ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Arquitetura

Empresa promete casa saudável que deixa dono bem humorado

Paula Maciulevicius | 17/11/2015 12:15
A casa modelo já foi erguida no bairro São Lourenço, com 44m². (Foto: Marcos Ermínio)
A casa modelo já foi erguida no bairro São Lourenço, com 44m². (Foto: Marcos Ermínio)

Uma semana é o tempo suficiente para erguer uma casa que é capaz de dar um "up" no ânimo do morador, assim que ele abre a porta. Pelo menos é isso que promete o projeto de construção apresentado no Estado pela empresa Open MS, que quer vender a ideia de construir casas populares dentro dos programas sociais de Mato Grosso do Sul.

A propaganda é de que o sistema, baseado na nanotecnologia, fique pronto rápido, com captação de energia que pode ser revertida em consumo, sem a necessidade de pagar a conta no fim do mês, e que possa ser erguido pelo próprio dono.

Diretor, criador e fundador da Open MS, o espanhol Eugen Fudulu esteve em Campo Grande para explicar o sistema construtivo, como é chamado. A casa modelo já foi erguida no bairro São Lourenço, com 44m², criada para uma família de até quatro pessoas e aos moldes dos projetos de residências populares dos programas sociais. À primeira vista não é bonita e nem aparenta ser sustentável e bio-saudável.

Casa é feita a partir de uma estrutura de aço inoxidável, que dá suporte a esse tipo de construção. (Foto: Marcos Ermínio)
Casa é feita a partir de uma estrutura de aço inoxidável, que dá suporte a esse tipo de construção. (Foto: Marcos Ermínio)

Apresentada como um "sistema de industrialização de casas e edifícios sustentáveis, bio-saudáveis e inteligentes", a estrutura da casa se utiliza de materiais considerados "amigos do Meio Ambiente". "Uma das prioridades é construir com rapidez casas confortáveis e seguras para os menos favorecidos, mas atendendo aos demais clientes", explica Eugen.

Ela é feita a partir de uma estrutura de aço inoxidável, que dá suporte a esse tipo de construção, como diz a empresa e de uma madeira chamada OSB 3, prensada e tida como resistente à água, fogo e cupins. Em seguida vem uma lâmina anti-vapor para evitar umidade no ambiente, poliestireno extruido, que dá qualidade de isolamento térmico e acústico, mais uma tira de malha de polipropileno, que faz a ligação entre o poliestireno e o reboco com fibra.

"Esses materiais não formam buracos e nem rachaduras e em cima deles, pode ir qualquer tipo de acabamento", explica o diretor da empresa. Para a casa modelo eles escolheram a pintura texturizada. Mas na Europa, onde o diretor afirma que o projeto vem, se tem usado cerâmica.

Entre os acabamentos para o teto e telhado estão a lã de vidro, novamente o poliestireno extruido e o gesso acartonado. "Por que tantos acabamentos térmicos? Porque sabemos da grande diferença de temperatura aqui", completa Eugen.

Aparelhagem que recebe energia das placas solares e contabiliza o uso. (Foto: Marcos Ermínio)
Aparelhagem que recebe energia das placas solares e contabiliza o uso. (Foto: Marcos Ermínio)
Na mesa, os modelos de purificadores de ar que prometer dar ânimo ao dono. (Foto: Marcos Ermínio)
Na mesa, os modelos de purificadores de ar que prometer dar ânimo ao dono. (Foto: Marcos Ermínio)

As janelas de vidro duplo têm câmeras de ar de 8 milímetros, que impedem que o calor de fora seja transferido para dentro. A casa de 44 m² e se divide entre dois quartos, um banheiro, sala e cozinha. O tempo para ficar pronta é de uma semana, desde que o alicerce já esteja construído.

A tecnologia apresentada como "de ponta", está nos aparelhos. A casa é adaptada com purificador de ar, água e energia solar, que podem ser utilizados todos os dias. "Se durante o dia não estamos em casa, essa energia usada é voltada para a rede, só usamos quando começamos consumir", explica o diretor. Assim, atrás da porta de entrada tem um contador que calcula a quantidade de energia gerada, o quanto foi repassado à rede e o quanto o dono tem para consumir. A ideia é que enquanto não se usa energia, ela é repassada à rede, de forma que a conta de luz seja praticamente zero e cada casa se transforme em geradora.

Além disso, a casa tem "fácil ampliação", dando a possibilidade de fazer um puxadinho. "Tira o acabamento e coloca a estrutura que vai ser utilizada no novo cômodo. Isso não altera o projeto em nada e é possível fazer mais andares também, desde que previsto na estrutura anteriormente", explica Eugen.

O modelo diz que serve para projetos sociais, casas particulares e prédios de até oito andares e mais, qualquer um é capaz de montar. "Porque os planos e as paredes têm um número e somente pode ser montado naquele lugar", frisa.

A construção sai por 1,2 mil cada metro, ou seja, essa casa saiu por pouco mais de 50 mil reais. A proposta é de barateá-la se feita em larga escala. "Vamos atrair a fábrica para Campo Grande, por enquanto ela tem um preço de construção tradicional, mas depois de construirmos várias, o preço diminui, pelo contrato com o fornecedor", descreve Eugen. A redução, segundo a empresa, pode chegar até 20%.

Já quanto ao bom humor, o diretor explica que o aparelho de purificador de ar que tem essa responsabilidade. "Eles emitem íons positivos e negativos que equilibram o ânimo, matam bactérias e permitem o sono formado", diz. O ar que se respira na casa é mais "puro". "Ele virá incluso em todas as casas e também com uma versão para o ar condicionado", sustenta.

A casa já pode ser solicitada, mas o barateio no custo só deve sair ano que vem. Eugen afirma que entre fevereiro e abril a fábrica deve ser montada aqui. Vir para Campo Grande, conforme ele, foi opção pelo gosto. Depois de conhecer o sócio na Espanha, chegou a visitar São Paulo, mas diz que gostou daqui e que a "Capital tem uma boa posição geográfica para atender o mercado do Brasil e da América do Sul".

Curta o Lado B no Facebook.

Nos acabamentos têm: lã de vidro, madeira OSB3, lâmina anti-vapor, poliestireno extruido, malha de polipropileno e reboco com fibra. (Foto: Marcos Ermínio)
Nos acabamentos têm: lã de vidro, madeira OSB3, lâmina anti-vapor, poliestireno extruido, malha de polipropileno e reboco com fibra. (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias