ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Arquitetura

Em tempo de alta, arquiteto cria sistema para reduzir conta de energia

Informe publicitário | 23/03/2015 07:00
Daniel Mayer se especializou em Retrofit na Faculdade de Belas Artes, em São Paulo. (Foto: Marcelo Calzans)
Daniel Mayer se especializou em Retrofit na Faculdade de Belas Artes, em São Paulo. (Foto: Marcelo Calzans)

O arquiteto Daniel Mayer retorna a Campo Grande para oferecer um sistema que reduz o consumo de energia de 10% a 45% em tempos de “bandeira vermelha”. Depois de formado, o profissional se especializou em Retrofit na Faculdade de Belas Artes, em São Paulo.

“Vi em Campo Grande um mercado a ser explorado. Na verdade, não vi ninguém aqui que ofereça este tipo de serviço. Com a alta das tarifas de energia, busca-se a economia”, afirmou Daniel Mayer.

Os consumidores têm sofrido com a alta da energia elétrica nos últimos tempos por causa da baixa nos reservatórios de água. Para contornar a crise, a Mayer Arquitetura e Iluminação oferece o sistema Retrofit. Em linhas gerais, trata-se de modernizar o sistema de iluminação seja da empresa, residência ou comércio visando a economia de energia.

Técnicos visitam o local e fazem o levantamento do sistema de distribuição, as luminárias utilizadas, o consumo de energia e a demanda do local. Todas as informações são utilizadas em simulações para chegar ao potencial de economia. “Sempre é possível reduzir. Sem ir lá, sei que tem pelo menos 10% de redução do consumo”, ressaltou o arquiteto.

Recentemente, o arquiteto fez o gerenciamento da reforma de uma rede de supermercados. (Foto: Divulgação)
Recentemente, o arquiteto fez o gerenciamento da reforma de uma rede de supermercados. (Foto: Divulgação)
Iluminação de supermercado mudou de acordo com novo método. (Foto: Divulgação)
Iluminação de supermercado mudou de acordo com novo método. (Foto: Divulgação)

Mayer explica que o investimento varia de acordo com o local, a atividade exercida na empresa e o que vai ser necessário mudar nas instalações. “Tem casos de só precisar trocar as lâmpadas, mas em outras situações a mudança pode ser arquitetônica ou no sistema de iluminação”, pontuou.
O arquiteto, no entanto, utiliza o contrato de performance. “Se uma empresa gasta R$ 1.000,00 por mês com conta de energia elétrica e depois do Retrofit passa a pagar R$ 550,00, o projeto é pago através da economia gerada. O chamado payback. Então o empresário não tem despesa a mais para adotar o sistema de economia”, ressaltou Daniel.

Para adequar o prédio com o Retrofit, em média, são necessários de 30 a 90 dias de adaptação. Todo sistema segue as normas na NBR (Associação de Número de Referência Brasileira) ISO/CIE 8995-1que estabelece as regras para a iluminação de ambientes de trabalho.“Muitos empresários não sabem, mas uma iluminação adequada, aumenta a produtividade, diminui o cansaço e consequentemente falhas operacionais, pontou o arquiteto.

Depois de se estabelecer em Campo Grande, Daniel Mayer busca instituir a etiquetagem de selos em Eficiência Energética como o Procel Edifica, que promove o uso racional da Energia Elétrica em Edifícios, ferramenta que permite ao consumidor conhecer os mais eficientes e que consomem menos energia. Isto ajudaria a mostrar os prédios e edifícios que empregam a sustentabilidade e se preocupam com a questão ambiental.

Para mais informações e estudo de projetos entre em contato com a Mayer Arquitetura e Iluminação. Rua Maranhão, nº 275, sala 07. Telefone 3352-8678 / E-mail: mayerarq@gmail.com

Nos siga no Google Notícias