A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

19/02/2014 15:03

Grupo quer grafitar Maria Constança, mas quem defende obra de Niemeyer é contra

Paula Maciulevicius
Inaugurada na década de 50, Maria Constança é a única obra projetada pelo arquiteto Oscar Niemayer, em Campo Grande. (Fotos: Cleber Gellio)Inaugurada na década de 50, Maria Constança é a única obra projetada pelo arquiteto Oscar Niemayer, em Campo Grande. (Fotos: Cleber Gellio)

A escola estadual Maria Constança de Barros Machado, projetada pelo mestre da arquitetura Oscar Niemeyer, terá o muro grafitado no próximo sábado. A intenção é revitalizar e evitar pichações. Só nos últimos tempos foram cinco episódios. O projeto, realizado pela Fundação de Cultura do Estado divide opiniões, isso porque a escola é tombada como patrimônio histórico desde 1996.

Veja Mais
Com filmes não revelados da década de 1950, frei tenta criar museu em mosteiro
Traços da nossa arquitetura, desde o “Gabinete Téchnico de Desenho" na Calógeras

Inaugurada na década de 50, Maria Constança é a única obra projetada pelo arquiteto em Campo Grande. São nove salas que funcionam nos três períodos e comportam 680 alunos, da 8ª série ao 3º ano do ensino médio. A fachada lembra um livro aberto. Um palito branco, posicionado na entrada, traz a idéia de um lápis. No interior, o corredor extenso traz à mente uma régua.

O arquiteto e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Ângelo Arruda, relembra que o pedido de tombamento foi protocolado por ele com um abaixo assinado de mais de 300 pessoas há 18 anos. Em 2012, segundo Ângelo, a última reforma da escola, descaracterizou a guarita com a pintura das pedras de verde e azul. “Agora vão colocar Grafite Legal. Daqui a pouco surge outra ideia. Como cuidar da memória de nossa cidade desse jeito?” questiona.

Ângelo disse que vai tomar as providências para a suspensão da grafite no edifício tombado como patrimônio. “Que a façam em outro muro, não no muro de um prédio tombado”, declarou.

Diretor da escola sustenta que grafite vai acabar com pichação. Muro já foi pintado cinco vezes.Diretor da escola sustenta que grafite vai acabar com pichação. Muro já foi pintado cinco vezes.

O diretor da escola, Anderson Souza Muniz, contabiliza as pinturas no muro externo, para encobrir as pichações, que pelo projeto original é branco. “Foram cinco. Três vezes foi pintado por nós e outras duas pela Guarda Municipal. A gente chegou num consenso junto com a Fundação que deveria fazer alguma coisa diferente”, argumenta.

O acordo foi de dar o espaço para as manifestações dos artistas de rua, tanto alunos, como pessoas da comunidade. Sobre o fato de a estrutura ser tombada, ele explica que o tombamento se refere aos traços. “Não posso mudar a fachada, a disposição das salas, dos banheiros, mas essa questão do muro, ele não é tombado, assim como o pé da árvore também não e foi autorizado pela Fundação de Cultura que é responsável pelo tombamento”, afirma Anderson.

O diretor ainda comenta que diante das pichações não há polêmica, mas que quando se pensa em resolver a questão, as opiniões surgem. “Quando o muro é pichado, todo mundo se cala, quando vai fazer algo diferente, querem pensar negativamente e obstruir”, ressalta.

O projeto tem parceria com o SBT e a Construtintas, que doaram o que compõe 46 kits de tinta. O mesmo número corresponde aos espaços a serem destinados para o grafite. “A ideia é fazer homenagem tanto a Oscar Niemayer como também deixar um espaço livre para a comunidade expressar seu pensamento”, diz o diretor. A homenagem seria desenhar o próprio arquiteto e também projetos desenvolvidos por ele.

A organizadora do projeto e gestora de Artes da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Marilena Grolli, explica que o objetivo é transformar o muro da escola em uma galeria a céu aberto. Ela reforça que o projeto tem autorização do patrimônio histórico, pedido pela direção da Maria Constança. “Não seria feito se não fosse autorizado e assim vamos proteger o muro da pichação”, resume.

O projeto acontece neste sábado e domingo, das 9h às 17h. O ponto de encontro será na Orla Morena.




Graffiti é arte e os muros são da cidade! Sou a favor da informação livre e contra preconceitos! Assim, aproveito para compartilhar uma revista produzida pelo meu grupo de pesquisa na USP que ajuda a esclarecer algumas coisas >> http://www.nomads.usp.br/graffitione/
 
gilfranco alves em 21/02/2014 11:19:13
Imagina se a moda se espalha e resolvem grafitar o MAC, o Conjunto do Ibirapuera, Sambódromo da Marquês de Sapucaí, o museu Oscar Niemeyer entre outras obras do saudoso arquiteto...essas obras iam ter "cara" de Niemeyer? Também estou com o Sr. Prof. Ângelo!
 
