A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

19/12/2012 07:00

A dona não desistiu da história e tem a fachada mais preservada de Campo Grande

Ângela Kempfer
A fachada do restaurante ganhou o título de a mais preservada de Campo Grande. (Fotos: João Garrigó)A fachada do restaurante ganhou o título de a mais preservada de Campo Grande. (Fotos: João Garrigó)
Portas e janelas foram preservadas.Portas e janelas foram preservadas.

Na Antônio Maria Coelho, entre as duas principais ruas do Centro de Campo Grande, o restaurante Comida Caseira tem a fachada mais preservada na cidade. A conclusão é de um grupo formado pela prefeitura para reconhecer a melhor iniciativa de preservação histórica.

Veja Mais
Traços da nossa arquitetura, desde o “Gabinete Téchnico de Desenho" na Calógeras
Casa de madeira mantém as lembranças de 92 anos de dona Nazira na 14 de Julho

O prêmio é de 10 mil reais, o orgulho da proprietária é grande, mas o melhor do concurso que integra o projeto “Reviva Centro” é descobrir o que fez uma dentista ganhar o título pelo cuidado arquitetônico.

Suzi Vendas tem nome de família tradicional e talvez por isso dê muito valor ao passado da cidade onde nasceu. Falante, a dentista tem empolgação de menina ao contar como descobriu, comprou e recuperou a casa antiga, antes depredada.

O preço pelo prédio foi “razoável”, lembra, mas convencer o dono levou tempo e exigiu paciência. A casa é originalmente da família Paniago e estava com um servidor público federal que já não mora em Campo Grande.

“Sempre fui apaixonada por aquele imóvel. Ofereci um apartamento como pagamento e ele não aceitou. O prédio começou a se deteriorar e um ano depois o dono ligou, dizendo que aceitava o negócio”, conta Suzi

Em pouco mais de 8 meses, o prédio foi reformado, para alegria de Suzi.Em pouco mais de 8 meses, o prédio foi reformado, para alegria de Suzi.

Mesmo dona de uma casa caindo aos pedaços, ela ficou maravilhada. Adorava observar o pé direito altíssimo, os contornos, os vitrais e janelas. Mas conseguir a reforma também foi jogo duro, até para convencer quem faria a obra a preservar.

“Procurei um engenheiro que logo tentou me convencer a derrubar tudo e levantar outro prédio, cheio de blindex, para ficar mais fácil de alugar”, conta.

Ela nem quis ouvir a proposta. “Logo disse a ele que não ia ter parceria não. Deixei claro que era justamente o contrário, que achava o imóvel maravilhoso, que nunca passou pela minha cabeça derrubar”.

Depois de algumas desilusões, finalmente encontrou um “abençoado”, como diz Suzi. O pedreiro Amarildo aceitou o desafio e fez a diferença durante a obra. “Cheguei lá em um domingo e o abençoado estava com papel e lápis, desenhando toda a fachada. Aí ele me chamou e começou a falar de cada detalhe, de como poderia recuperar os contornos originais, já escondidos pelo cimento”.

Em 40 dias, o pedreiro cuidadoso entregou o “patrimônio” recuperado, como Suzi sonhava, um presente para a história de Campo Grande.

Depois de 8 meses, o interior também ficou pronto e a tarefa de encontrar alguém para alugar passou a ser especial. “A história do aluguel também é linda”, comenta. “Não queria qualquer um. Do outro lado da rua, um casal jovem tinha aberto um restaurante bem pequeno, mas com fila por conta da comida boa. Fui até lá e perguntei se eles queriam alugar”.

Suzi lembra que no primeiro momento o casal achou não dar conta dos custos de um imóvel bem maior, em um ponto tão valorizado, mas a proprietária veio de novo com aquela conversa de parceria e acabou convencendo os dois. “Cobrei aluguel abaixo do valor de mercado, com a condição de reajustar só dois anos depois. Deu super certo”.

Agora, o “Comida Caseira” serve almoço no prédio com a fachada mais preservada de Campo Grande.

