A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2017

23/06/2015 06:22

Demi-suíte é conceito antigo, mas ajuda a otimizar espaço interno do ambiente

Naiane Mesquita
Portas em estilo diferente e de correr ajudam a economizar espaço e deixar ainda mais bonito (Foto: Roma Arquitetura)Portas em estilo diferente e de correr ajudam a economizar espaço e deixar ainda mais bonito (Foto: Roma Arquitetura)

Talvez nem todo mundo entenda o termo demi-suíte, mas a proposta é bem simples. Atender dois quartos com um só banheiro, fazendo com que os dois dormitórios tenham acesso ao cômodo como se fosse uma suíte convencional.

Antiga na arquitetura, a proposta não é amplamente utilizada atualmente, apesar de ser uma resposta mais barata e rápida aos problemas de quem tem uma família grande.

Cláudia Sá Earp usou armários planejados para aproveitar o pouco espaço da demi-suíte (Foto: Divulgação)Cláudia Sá Earp usou armários planejados para aproveitar o pouco espaço da demi-suíte (Foto: Divulgação)

A privacidade no banheiro é garantida por meio de duas portas que dão acesso a cada um dos quartos.

“A demi-suíte economiza espaço porque você não teria a necessidade de construir duas ou três suítes, mas ela deve ser bem pensada. Já apliquei o conceito em uma reforma para economizar espaço, crescer outros cômodos, então depende muito da situação”, afirma a arquiteta Cláudia Sá Earp.

No caso descrito por Cláudia, o banheiro seria dividido por dois irmãos. “Eram dois adolescentes e eles gostaram muito da ideia, como eram meninos eu não precisei me preocupar muito com a decoração. A casa tinha uma suíte, um banheiro social e um lavabo. O banheiro social se transformou na demi-suíte e o lavabo ficou onde estava”, indica.

Cláudia explica que nos casos em que o banheiro será dividido por pessoas de sexo diferente, uma ideia é separar a área do banho da pia.  

“Outro caso foi uma vez que fiz para uma família em que os pais já tinham mais 70 anos e os filhos estavam casados. Visitavam apenas algumas vezes, com suas respectivas famílias", diz.

Sharise Gulin Radtke Avila usou o branco na decoração para um casal de irmãos; um diferencial é que a porta do banheiro é de espelho para o lado do dormitórioSharise Gulin Radtke Avila usou o branco na decoração para um casal de irmãos; um diferencial é que a porta do banheiro é de espelho para o lado do dormitório

Neste caso, o objetivo era diminuir as preocupações do casal com muitos cômodos. "Como muitas pessoas iriam usar quando visitassem os pais separamos o vaso por outra porta, o que permitia que uma pessoa usasse enquanto a outra escovava os dentes”, exemplifica.

Para que a demi-suíte dê certo, é importante que a residência tenha um espaço na área do banheiro, com possibilidade até de ampliação. “Ele precisa ser normalmente retangular, para que caiba as portas. Um opção é usar a porta de correr que deixa o ambiente bonito e economiza espaço”, diz.

A decoração dos espaço pode ser clean, mas uma ideia é usar um box que esconda o interior e até um adesivo.

Se for menino e menina há a possibilidade de brincar com a divisão ou investir em uma cor clean, como o branco. “Depende da situação e da personalidade de quem vai dividir o banheiro”, acredita Cláudia.

O único ponto que não pode ficar de fora ao adotar a demi-suíte é esquecer de trancar as duas portas ao usar o banheiro.




imagem transparente
Busca

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2017 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.