ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Arquitetura

Horta como parede viva é opção para quem deseja um jardim verde e saudável

Naiane Mesquita | 23/03/2016 08:31
O projeto de parede vertical é feito com horta nessa residência no Dahma
O projeto de parede vertical é feito com horta nessa residência no Dahma

Semelhante a um jardim, mas com aromas e sabores totalmente especiais, as hortas construídas em residências se transformam não só em uma área verde, mas em um ambiente capaz de interligar a cozinha.

Vasos ajudam a compor o ambiente e a dar mais espaço para as plantas que precisam dessa estrutura
Vasos ajudam a compor o ambiente e a dar mais espaço para as plantas que precisam dessa estrutura

Geralmente, as hortas e herbários ficam em áreas próximas à cozinha, espaços gourmet e churrasqueiras, pela comodidade na hora do preparo dos alimentos. Porém, pode ficar sempre em áreas abertas, externas, sem insolação direta, podendo estar na área de jardim ou não”, diz a arquiteta e paisagista Jéssica Morais Ferreira.

Para cliente do residencial Damha, em Campo Grande, ela criou uma horta em espaço pequeno, com cerca de 10 metros quadrados, mas suficiente para o tempero completo do dia a dia, dividida em 18 espécies, separadas em canteiros ou vasos. A maior parte, fica em disposição vertical, instalada na parede com prateleiras ou grandes cachepos em madeira.

Em projetos desenvolvidos para residências, Jéssica prioriza o uso de vasos de cerâmica, cachepôs de madeira e jardins verticais.

“Os herbários podem sim, em alguns casos, substituir ou fazer parte dos jardins convencionais. Nestes projetos utilizamos como madeiramento, o pinus tratado, que é uma madeira ecologicamente correta, de reflorestamento, podendo também ser substituída pela madeira de demolição”, ressalta.

Ela repete dicas conhecidas de material mais em conta. “São herbários tão bonitos quanto, que reaproveitam materiais como caixas de feira, escadas, pallets e outros recipientes”, frisa.

Com pouco espaço é possível criar um ambiente tranquilo e com verde
Com pouco espaço é possível criar um ambiente tranquilo e com verde

Jéssica reafirma que na maioria das vezes, os clientes que pedem a construção de uma horta são pessoas que gostam de um produto mais orgânico, tem mais cuidado com a alimentação e com o frescor dos alimentos.

“Geralmente, quem pede no projeto é porque gosta de cultivar ervas e temperos”, diz.

Vale quase de tudo para deixar o ambiente mais colorido, cheiroso e perfeito para o consumo. Entre as plantas mais utilizadas estão de pimentinhas ao morango.

“Tem orégano, alecrim, manjericão, majerona, sálvia, cebolinha, coentro, hortelão, poejo, moranguinho, tomate cereja, e em casos de hortas maiores, podemos plantar até vegetais de maior porte, como alface, couve, entre outros”, aponta.

Nos siga no Google Notícias