Os detalhes recuperados na fachada. (Foto: Rodrigo Pazinato)Os detalhes recuperados na fachada. (Foto: Rodrigo Pazinato)



parabéns dra Susi essa e a filha mais linda do mundo voçe etudo de bom beijossssssssss
 
antonia moura em 07/08/2013 10:44:26
Parabens Suzi pelo seu amor a antiguidade e iniciativa de preservacao!Nunca almocei la,mas hora dessas passo para provar da comida e apreciar tambem o trabalho que fizeram!
 
Silvia Paniago em 28/12/2012 14:16:35
Já almocei neste restaurante, a comida é de excelente qualidade e tem gostinho de comida feita em casa. Com ambiente familiar e um atendimento diferenciado, é sempre a minha 1ª opção na hora de escolher um restaurante no centro da cidade. RECOMENDO.
 
Álvaro Mathias em 25/12/2012 11:18:52
Gostaria de parabenizar a amiga Suzi pela grandiosa iniciativa tão rara em nossa cidade, principalmente por saber que esta casa pertenceu provavelmente ao meu avô paterno.
 
Silvio Paniago em 23/12/2012 17:32:51
Obrigado a todos que enviarão seus comentários.Pois, esse e meu trabalho e é atravez dele que sobrevivo. Por isso tenho o dever de faze-lo com amor e dedicação e cobra um preço justo.
 
Amarildo da Silva em 20/12/2012 12:55:24
Parabéns a proprietária do prédio e aos inquilinos, merecem parte do prêmio por cuidarem tão bem do imóvel.
 
Rui Carlos em 20/12/2012 11:37:04
Pois é, dentista é assim mesmo... restaura dentes e prédios. Parabéns Suzi e Amarildo,e ao pessoal do Comida Caseira também; um dia irei conhece-los.
 
Monica Nogueira em 20/12/2012 07:03:39
Parabens a Suzi pelo empreendimento e sentimento de preservação do patrimônio com destaque o lado histórico.
 
Agustinho Arévalo Gonçalves em 19/12/2012 17:32:55
Parabéns pela iniciativa e não se esqueça de dar um bom pre$ente de Natal ao pedreiro .Qualquer dia vou almoçar lá e espero que o almoço seja tão bom qto essa iniciativa.Precisamos de pessoas assim .Quando vou a Corumbá , consigo voltar ao tempo devido à preservação das casas , estou esperando pela reforma do antigo Maria Leite que infelizmente está jogado ás traças com reparos feitos sem nehum conhecimento da obra original .
 
paulo lessa em 19/12/2012 17:30:28
Se o imóvel na esquina da Antonio com a Treze, pelas fotos, quando eu voltar a cidade morena irei visita-lo - estou maravilhado com o desprendimento - felicidades é que seja sempre iluminada.
 
ari kalaf em 19/12/2012 17:06:23
Suzy, parabéns por ser uma das pessoas que ainda pensam em manter a história e não destruí-la. O Sr. Amarildo também faz parte deste grupo que pensa igual. Trocar o velho pelo novo, nem sempre é o melhor. Tenho orgulho da minha cidade. Meu pai era dentista e pensava também como você. Hoje já posso passear com meus netos e relembrar das pessoas as quais visivita com os meus pais e avós, pelo centro de Campo Grande. Eles já não existem mais, porém posso enumerar centenas de imóveis que estão com a cara da minha infância. Parabéns. Vou visitar o seu imóvel!!!
 
maria augusta rahe em 19/12/2012 17:04:51
Parabéns lado B,lindas matérias.FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO.
 
simone gindri em 19/12/2012 13:14:42
parabens suzy querida e este profissional em garantir a beleza da nossa cidade.
 
reinaldo ayala em 19/12/2012 11:48:27
Parabéns à proprietária. Tem bom gosto.
 
sebastiao dos reis em 19/12/2012 11:44:09
Estranhei um pouco o tipo das esquadrias, não me pareceram ter exatamente a mesma "cara" do imóvel (tanto pelo formato quanto pelo material, ferro em vez de madeira, esta mais comum à suposta época de construção do prédio).

