A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

24/09/2012 13:10

Acabou o aperto! Banheiros são finalmente abertos na praça, mas com catracas

Ângela Kempfer
Banheiros foram reabertos depois de reforma na praça. (Fotos Rodrigo Pazinato)Banheiros foram reabertos depois de reforma na praça. (Fotos Rodrigo Pazinato)

Já perdi as contas, mas quem vive uma rotina na Praça Ary Coelho há décadas jura que há mais de 20 anos não tem lugar “decente” para fazer xixi.

Veja Mais
Parque das Nações terá Jota Quest de graça, além de Curimba e Bella Xu
Morre ator e comediante Guilherme Karan aos 58 anos

“Teve até um tempo que abriu, mas era terrível. Depois, reformaram, mas deixaram fechado, no cadeado mesmo. Vai entender”, conta o aposentado Luis Ribeiro, jogador diário de damas na Ary Coelho.

Hoje, finalmente, depois de muito aperto, vou escrever uma das matérias mais esperadas pelos frequentadores assíduos: “Depois de reforma da Praça, banheiro é aberto ao público”.

“Tô granfino”, comemora outro aposentado, de 70 anos. Juraci José Soares lembra já ter passado muito “constrangimento” na praça, mas hoje, saindo do banheiro masculino, ele era só tranquilidade. “Tá limpinho demais. Tomara que fique assim. Mas tem de ter guarda, senão vira motel”, adverte.

O colega de jogo, Guilherme Peltizar, comparece de segunda a sexta, há 22 anos. Só deixou de passar pela Ary Coelho durante a reforma. Na história com a praça, comenta já viu muita coisa “feia”, por falta de banheiro. “O povo nunca teve vergonha de usar essas moitas que tem aí”, aponta para os arbustos espalhados pelo local.

Na saída do banheiro Juraci comenta: Na saída do banheiro Juraci comenta:

Construídos sob o novo coreto da Ary Coelho, os banheiros tem segurança de 2 guardas municipais. Quem olha de longe, nem acredita que as portas estão abertas. “Está funcionando? Nem acredito”, comenta a mãe com a filha de 4 anos. “Achava um absurdo a principal praça da cidade não ter um banheiro público”, diz Lindinalva Santana.

Lá dentro, há algumas gracinhas do tipo porta-toalhas rosa para as mulheres e azul para os homens. O cheiro ainda é de limpeza, mas a falta de cestos de lixo ao lado de 2 dos 4 sanitários femininos já faz acumular sujeira no chão.

Mas o que chama mesmo a atenção são as catracas, instaladas nas saídas dos banheiros feminino e masculino. “Vai cobrar”, pergunta Paula Moura, de 53 anos. O marido, Vidal Lopez responde de pronto: “É claro, tem de cobrar para vândalo não estragar tudo”.

Logo a questão vira polêmica. “Vai cobrar para gente fazer xixi? Eu heim. Achava que a praça era pública”, reclama o aposentado Luis de Souza Miranda.

Para Paula, tudo bem cobrar, mas desde que seja preço justo. “Acho que um real por um pedaço de papel higiênico tá bom, né?”

Roque Flores, 67 anos, pegou 3 ônibus para chegar à Ary Coelho hoje. "Queria ver como ficou". Experimentou o banheiro e não vê problemas em pagar. "O povo tinha de apelar para essas lanchonetes que ficam ao lado e já tinham de pagar mesmo", justifica.

“Apertado”, Arlindo Lopez quase não para comentar o assunto, mas não resiste e, antes de entrar no banheiro deixa a opinião. “Gente, o que vale é ter a casinha. Não me importo de pagar. Quer dizer, desde que não seja caro como passe de ônibus.”

A prefeitura de Campo Grande ainda não divulgou qual será o valor cobrado.




' Nossa a praça está muito linda, mas isso eu digo quem quiser ver essa grande paisagem linda, acho melhor correr pois os vândalos estão soltos por ai, e logo logo vamos ver como vai estar essa grande praça linda!!!!!!!! para que desperdiçar o nosso dinheiro?
 
Jefferson Cortnay em 27/09/2012 01:31:27
A praça ficou muito bonita gostei sim, porem quando for cediar shows para os baderneiros de campo grande, não vai ter banheiro para contar istória. Lamento por isso mas fazer o que? O povo não vai querer pagar a taxa de uso dos banheiros e farão sus necessidades nas arvores
 
charlie rodrigues em 26/09/2012 10:07:36
SE O BANHEIRO É PUBLICO NÃO DEVE SER COBRADO!!!
 