Meiriéllen Menani em 21/02/2014 07:32:16
Ângelo Marcos Arruda, Jeova Neves Carneiro, Edilson Aspet Azambuja, Campo Grande news - sobre o questionamento que me foi feito - enquanto Presidente do Conselho Estadual de Cultura/MS - informo que estive na Fundação de Cultura do Estado, e, lá tomei conhecimento de que o muro não faz parte do processo de tombamento. O tombamento, em questão, refere-se aos traços. Não se pode mudar a fachada, a disposição das salas, banheiros.
Nem o muro, nem a árvore são tombados, e, a obra de grafitagem foi autorizada pela Fundação de Cultura, que - em última análise, é a responsável pelo tombamento.
.
Delasnieve Daspet
Presidente do Conselho de Cultura do estado de Mato Grosso do Sul
 
Delasnieve Daspet - Presidente do Conselho de Cultura do estado de Mato Grosso do Sul em 20/02/2014 15:31:21
Ah estragar uma obra super bem projetada pelo niemeyer??? Ah vai grafitar lá na casa deles meu!!!
 
Thiago Cherp em 20/02/2014 00:43:14
E quem disse que grafite impede pichação? Quem define a diferença entre grafite e pichação? Acho que toda a sociedade deveria ser consultada primeiro, pois trata-se de um bem tombado e de utilidade pública.
E acho interessante que a solução para a o problema da segurança pública é: Não reaja, entregue tudo, e aceite todas as humilhações possíveis. Agora surge um novo problema: a pichação. E qual é a solução do Poder Público? Grafite. Novamente, não reaja, não se indigne e nem perturbe o Poder Público, simplesmente aceite que, um dia, seu muro também terá de ser grafitado para não ser pichado.
Isso até os pichadores resolverem pichar por cima do grafite.
É a fascinante lógica desses tempos modernos, em que o ápice da civilização é o cidadão servir aos criminosos...
 
Guilherme Arakaki em 19/02/2014 23:48:28
O duro é se picharem por cima do grafite, põe câmera na orla que tudo se resolve!
 
ygr brbosa em 19/02/2014 23:16:12
primeiro que vai grafitar so o muro que nao tem nada a ver com Oscar Niemeyer, ele projetou o predio da escola, segundo que voces botam defeito em tudo, nem sabe quem foi Niemeyer e fica querendo dar opiniao absurda e outra coisa, grafite tambem é arte, fica muito bonito e a escola fica mais colorida é a cara da garotada. Resumindo: quem nao ajuda tambem nao atrapalha. Ow povinho que reclama de tudo!!!
 
fernando alves em 19/02/2014 23:10:56
Uma bela obra do famoso Oscar Niemayer vai ser pichada pelo famoso quem???
Vamos e venhamos, isso é um estimulo a essa gentinha sem noçao que acha que quem vë essas coisas que eles picham nas paredes da cidade estao admirando. Coisa de mau gosto. Só serve mesmo para contemplação e desses fumeiros e outras espécies de gente que nao tem o que fazer .... Outra coisa, se quer pichar comece pelas paredes de sua casa, se o papi e a mami autorizarem né....como nao deixam....esses pivetes saem mostrando nas paredes da cidade o que tem dentro da cabeça: MUITA M.....
 
antonio marcos em 19/02/2014 22:26:32
Tive a honra de ser aluno da escola Maria Constança,na década de 1980,para nós o famoso colégio chamado por ' Estadual ' onde todos gostariam de ser alunos desta brilhante escola que sempre foi moderna e o grafite é algo moderno por isso acho que não feriria em nada e só acrescentaria ao sempre moderno e jovial Maria Constança o Estadual de tantas gerações que lá estudaram e hoje brilham nos mais altos cargos da nossa sociedade Campo-grandense. Viva O Estadual !! escola de gente que está inovando para melhor.
 
antonio costa em 19/02/2014 21:20:51
Não será grafite de expressão "avulsa" tem toda uma norma técnica, bem provável que haverá uma seleção por meio de um croqui e uma inspeção para que analise caso a caso, sou totalmente a favor, quantos artistas podem ser contemplados com esse projeto? Alguns anônimos outros nem tanto, enfim um muro branco é oportunidade para pichações evitemos isso com a arte de grafitar.
E tem mais o prédio não será em hipótese alguma modicado nem pintado nem nada, nadinha, pelo meus conhecimentos, apenas o muro em questão, e o muro meus caros, esse não é tombado.
 
