A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

06/10/2015 06:35

Casa romântica de estilo europeu é paixão do dono e cenário de fotos há 20 anos

Paula Maciulevicius
Construída na década de 90, a casa chama atenção até hoje. (Foto: Fernando Antunes)Construída na década de 90, a casa chama atenção até hoje. (Foto: Fernando Antunes)

No meio da Vila Planalto, em Campo Grande, uma casa no estilo normando é cenário para fotos desde que chegou ali, há mais de 20 anos. Erguida em 1991, a construção que levou quase 1 ano nasceu para ser residência, mas aos poucos virou também escola de inglês. 

Veja Mais
Traços da nossa arquitetura, desde o “Gabinete Téchnico de Desenho" na Calógeras
Casa de madeira mantém as lembranças de 92 anos de dona Nazira na 14 de Julho

Engenheiro civil, o dono do imóvel, João Pereira dos Santos, foi quem projetou a casa dentro do estilo de arquitetura preferido. O normando usa elementos da arquitetura típica da região da Normandia, na França, mesclado ao medieval. Casas assim têm como característica as fachadas em enxaimel, ou seja um conjunto de estacas e caibros que depois têm os vãos "preenchidos".

Na versão do engenheiro, faixas em enxaimel são de reboco e não madeira. (Foto: Fernando Antunes)Na versão do engenheiro, faixas em enxaimel são de reboco e não madeira. (Foto: Fernando Antunes)
Cada pequena janela tem a companhia de floreiras. (Foto: Fernando Antunes)Cada pequena janela tem a companhia de floreiras. (Foto: Fernando Antunes)

Aqui, na versão do engenheiro, o charme medieval da técnica foi feito de reboco. "Seriam faixas de madeira, mas optamos por fazer assim por ser mais prático, até por conta da nossa região", explica. As faixas viraram adorno à estrutura, junto das floreiras.

As bandeiras, do Brasil e dos Estados Unidos, dão o tom da convivência brasileira/americana no que é lar e também escola. João é conhecido como Johnny e é casado com uma americana. A escola, Instituto Cultural Americano, começou pelo escritório da casa, que abrigou 16 carteiras em 1995.

Foram três etapas de construção até chegar ao complexo de hoje, dividido em 800m². Depois da compra do terreno de trás da casa, o que eram duas edículas e um sobrado foram adaptados também para o estilo normando, seguindo o padrão da residência.

Característica do estilo normando, também presente nas casas americanas, a sala tem lareira. (Foto: Marcos Ermínio)Característica do estilo normando, também presente nas casas americanas, a sala tem lareira. (Foto: Marcos Ermínio)
Decorativa, lareira nunca foi usada, por conta do calor. (Foto: Marcos Ermínio)Decorativa, lareira nunca foi usada, por conta do calor. (Foto: Marcos Ermínio)
Ambiente, já parte da residência da família, é bem estilo americano. (Foto: Marcos Ermínio)Ambiente, já parte da residência da família, é bem estilo americano. (Foto: Marcos Ermínio)
Branco e marrom mantém os elementos da arquitetura em evidência. (Foto: Arquivo Pessoal)Branco e marrom mantém os elementos da arquitetura em evidência. (Foto: Arquivo Pessoal)

A arquitetura impressa ali é cheia de detalhes, tal qual o dono. "Eu gosto, é diferente. Isso está em mim", diz Johnny. As casas deste estilo têm pequenas janelas e lareiras. Por dentro, onde é a escola a decoração predominante é a americana. Cheia de mapas, letras e palavras em inglês. Na parte residencial, a sala tem ao fundo uma lareira, meramente decorativa.

Além de ser característica do estilo normando, não foi por conta disso que a lareira foi erguida ali. E sim porque todas as casas americanas, têm uma. "Ela nunca foi usada, pelo nosso clima. É apenas decorativa", reforça o dono.

As cores da casa, branco e marrom, dão o equilíbrio do estilo. O branco por expandir e destacar o projeto e o marrom, para dar ênfase as faixas em enxaimel. As telhas francesas e o portão em estilo colonial foram para combinar com a arquitetura.

Construída na década de 90, a casa chama atenção até hoje. "No início tinham poucas residências aqui na redondeza, as pessoas passavam e tiravam foto até para casamento. É uma casa estilo normando por fora e por dentro americano, vivemos e trabalhamos aqui", resume Johnny.

Curta o Lado B no Facebook.

Imagem aérea do imóvel. (Foto: Arquivo Pessoal)Imagem aérea do imóvel. (Foto: Arquivo Pessoal)



imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.