ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Arquitetura

Lugar criado para fugir da agitação gasta 70% menos investindo na bioarquitetura

Ângela Kempfer | 21/05/2015 06:12
Cozinha comunitária, feita com troncos, no meio da mata. (Fotos: Casaco Verde Fotografias)
Cozinha comunitária, feita com troncos, no meio da mata. (Fotos: Casaco Verde Fotografias)

A cozinha coletiva, no meio da mata, resume bem o que os proprietários do Sítio Passarim, em Rio Verde, querem oferecer aos turistas: um lugar onde todo mundo fique à vontade e em contato direto com a natureza.

Há quase 10 anos, o ex-bancário Antônio Antunes resolveu largar Corumbá e se embrenhar no meio do mato, em Rio Verde. Montou uma pousada e percebeu que adorava arquitetura. Na verdade, a bioarquitetura, feita com baixo impacto ambiental, com materiais naturais e usando bem menos água e energia elétrica.

Antônio já fez cursos, comprou uma máquina para produzir tijolos ecológicos e se prepara para levantar 2 novos quartos para os hóspedes e uma casa de 58 metros quadrados. As paredes serão no sistema pau a pique ou adobe, o antecedente do tijolo, feito com terra, água e fibra.

Passarela no mesmo modo construtivo.
Passarela no mesmo modo construtivo.

Para isso, encontrou uma forma de levar a filosofia da bioconstrução a sério, até no que diz respeito ao trabalho. A mão-de-obra será em forma de troca. Ele resolveu dar um curso aos interessados, que terão como aulas práticas o serviço na obra e depois vão poder curtir o sítio de graça.

O projeto prevê, inclusive, a instalação de um telhado verde na casa, com jardim no terraço e um mirante para ver o por do sol.

A vegetação deve ser colocada sobre a laje, depois da impermeabilização. “Até a inclinação tem de ser pensada de forma a não acumular água, mas não é nada muito complicado. Tem formas para diferentes 'bolsos', estamos usando a mais barata. É perfeitamente aplicável até nas cidades”, diz a arquiteta Camila Laurentino.

Se o tempo ajudar, logo tudo deve estar pronto. “É uma construção rápida. Se não tiver chuva, em 2 meses fica pronta e com custo de 70% a 80% mais barato”, garante Camila. Até o formato será diferente, arredondado e não quadrado como convencional.

No rio, árvores servem as redes.
No rio, árvores servem as redes.
Casal em cachoeira do Rio Verde.
Casal em cachoeira do Rio Verde.

A casa terá quarto, banheiro, sala e cozinha, será a morada da ex-esposa de Antônio, que ainda vive em Corumbá. Os dois estão divorciados, mas continuam bons amigos e dividindo filhos, por isso a vontade de mudança.

Rafael é um desses motivos. Filho do casal, também largou a vida de videomaker em Campo Grande há 2 anos para ajudar o pai no sítio. “Nunca fui tão feliz na minha vida. Em Campo Grande tentava procurar a felicidade, mas só aqui encontrei o sentido da palavra. A gente aprende a dar valor ao simples”, comenta.

Ele avisa que o sítio é um lugar para quem gosta de esbarrar na folha, de ver um bichinho mais de perto, de pegar na horta um tempero natural e catar fruta do pé.

Hoje, a pousada tem capacidade para 50 pessoas, com a fuga da agitação como atrativo principal.

Os quartos atualmente são para 5 ou 9 turistas, por R$ 50,00 o dia. As duas novas instalações foram pensadas para receber casais, e assim garantir maior privacidade. Também há área de camping, por R$ 30,00 a diária.

“A gente quer oferecer um lugar sem restrições. Tem pousada que não dá nem para pisar na grama”, diz Rafael. No Sítio Passarim, dá até para estender a rede nas árvores e ficar descansando dentro do rio.

Por do sol que poderá ser visto de mirante.
Por do sol que poderá ser visto de mirante.
Nos siga no Google Notícias