Fernando Leigue em 19/02/2014 20:45:27
Acho que grafitar e pixar tem muito em comum, agora grafitar a cidade inteira, é so o que faltava, manda esses caras procurar o que fazer, por exemplo: trabalhar nao mata ninguem ao contrario edifica o ser humano!
 
paulo henrique em 19/02/2014 19:36:02
É melhor grafitar do que deixar aquelas pichações. Minha opinião é grafitar com desenhos das obras de Niemeyer espalhadas pelo Brasil. Acho que vai ficar legal.
 
ANDRE LUIZ em 19/02/2014 18:20:05
Esse povo que é contra a grafitagem do muro deve preferir ele todo lixado, sem nexo! Cada uma...!
 
Ricardo Boretti em 19/02/2014 17:43:35
Eu sou totalmente á favor do grafitte,pois além de ser lindo aos olhos de quem as vê,também protege o muro de futuras pixações!!!
E viva a arte de expressão(politicamente correta,falando)
 
Stephanie Espinoza em 19/02/2014 16:39:08
Que grafitem a casa deles, temos que preservar o patrimônio público em sua originalidade, pois aí está a beleza da obra do grande arquiteto. Porque não grafitam obras com arquitetura menos valoroza? tudo para causar polêmica.
 
Deocleciano Rover em 19/02/2014 16:19:40
Simples: como foi que prenderam o casal que pichou a estátua do Drummond em Copacabana, no Rio de Janeiro? Filmando. Basta colocar câmeras (até escondidas) para chegar aos responsáveis (leia-se vândalos) e prendê-los e processá-los por dano ao patrimônio público. Agora, grafitar o muro é outra irresponsabilidade que fica ainda maior com o apoio do Estado, na forma de Fundação de Cultura. Aliás, o que o senhor Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de MS, fez durante quase oito anos à frente dessa pasta? Tenho certeza que o governador Puccinelli é contra o grafite. Resta saber se ele está sabendo dessa genial ideia do senhor Calheiros.
 
Paula Saldanha em 19/02/2014 16:11:54
PORQUE NÃO FAZER TAMBÉM UM GRAFITE EDUCATIVO NO MURO DOS CEMITÉRIOS POIS APARECERIA A BELEZA COM EDUCAÇÃO, AGORA QUEM NÃO QUER POR MOTIVO DE ESTÉTICA DEVERIA PAGAR ALGUÉM PARA PINTAR O MURO DESSA ESCOLA TODA VEZ QUE PICHAREM, FALA SÉRIO O POVO NÃO CONCORDA COM ELES E MAIS, O ARQUITETO JÁ NÃO ESTA MAIS CONOSCO E FICARIA MUITO TRISTE COM ESSE DESCASO DE VER SUA OBRA PICHADA E NÃO GRAFITADA, QUE É UMA ARTE.QUE O SISTEMA APROVE O GRAFITE PARA BELEZA DA ORLA.
 
luiz carlos em 19/02/2014 16:09:24
Desde quando pichação é arte ???? esses pichadores deixam a cidade toda feia.... aproveita e dê a eles aula de artes...
 
nely marques em 19/02/2014 16:02:14
Se for para grafitar com obras do Oscar ou com temas da educação ficará muito legal. Caso seja para o "população" expressar suas idéias...temeroso a idéia.
 
Horácio Costa e Silva em 19/02/2014 15:50:03
O arquiteto quer fazer cortesia com o chapéu alheio... Ao invés de questionar deveria somar e ajudar... Tá vendo o que é errado e não se movimenta para ajudar. Aliás, criticar é fácil... O difícil é gerir e administrar este problema que assombra nossa querida capital. Sou morador do entorno da orla. Tenho o prazer em apoiar este movimento. Espero que o arquiteto e a sociedade faça o mesmo. A escola completará 60 anos (neste prédio) e necessita muito da ajuda dos setores privados. Vamos lá CG... Vamos dar um bom exemplo.
 
Ari Barros em 19/02/2014 15:34:31
Dá próxima vez que for pichar escreve "picho" com Ch.
 
Cyro chan em 19/02/2014 15:30:47
ISO E POVO QUE NAO TEM QUE FAZER .
COMO QUE PIXA UMA ESCOLA PUBLECA E AINSA UMA ESCOLA ESTORICA DENTRO DA NOSA CAPITAL TEMOS QUE DA BASTA NISO VAMO LA COMBATER PIXAÇAO DE ESCOLA MUNUMENTO EM FIM . CEDADE NAO PODE FICA SUJA EM LUGAR NEN UM
 
SULLIVAN MIRANDA DE BRITO em 19/02/2014 15:29:28
Geentee!!nada a veeer grafitar um espaço tombado como patrimonio!!vcs piraram?ficaram loucos??????
 
Dani macedo em 19/02/2014 15:21:04
imagem transparente

Compartilhe

Classificados