ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Arquitetura

Espelho d'água já era, prédio da TVE é descaracterizado com cimento e tinta

Thailla Torres | 25/04/2016 14:53
No lugar da água, o verde e a logotipo da TV modificam o projeto original. (Foto: Fernando Antunes)
No lugar da água, o verde e a logotipo da TV modificam o projeto original. (Foto: Fernando Antunes)

Ao contrário das promessas de consulta popular antes de qualquer descaracterização no projeto original, o Palácio das Comunicações, onde funciona a Rádio e TV Educativas, já tem outra fachada. A obra de revitalização acabou de vez com o espelho d'água que era uma das marcas do prédio, inaugurado em 1990, e assinado pelo arquiteto Roberto Montezuma.

O lago artificial, estrategicamente implantado ali para refletir a enorme torre de alvenaria, não existe mais. O chão de cimento foi pintado de verde e, no lugar da água, há o desenho da logomarca da Rádio e TV Educativas.

E a descaracterização não parou por aí. Até a passarela de acesso principal ganhou outras cores, sumiu o vermelho, que também estava ali desde a inauguração no governo Pedro Pedrossian, e agora tudo é verde e amarelo.

Segundo o diretor-presidente da Rádio e TV Educativas, jornalista Bosco Martins, os tempos são outros e isso justifica a alteração. “O projeto já tem 25 anos, é algo lindo, maravilhoso e poético. Mas hoje os tempos são outros, tivemos problemas com a questão hídrica e técnica”.

Outros argumentos são a manutenção cara e o medo do lugar virar criadouro de mosquito Aedes Aegypti. “Temos o problema da dengue que hoje é grave. Essa foi uma obra bela, mas que não houve previsão de manutenção."

O diretor-presidente admite que não houve consulta popular, conforme havia anunciado na primeira reportagem sobre o assunto, publicada em fevereiro deste ano. A única conversa antes da decisão foi com a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).

Bosco ameniza os efeitos da mudança e diz que nada é irreversível, mas apenas comenta que "isso está sendo discutido com a Agesul"

Para o arquiteto Roberto Montezuma, hoje presidente do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) de Pernambuco e professor da Universidade Federal em Recife, o resultado da alteração é lamentável. “Realmente deformou muito o projeto original e é uma pena. O lago tinha uma função, que era de espelhar a torre. Quanto a pintura da ponte, o vermelho tinha um sentido, foi escolhido por ser uma das cores básicas que se utiliza nos sistemas das rede de televisão. E colocar aquele verde muda tudo”, reclama.

Sobre a justificativa de dengue para descaracterização, o arquiteto pontua soluções que poderiam ser pensadas. “Existe duas soluções quanto ao espelho o d’água. Uma é colocar peixe ou cloro. Quanto a clorar, é a solução mais fácil, pois impede a proliferação do mosquito. Quanto ao peixe, alguns questionam a altura do espelho, mas basta uma consulta com biólogo para saber qual tipo de peixe ideal”.

Lago sumiu da fachada do prédio.
Lago sumiu da fachada do prédio.
Nos siga no Google Notícias