A OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul), tem observado de perto os últimos acontecimentos no âmbito do poder. Fará “uma avaliação política” sobre as denúncias, conforme explica o presidente, Mansour Elias Karmouche.

Nosso papel – O papel dos advogados também está na mira da Ordem no decorrer das investigações. “Vamos cumprir nosso papel, que é avaliar a situação e cobrar se houver irregularidades”, diz Karmouche.

(com Osvaldo Junior, Leonardo Rocha e Lucas Junot)

Nos siga no Google Notícias