A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 17 de Janeiro de 2017

25/06/2013 08:44

Na periferia, fábrica de ladrilhos é ponto para quem quer exclusividade em casa

Anny Malagolini
Luiz mostra alguns dos mais de 40 modelos de ladrilhos (Foto: João Garrigó)Luiz mostra alguns dos mais de 40 modelos de ladrilhos (Foto: João Garrigó)

Na periferia de Campo Grande, uma fábrica funciona para dar alma aos espaços. No bairro Guanandi, a produção de ladrilhos hidráulicos é quase caseira. Em uma casa simples, sem nenhuma sofisticação, as peças com cara de raridade saem aos montes,

Veja Mais
Para refrescar ambientes, marceneiro construiu casa em forma de pentágono
Em 50m², fundos de sobrado ganha área gourmet com spa para dono festar e relaxar

São desenhos comuns em centros antigos e locais “tombados”, mas que na Arquitetura hoje são o charme em meio a padronização estética.

Quase extintos, os ladrilhos encantaram os olhos do geógrafo Luiz Carlos Zaparolli, de 56 anos e então ele decidiu apostar no mercado, que na época não era nada promissor, contrariando os amigos e a família. “Me chamaram de louco, mas me encantei, vi lucro, vi futuro”, explica.

Deu certo. São 7 funcionários que produzem de 7 a 10 metros do piso por dia, tudo feito manualmente. O único produto industrializado é o cimento, afirma Luiz, “Aqui tudo é ecologicamente correto”.

A mais nova, Luane Rodrigues, tem apenas 19 anos, e já aprendeu o oficio com o avô. “Aprendi há pouco tempo e é muito delicado, precisa ter paciência para dar certo”.

São 0,5 cm de cimento pigmentado e prensado. Luiz conta que além do visual, os ladrilhos não têm validade, enquanto a cerâmica dura em torno de 5 anos, eles são para a vida toda. Outro ponto é que o cimento consegue absorver a água e não impermeabiliza o solo.

Em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, as peças são vendidas a R$ 8,00 e a cada cor acrescentada é cobrado mais R$ 8,00.  Em Campo Grande, o ladrilho é vendido a R$ 3,00 e cada a cor a mais são cobrados outros R$3,00.

Ele explica que a criação de como serão os desenhos das peças deve ser feita por um arquiteto ou decorador.

A fábrica fica na rua Ibicaré, 52, lote I, no Guanandi.

Processo artesanal de secagem dos ladrilhos (Foto: João Garrigó)Processo artesanal de secagem dos ladrilhos (Foto: João Garrigó)
A fábrica oferece mais de 40 tipos de desenhos (Foto: João Garrigó)A fábrica oferece mais de 40 tipos de desenhos (Foto: João Garrigó)



Parabéns Zapa
Fiquei orgulho de saber dessa atividade necessária a muitos.
 
JOÃO CARLOS LEITE em 02/10/2013 08:04:22
Dona Izabel Bueno, é possível sim reproduzi-los, desde que possamos ver os ladrilhos hidráulicos através de uma foto. Muito obrigado pelo seu comentário e estamos a disposição.
Consulte nosso facebook através do link www.facebook.com/ladrical lá tem nossos contatos ou até mesmo pode enviar fotos desses ladrilhos por lá. abraços.
 
Luiz Zaparolli em 27/07/2013 20:01:20
Caro José Francisco, nos alegramos muito pelo seu comentário e pelo seu interesse em desenvolver modelos de ladrilhos hidráulicos inéditos, podemos sim nos encontrar e dar continuidade em seu projeto. É possível sim e estamos a sua disposição.
Entre em nossa página no facebook no link www.facebook.com/ladrical lá você encontra todas as formas de nos contactar, aguardo seu contato. abraços.
 
