A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

18/01/2016 06:23

Em casa onde spa se vê de todo lugar, cozinha, sala e banheira foram integradas

Paula Maciulevicius
Do spa se enxerga toda a casa, da sala até a cozinha. (Foto: Gerson Walber)Do spa se enxerga toda a casa, da sala até a cozinha. (Foto: Gerson Walber)

Foram 10 meses de construção para que a casa no condomínio Damha 3 chegasse à integração que hoje a porta aberta traz à mostra. Para otimizar os 180m² em um só nível, o projeto de arquitetura integrou o spa à sala e à suíte e levou a área gourmet para dentro da cozinha.

Veja Mais
Traços da nossa arquitetura, desde o “Gabinete Téchnico de Desenho" na Calógeras
Casa de madeira mantém as lembranças de 92 anos de dona Nazira na 14 de Julho

Os donos, um casal jovem e ainda sem filhos, queriam uma casa sem ser sobrado, iluminada, funcional e aconchegante. Projeto do arquiteto Gabriel Lima, da Castro&Lima Arquitetos, a obra trabalhou com pé direito duplo, até para dar amplitude à sala e a impressão, para quem via de fora, de que o imóvel era sobrado.

"Eles queriam três quartos com suíte e a maneira que encontramos para aproveitar o espaço, sem fazer um sobrado, foi de integrar", explica o arquiteto Gabriel Lima. Para encher a casa de luz natural, o estudo da posição do sol possibilitou, no pé direito, que vidros trouxessem a luminosidade de fora. Durante o dia, é desnecessário acender qualquer luz. 

 

 

E vice e versa - da sala, se vê o spa na área externa. (Foto: Gerson Walber)E vice e versa - da sala, se vê o spa na área externa. (Foto: Gerson Walber)
Iluminada graças aos vidros do pé direito duplo, sala dispensa luz elétrica. (Foto: Gerson Walber)Iluminada graças aos vidros do pé direito duplo, sala dispensa luz elétrica. (Foto: Gerson Walber)
Cozinha virou espaço gourmet com churrasqueira embutida. (Foto: Gerson Walber)Cozinha virou espaço gourmet com churrasqueira embutida. (Foto: Gerson Walber)

As salas são "divididas" pela diferença de piso. Metade dela se torna amadeirado indicando a mudança de ambiente, sem que seja preciso erguer paredes.

"Eles queriam uma casa diferente, moderna e com a churrasqueira dentro da cozinha. Queriam também a banheira próxima ao quarto, então fizemos uma das saídas do quarto para ela", descreve o arquiteto. O spa que comporta até seis pessoas fica na lateral da casa, na área externa, dividida por portas de vidro de correr em "L".

A hidromassagem tem cascata, frigobar e iluminação, além de aquecimento. Revestida por mármore travertino romano bruto, é ele quem dá o toque rústico ao ambiente, completado pelos tijolinhos de demolição da parede externa. Acima do spa, um pergolado com cobertura de vidro foi colocado para que o casal pudesse, até em dias mais frescos, usufruir da banheira. A área externa foi toda projetada na lateral da casa e não nos fundos, como das plantas mais tradicionais. 

No spa, revestimento de mármore que dá o aspecto rústico junto dos tijolos de demolição. (Foto: Gerson Walber)No spa, revestimento de mármore que dá o aspecto rústico junto dos tijolos de demolição. (Foto: Gerson Walber)
Do quarto do casal para o spa. (Foto: Gerson Walber)Do quarto do casal para o spa. (Foto: Gerson Walber)
Os fundos vieram para a lateral. (Foto: Gerson Walber)Os "fundos" vieram para a lateral. (Foto: Gerson Walber)

Entre os materiais utilizados, um dos diferenciais está na estrutura de alumínio presente no spa, revestida por ACM que imita a madeira, mas dispensa toda aquela manutenção exigida por ela. Necessária na instalação do spa, a estrutura substituiu pilares e vigas necessários, deixando leve a área e integrando à sala. "Se fosse colocado concreto ali, teria de por um pilar, o que não daria a amplitude", explica Gabriel.

Por dentro, parte da parede da sala usou o revestimento "stucco", textura com efeito marmorizado que também pode ser utilizada para criar efeitos parecidos com concreto. No lavabo, o destaque vai para a pia de pedra ônix translúcida, que permite brincar com a iluminação.

Com a proposta gourmet, a churrasqueira foi parar dentro da cozinha, mas instalada com todo cuidado para que nem fumaça e nem cheiro se voltem para o resto da casa. "Tem toda uma técnica que tem que ser usada, uma manta térmica atrás do tijolo refratário. Tudo seguindo normas, com coifa e tubo de chapas galvanizadas", detalha o arquiteto.

Considerada "comercial", a casa é considerada pelo arquiteto como de fácil venda, até por ter como atrativo, o spa. "Essa foi a ideia, que todo mundo visse a banheira como um espaço aconchegante", resume Gabriel.

Tem um projeto legal de arquitetura? Mande sua sugestão por mensagem para a página do Lado B.

No lavabo, pia em ônix translúcido é o destaque. (Foto: Gerson Walber)No lavabo, pia em ônix translúcido é o destaque. (Foto: Gerson Walber)
E nas paredes da sala, stucco dá o tom de concreto. (Foto: Gerson Walber)E nas paredes da sala, stucco dá o tom de concreto. (Foto: Gerson Walber)
(Foto: Gerson Walber)(Foto: Gerson Walber)



imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.