JOÃO M SOUZA em 25/09/2012 12:19:51
O COMENTARIO Q VAI NO SHOPPING E Ñ PAGA PARA IR AO BANHEIRO, ESTA ERRADO, PORQUE VC PAGA O ESTACIONAMENTO VALEUUUUU
 
IDE SILVA em 25/09/2012 12:10:51
O banheiro deve ser cobrado, no entanto não ser explorado, 0,50 seria uma quantia suficiente para manter limpo e com material.
 
luiz alves em 25/09/2012 11:13:09
Está mais do que na hora da conscientização, se não cobrar quando tudo estiver quebrado e estragado vão dizer: porque não cobrou olha só como ta tudo estragado... Estive em Belo Horizonte em junho, e lá fui a um shoping de mais ou menos uns 4 andares e quando cheguei ao banheiro era cobrado R$0,50 e com pessoas no interior fazendo a manutenção constante.
 
Tatiana Costa em 25/09/2012 10:55:59
Eu discordo em ter que pagar para se usar o banheiro na praça, afinal já pagamos por isso, através dos impostos que pagamos. Onde está o guarda patrimonial que deveria estar ali para zelar e guardar o patrimônio público.
 
Roger Amaral em 25/09/2012 10:51:01
Se no Brasil, não houvesse tanta corrupção, poderia ser gratuito e colocar pessoas para zelar o local...o pagamento a essas pessoas diminuiria a corrupção no Pais. Quem sabe daqui a 500 anos melhore....Brasil me orgulho, mas dos corruptos não...
 
Célia Campos em 25/09/2012 09:36:01
tem que ser cobrado para usar o banheiro sim, isto afasta os vagabundos e aposentados que poderiam estar muito bem trabalhando.
 
marcio luiz de souza rodrigues em 25/09/2012 09:15:44
Não é só na Europa não, Lilian. Fui ao Chile no último inverno e lá em Santiago, TODOS os banheiros públicos são pagos. Nada exorbitante, o valor mais alto que paguei equivalente +/- a 1 real, porém os banheiros são IMPECÁVEIS! Limpos constantemente, tem papel higiênico, papel toalha, sabonente e, nos femininos, até absorvente! Nós, brasileiros, temos q deixar essa mentalidade atrasada e crescer!
 
Leandro Moura em 24/09/2012 09:25:49
Tem que cobrar mesmo. Quando mexe no bolso tem outro significado.
Acham que pq é PRAÇA PÚBLICA podem destruir tudo. E se destruirem, quem vai pagar somos nós. Ta de parabens Sr Nelsinho...
 
nandialla aranda em 24/09/2012 08:12:14
Na Europa todos os banheiros públicos são pagos!Isso é coisa de primeiro mundo!
 
Lilliam Gonçalves em 24/09/2012 06:38:55
NOS DIAS DE FESTA A PREFEITURA TEM QUE COLOCAR VARIOS BANHEIROS QUIMICOS E FECHAR ESSES BANHEIROS PARA NÃO SEREM DEPREDADOS E SEREM USADOS NO DIA DIA QUEM CONCORDA COMPARTILHE
 
LUIZ CARLOS SANTOS MESSIAS em 24/09/2012 06:15:04
ISSO É CLARO QUANDO SE PAGA DA VOLOR E É SÓ LEMBRAR NA HORA DO APERTO O QUANTO SAI BARATO AGORA DIGO QUE AS EMPRESAS TEM QUE SE COLOCAR A DISPOSIÇÃO DA LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DESSES BANHEIROS POIS TODOS CHEGAM A PRAÇA ATRAVÉS DO TRANSPORTE COLETIVO NADA MAIS JUSTOS A CONSERVAÇÃO FEITA PLAS EMPRESAS E NO FUTURO GRATUIDADE NOS BANHEIROS.QUANDO TIVER FESTAS USE BANHEIRO QUIMICO FECHE ESSES BANHEIROS
 
luiz carlos santos messias em 24/09/2012 06:12:31
Tem que cobrar mesmo por que os vândalos estão ai pr destruir tudo.
 
rosilene costa em 24/09/2012 05:36:51
Não deveria ser pago, mas enquanto o povo não muda a sua cultura e a sua consciencia de respeito áo próximo o jeito é cobrar mesmo, porque quando sai do bolso, cuidam!
 
luciane andreatta de castro em 24/09/2012 05:32:31
Não acho justo pagar para utilizar um direito do cidadão que já tem isso embutido em diversos impostos, e ainda já ficará um funcionário pago por nossos impostos que pode muito bem manter tudo organizado e limpo! Gente vamos abrir a consciência nossos recursos não são infinitos temos de economizar porque o poder publico não faz o mesmo com os recursos que são de todos nós?
 