Luiz Zaparolli em 27/07/2013 19:50:35
Caro Luis, que Alegria ver seu trabalho, sou coordenador do curso de Design e ano passado fizemos alguns projetos de desenhos para ladrilhos hidráulicos, e fui até a corumbá uns anos atrás para ver a oficina deles...vamos fazer contato e agendar uma visita se possível...abração
 
JOSÉ FRANCISCO SARMENTO NOGUEIRA em 26/07/2013 18:32:12
Muito obrigado pelos comentários, pelo apoio e principalmente pelo reconhecimento de todos. Só tenho a agradecer a equipe do Campo Grande News que deram esta oportunidade muito valiosa para expor o meu trabalho.
Caso alguém queira conferir mais fotos, tirar dúvidas, é só curtir nossa página no facebook "Ladrical Ladrilhos Hidráulicos". abraço a todos.
 
Luiz Zaparolli em 28/06/2013 18:35:23
A casa onde eu morava com os meus pais em Corumbá-MS, ela toda é desse ladrilho, o desenho é diferente, muito bonito, haveria possibilidade de reproduzi-los? Gostaria de saber? Parabenizo pelo trabalho muito lindo!!!
 
Izabel Bueno em 27/06/2013 13:49:07
Parabéns pelo seu trabalho, vá em frente, as coisas não acontecem por acaso.
 
Nestor Souza em 27/06/2013 11:18:19
Parabéns Luiz, que Deus te abençoe cada dia mais e mais! Você merece.
 
LUCIA HELENA MIRANDA em 26/06/2013 17:45:45
Parabéns Pai!!! Seu trabalho está sendo reconhecido!!! Deus te abençoe!!! Beijos da sua filha...
 
Rita Zaparolli em 26/06/2013 16:54:01
DEUS te abençoe hoje e sempre querido irmão Luiz Carlos Zaparolli, com o SENHOR sempre no comando da tua vida. Parabéns e sucesso.
 
Sonia Serri em 26/06/2013 13:10:17
Parabéns! Agora o "Retrô" está em alta em quase tudo: na moda, na decoração, no artesanato,...etc. Com certeza devemos valorizar sim este lindo trabalho, pois é uma arte do passado que se tornou uma nova tendência no presente, e é muito bom saber que existem ótimos profissionais que não deixam esta arte acabar. Sucesso para a Luane e sr. Luiz.
 
Shirley Cruz Silveira em 26/06/2013 11:53:41
Parabéns mesmo, um lindo trabalho... Que Deus abençoe a cada dia mais esse projeto.
 
Daniely Barbosa em 26/06/2013 09:23:27
PARABÉNS ZAPAROLLI PELO SEU SUCESSO.
 
ELIAS MARTINS DE MOURA em 26/06/2013 08:09:10
Muito lindo este trabalho, parabéns......
 
Ludmila da Paz em 26/06/2013 07:02:12
Adorei seu trabalho!Parabéns!!Sucesso!!
 
Mirene Duarte em 25/06/2013 22:09:01
grande zapa, que beleza ver seu trabalho sendo reconhecido pois sei bem o quanto vc gosta desse trabalho. Parabéns.
 
DANILO ALMEIDA em 25/06/2013 21:23:11
São peças maravilhosas, temos que valorizar, parabéns sr Luiz Carlos , que sua fábrica prospere mais e mais. Motivo de orgulho para nossa cidade.
 
helena da costa andrade em 25/06/2013 20:18:39
Parabéns Luiz Carlos pela obra prima, por sua arte e por fazer parte da história da nossa cidade. Além de ir em busca dos seus seus sonhos....
 
Ofélia Chaparro em 25/06/2013 18:01:14
Deus nunca abandona seus filhos, esta ai uma prova viva. Parabéns Zapa, vc merece, fique com Deus
 
Arnaldo Aguero em 25/06/2013 17:42:11
Parabéns Zaparolli pelo seu trabalho. Ótima inciativa, e recomendo seu trabalho!
 