Apesar disso, a iniciativa da dentista em insistir no restauro foi muito interessante, comparado ao que queriam fazer - entendi mal, ou o engenheiro propôs um "bota abaixo" para fazer um prédio com paredes em "pano de vidro" (contra-indicado para o calor campo-grandense) no lugar?

Uma coincidência interessante: lembram daquele outro prédio histórico, nessa mesma rua, esquina com a 13 de Maio, e cujo tombamento está ainda hoje em disputa entre Prefeitura e proprietários? É quase em frente a esse restaurante...
 
Marcel Ozuna em 19/12/2012 10:53:59
Parabéns Suzi, Amarildo e os locadores, é de gente assim que precisamos e de quem devemos nos orgulhar e desejar muito sucesso sempre!
 
Shirley Ouro Preto em 19/12/2012 10:16:24
Felicito ao Campo Grande News , como sempre, pela excelente matérias e a todos os comentários feitos até agora. Dessa forma mostra que as pessoas que nasceram, ou simplesmente moram aqui, amam a sua cidade . Modernizar a cidade é muito importante, mas não podemos esquecer o nosso passado, e devemos preservar as nossas raízes e costumes. Sem eles ficamos sem identidade. É como deixar deixar somente vivos os novos, os jovens e mandar matar, os velhos e antigos. Parabéns! também a Suzi pela sua iniciativa, determinação e persistência. Quer saber! eu amo essa "Morena". FELIZ! NATAL E BOAS FESTAS A TODOS!
 
Norma Sueli Dubian do Nascimento em 19/12/2012 10:07:52
Parabéns a Suzi e também ao Amarildo. É dificil encontrar um pedreiro tão bem disposto nesta cidade.
 
Ademir Oliveira em 19/12/2012 09:48:18
Gosto muito das matérias aqui, do Lado B. Parabéns aos proprietários, por conservar o que é bom e bonito. Todos nós ganhamos...
 
Leticia Dias em 19/12/2012 09:44:14
Parabéns Suzi, pela iniciativa e conquista, Campo grande merece e agradece ter pessoas como você, que se preocupa com a preservação de nossa história.
Conheço várias capitais do Brasil, mas nenhunha e mais bonita que a cidade morena.
 
Antonia A almeida em 19/12/2012 09:27:37
Adorei a matéria! Isso precisa ser mostrado para a população, mais divulgado e que sirva de exemplos para outros empresários. A nossa cidade é linda e precisa ser preservada a sua história. Parabéns!
 
Maria Benites em 19/12/2012 08:42:55
Ah, cara! Que história bacana!!! Bom saber que existem pessoas preocupadas com a preservação da nossa história!
 
Paula Siebeneichler em 19/12/2012 08:40:06
Eu quero ir lá almoçar só para conhecer o prédio restaurado. Parabéns para a dentista!
 
Angelo Mateus em 19/12/2012 08:40:02
O lado B sempre impressiona com suas matérias superinteressantes. Parabéns!!!
 
Edson dos Santos Marques em 19/12/2012 08:38:22
Parabéns pela iniciativa e demonstração de amor à nossa história!
 
Ely Quevedo em 19/12/2012 08:33:50
Isso é o que chamo de: "Juntar a fome com a vontade de comer". Parabéns, soluções práticas e eficientes leva a preservação de nosso maior legado, a história da cidade, quem a conhece dá mais valor, vive o presente com alegria e projeta-se em um futuro muito mais promissor.
 
CLAUDIO MOREIRA em 19/12/2012 08:19:18
Parabéns Suzi, pela iniciativa e bom gosto, Campo Grande precisa de pessoas como você, disposta a recuperar nossa historia.
 
Maria Cristina Nantes em 19/12/2012 08:15:57
PARABÉNS PELA CONQUISTA SUZI, QUE SEJA ABENÇOADO SEU NOVO LAR.
 
ELENIE OLIVEIRA em 19/12/2012 08:10:51
Gostei da matéria, mas acho que poderia ter mais fotos da fachada e do interior também. Preservar o centro é uma iniciativa muito valiosa, não entendo os defensores do "blindex para alugar". Parabéns Lado B!
 
Jorge Almoas em 19/12/2012 07:51:54
imagem transparente

Compartilhe

Classificados