Paula Hernandes em 24/09/2012 05:22:06
Tem que cobrar sim um valor justo e simbólico (R$0,50), pois temos um problema cultural (espaço público poucas pessoas respeitam) e de segurança pública (muitos vandalos). Se for de graça e não tiver controle no acesso, os banheiros não resistirão um mês e já estarão destruidos.
 
Angelo Mateus em 24/09/2012 05:10:04
Tem que cobrar mesmo, pois a população porca não da valor e joga papel no chão, gasta papel sem precisão etc.
 
TATIANE EURICO em 24/09/2012 05:10:00
Banheiro na praça publica ser cobrado?
eu vou no shopping e o banheiro é de graça e na praça vão me cobrar para ir .. e olha que como é publico jah saiu do nosso bolso.

é como eu ter que pagar para entrar em um lugar que eu mesmo paguei para fazer.
 
Hiagor Queiros em 24/09/2012 04:57:31
isso ta virando palhaçada. Ja pagamos 4,5 milhões e eles ainda querem q pagamos para usar o banheiro?? vcs estao achando que agente é palhaço?
eu naum guento umas coisas dessas...
 
Patrick bruno em 24/09/2012 04:57:24
Isso mesmo! Precisa cobrar porque os porcos sempre inundam os banheiros alheios.
Acho justíssimo a cobrança!
 
Viviane Souza em 24/09/2012 04:54:26
R$.0.50 e receber dois palmos de papel higienico,ser advertido a apertar a descarga,não jogar papel no chão,não "molhar"fora do vaso ou da pia,livre para criancinhas,se quer mais papel pague R$.0.20, e ter o direito de voltar outro dia e ancontrar tudo limpinho e com uma pessoa responsavel pela conservaçâo,acho que não é demais.
 
Teresa Moura em 24/09/2012 04:52:21
tem que cobrar sim
 
claudinei braz em 24/09/2012 04:45:36
Não acho correto a cobrança, tudo que foi gasto para reforma do banheiro já saiu do nosso bolso!0 Por que temos de pagar novamente?
 
Helen Rangel em 24/09/2012 02:57:55
isso é um absurdo querer cobrar banheiro publico, nao existe isso só se os campo grandences forem otarios.é só o que faltava.
 
natal araujo em 24/09/2012 02:41:14
Só resta a população cuidar ,porque é muito fácil falar de de prefeito e por culpa nos políticos,cada cidadão deve fazer a sua parte pra manter a cidade limpa e bonita,afinal Campo Grande é a nossa casa ,temos que ter o mesmo zelo que conosco porque moramos aqui!Se cada um fizer a sua parte tudo se mantem no lugar !
 
Alessandra Oliveira em 24/09/2012 01:58:24
Banheiro publico a cobrar. Legal Boa Nelsinho!!!
 
Ricardo Sotomayor em 24/09/2012 01:54:08
Bom o ser humano tem o poder d destruir tdo entao acho que tem que cobrar sim, e ainda ter segurança ali para que daqui 2 meses nao esteje tdo quebrado,sujo o povo reclama que nao faz mas varias praças ai estao destruidas fazem e vem os vandalos e destroi e a propria populacao o lixeira esta do lado mas joga lixo no chao.Entao tem que cobrar e multar quem joga lixo no chao.
 
susan keyla mendes ferreira em 24/09/2012 01:40:49
Cobrando R$ 0,50 de cada um que o utilizar, está mais do que bem pago. Afinal, não passa disso o custo de utilização por pessoa!
Mais que isso, já seria mais uma forma de tirar dinheiro da população.
 
Wellington Sampaio em 24/09/2012 01:37:59
imagem transparente

Compartilhe

Classificados