A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 17 de Janeiro de 2017

15/11/2016 07:10

De container, área gourmet fica pronta em 90 dias, com quarto, cozinha e varanda

Paula Maciulevicius
Com varanda, cozinha, quarto de apoio e banheiro, container virou espaço gourmet no Nasa Park. (Foto: Marina Pacheco)Com varanda, cozinha, quarto de apoio e banheiro, container virou espaço gourmet no Nasa Park. (Foto: Marina Pacheco)

Com 50m² no total, incluindo área interna e externa, o espaço gourmet feito de container está nos detalhes finais para atender à família nos dias de folga no condomínio Nasa Park, em Campo Grande.

Veja Mais
Para refrescar ambientes, marceneiro construiu casa em forma de pentágono
Em 50m², fundos de sobrado ganha área gourmet com spa para dono festar e relaxar

Os donos, um casal jovem e uma criança pequena, frequentam o local para a prática de esportes na água e precisavam de um ponto de apoio para um churrasco, por exemplo. Projeto do arquiteto Celso Costa Filho, serão três meses de obra para entregar a casa pronta, com armários e sistema de monitoramento de câmeras.

"Eles vem para cá com o objetivo da brincadeira náutica, então precisa de um suporte e foi uma casa pensada com banheiro para atender a área de lazer, um quarto, cozinha, churrasqueira e a varanda", descreve o arquiteto.

Com brise em madeira, container protege estrutura do sol. (Foto: Marina Pacheco)Com brise em madeira, container protege estrutura do sol. (Foto: Marina Pacheco)

Por dentro, a casa tem 30m² e foi projetada com a frente virada para o vento predominante, de modo que, abrindo a janela da cozinha e a porta - toda em vidro que se abre por completo - é possível renovar o ar em segundos. 

"Outra forma de captação de ar também é pelas portas do container. Se vai modulando igual bandeirola de carro", exemplifica Celso. Ou seja, os donos podem guiar o ar como quiserem. 

A estrutura é modular e, se mais para frente os moradores quiserem ampliar, podem tanto fazer para cima quanto para a frente, só acrescentar containers.  

Casa container feita no mesmo condomínio Casa container feita no mesmo condomínio
Um pouco maior, com 70m². (Fotos: Marina Pacheco)Um pouco maior, com 70m². (Fotos: Marina Pacheco)

Ela é posicionada para pegar o Norte, então a iluminação passa pelo Jatobá que joga a sombra para ele. Aqui, depois das 3h da tarde, já é sombra", explica o arquiteto. 

No container, o que aparenta ser estético, na verdade tem uma função técnica. O brise soleil de madeira, não é um mero detalhe. "Ele vai projetar a sombra da tarde aqui, eu estou então protegendo a lata por fora, porque dependendo da região, ela pode chegar a 70°C", alerta Celso.

O estilo da casa neste tamanho atende tanto quem só deseja um espaço gourmet, como quem tem um terreno comprado, mas ainda não consegue construir a casa dos sonhos. Uma deste padrão sai de R$ 45 a R$ 65 mil. 

No mesmo condomínio, outra casa container executada por Celso Costa Filho já tem mais de dois anos. Com container semelhante ao do espaço gourmet, a casa somada à varanda, com deck de madeira, churrasqueira e degraus, correspondem a 70m².  

"Se juntar as duas, não dá de resíduo uma caçamba de entulho. O solo é 100% impermeável, com aproveitamento total de luz natural e do vento predominante. É uma casa areajada ou não, como o dono quiser e que está inserida na sustentabilidade, porque você está pegando um produto que tinha um uso, virou entulho e o reaproveita", explica o arquiteto. 

Curta o Lado B no Facebook




imagem transparente
Busca

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2017 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.