Arq. Eduardo Lino duarte em 25/06/2013 17:39:44
Parabéns isso é reconhecimento de um trabalho excelente que você vem fazendo. Espero que está matéria seja um marco de ascensão e sucesso em seu trabalho. Um abraço e fique com DEUS.

 
Antonio Veras em 25/06/2013 15:29:48
Meus parabéns Zapa pela iniciativa, persistência e dedicação. Um abraço do amigo aqui.
 
João Paulo Vieira em 25/06/2013 15:23:04
Parabéns , dá até vontade de reformar a casa toda.
 
paulo lessa em 25/06/2013 14:01:02
Parabéns!!!! Pela sua arte e perseverança. Esse trabalho é lindooooooo!!! seu Luiz Carlos.
 
erenice dos santos lopes em 25/06/2013 13:35:59
LUIS VOCÊ É UM GUERREIRO TE CONHEÇO QUANDO INICIOU SUA FÁBRICA E HOJE VOCÊ EMPREGA PESSOAS! QUE LEGAL SEU TRABALHO É ARTE E HISTÓRIA. PARABÉNS!
 
JOANITA RODRIGUES DA ROSA em 25/06/2013 13:29:41
Parabéns ao Lado B por encontrar e divulgar coisas lindas da nossa terra. Que a fábrica continue a todo vapor e que novas peças sejam produzidas para alegria de quem procura essas jóias.
 
Sandra Hernandes em 25/06/2013 13:06:03
Parabéns Zaparolli, sua arte com certeza estará nas residencias mais simples como também nas mais luxuosas, tem qualidade isso acontecer. Sucesso.
 
Júlio Cezar Garabini em 25/06/2013 12:58:43
Fico muito feliz quando uma pessoa acredita que vai dar certo.
A intuição é um presente devemos sempre segui-la não deixando a razão falar mais alto.
Quando era menina, meu pai era ladrilheiro e eu ficava maravilhada com o milagre do ladrilho pronto. Eles são LINDOS!!!
Parabéns e muita sorte.
 
Mirella Forti Cossignani em 25/06/2013 12:35:16
Que bom saber que temos esta técnica tão bonita à disposição próxima da gente. E parabéns ao Lado B por encontrar essas histórias. Show!
 
Jorge Almoas em 25/06/2013 11:24:17
QUANTA SAUDADE ESSES LADRILHOS TRAZEM, POIS MEU PAI SR. OSVALDO(CONHECIDO POR MUITOS) TINHA UMA FÁBRICA NA CABEÇA DE BOI E PRODUZIA ESSAS MARAVILHAS......FOI O PIONEIRO EM CAMPO GRANDE..
 
MARILZA DE CARVALHO REZENDE em 25/06/2013 11:04:31
É bom saber que podemos contar, aqui em Campo Grande, com uma fábrica de ladrilhos. É uma arte da qual a arquitetura brasileira não pode prescindir em época alguma, porque faz parte da nossa história de colonização e desenvolvimento. Parabéns aos proprietários/artistas.
 
Adalgisa da Silva Nery em 25/06/2013 10:39:40
Grande Luiz Carlos, me lembro perfeitamente da época que você apostou nesse mercado, realmente, contra tudo e contra todos.
Parabéns pelo sucesso.
 
Mauro Elkhoury em 25/06/2013 10:32:50
Parabéns pela iniciativa. Amo ladrilho hidráulico....e esses são lindos.
 
Lucelia Leguizamon em 25/06/2013 10:31:18
Gosto muito desses ladrilhos e pretendo construir minha casa no próximo ano com eles. Parabéns pelo lindo trabalho! Vou procurar sua empresa quando precisar.
 
Denise L. Moura. em 25/06/2013 09:53:17
Parabéns pelo seu trabalho. Que tudo corra bem e que sua arte seja sempre reconhecida.
 
Juarez Loureiro de Almeida em 25/06/2013 09:26:36
imagem transparente
Busca

Compartilhe

Classificados