A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

25/06/2013 08:44

Na periferia, fábrica de ladrilhos é ponto para quem quer exclusividade em casa

Anny Malagolini
Luiz mostra alguns dos mais de 40 modelos de ladrilhos (Foto: João Garrigó)Luiz mostra alguns dos mais de 40 modelos de ladrilhos (Foto: João Garrigó)

Na periferia de Campo Grande, uma fábrica funciona para dar alma aos espaços. No bairro Guanandi, a produção de ladrilhos hidráulicos é quase caseira. Em uma casa simples, sem nenhuma sofisticação, as peças com cara de raridade saem aos montes,

Veja Mais
Traços da nossa arquitetura, desde o “Gabinete Téchnico de Desenho" na Calógeras
Casa de madeira mantém as lembranças de 92 anos de dona Nazira na 14 de Julho

São desenhos comuns em centros antigos e locais “tombados”, mas que na Arquitetura hoje são o charme em meio a padronização estética.

Quase extintos, os ladrilhos encantaram os olhos do geógrafo Luiz Carlos Zaparolli, de 56 anos e então ele decidiu apostar no mercado, que na época não era nada promissor, contrariando os amigos e a família. “Me chamaram de louco, mas me encantei, vi lucro, vi futuro”, explica.

Deu certo. São 7 funcionários que produzem de 7 a 10 metros do piso por dia, tudo feito manualmente. O único produto industrializado é o cimento, afirma Luiz, “Aqui tudo é ecologicamente correto”.

A mais nova, Luane Rodrigues, tem apenas 19 anos, e já aprendeu o oficio com o avô. “Aprendi há pouco tempo e é muito delicado, precisa ter paciência para dar certo”.

São 0,5 cm de cimento pigmentado e prensado. Luiz conta que além do visual, os ladrilhos não têm validade, enquanto a cerâmica dura em torno de 5 anos, eles são para a vida toda. Outro ponto é que o cimento consegue absorver a água e não impermeabiliza o solo.

Em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, as peças são vendidas a R$ 8,00 e a cada cor acrescentada é cobrado mais R$ 8,00.  Em Campo Grande, o ladrilho é vendido a R$ 3,00 e cada a cor a mais são cobrados outros R$3,00.

Ele explica que a criação de como serão os desenhos das peças deve ser feita por um arquiteto ou decorador.

A fábrica fica na rua Ibicaré, 52, lote I, no Guanandi.

Processo artesanal de secagem dos ladrilhos (Foto: João Garrigó)Processo artesanal de secagem dos ladrilhos (Foto: João Garrigó)
A fábrica oferece mais de 40 tipos de desenhos (Foto: João Garrigó)A fábrica oferece mais de 40 tipos de desenhos (Foto: João Garrigó)



Parabéns Zapa
Fiquei orgulho de saber dessa atividade necessária a muitos.
 
JOÃO CARLOS LEITE em 02/10/2013 08:04:22
Dona Izabel Bueno, é possível sim reproduzi-los, desde que possamos ver os ladrilhos hidráulicos através de uma foto. Muito obrigado pelo seu comentário e estamos a disposição.
Consulte nosso facebook através do link www.facebook.com/ladrical lá tem nossos contatos ou até mesmo pode enviar fotos desses ladrilhos por lá. abraços.
 
Luiz Zaparolli em 27/07/2013 20:01:20
Caro José Francisco, nos alegramos muito pelo seu comentário e pelo seu interesse em desenvolver modelos de ladrilhos hidráulicos inéditos, podemos sim nos encontrar e dar continuidade em seu projeto. É possível sim e estamos a sua disposição.
Entre em nossa página no facebook no link www.facebook.com/ladrical lá você encontra todas as formas de nos contactar, aguardo seu contato. abraços.
 
Luiz Zaparolli em 27/07/2013 19:50:35
Caro Luis, que Alegria ver seu trabalho, sou coordenador do curso de Design e ano passado fizemos alguns projetos de desenhos para ladrilhos hidráulicos, e fui até a corumbá uns anos atrás para ver a oficina deles...vamos fazer contato e agendar uma visita se possível...abração
 
JOSÉ FRANCISCO SARMENTO NOGUEIRA em 26/07/2013 18:32:12
Muito obrigado pelos comentários, pelo apoio e principalmente pelo reconhecimento de todos. Só tenho a agradecer a equipe do Campo Grande News que deram esta oportunidade muito valiosa para expor o meu trabalho.
Caso alguém queira conferir mais fotos, tirar dúvidas, é só curtir nossa página no facebook "Ladrical Ladrilhos Hidráulicos". abraço a todos.
 
Luiz Zaparolli em 28/06/2013 18:35:23
A casa onde eu morava com os meus pais em Corumbá-MS, ela toda é desse ladrilho, o desenho é diferente, muito bonito, haveria possibilidade de reproduzi-los? Gostaria de saber? Parabenizo pelo trabalho muito lindo!!!
 
Izabel Bueno em 27/06/2013 13:49:07
Parabéns pelo seu trabalho, vá em frente, as coisas não acontecem por acaso.
 
Nestor Souza em 27/06/2013 11:18:19
Parabéns Luiz, que Deus te abençoe cada dia mais e mais! Você merece.
 
LUCIA HELENA MIRANDA em 26/06/2013 17:45:45
Parabéns Pai!!! Seu trabalho está sendo reconhecido!!! Deus te abençoe!!! Beijos da sua filha...
 
Rita Zaparolli em 26/06/2013 16:54:01
DEUS te abençoe hoje e sempre querido irmão Luiz Carlos Zaparolli, com o SENHOR sempre no comando da tua vida. Parabéns e sucesso.
 
Sonia Serri em 26/06/2013 13:10:17
Parabéns! Agora o "Retrô" está em alta em quase tudo: na moda, na decoração, no artesanato,...etc. Com certeza devemos valorizar sim este lindo trabalho, pois é uma arte do passado que se tornou uma nova tendência no presente, e é muito bom saber que existem ótimos profissionais que não deixam esta arte acabar. Sucesso para a Luane e sr. Luiz.
 
Shirley Cruz Silveira em 26/06/2013 11:53:41
Parabéns mesmo, um lindo trabalho... Que Deus abençoe a cada dia mais esse projeto.
 
Daniely Barbosa em 26/06/2013 09:23:27
PARABÉNS ZAPAROLLI PELO SEU SUCESSO.
 
ELIAS MARTINS DE MOURA em 26/06/2013 08:09:10
Muito lindo este trabalho, parabéns......
 
Ludmila da Paz em 26/06/2013 07:02:12
Adorei seu trabalho!Parabéns!!Sucesso!!
 
Mirene Duarte em 25/06/2013 22:09:01
grande zapa, que beleza ver seu trabalho sendo reconhecido pois sei bem o quanto vc gosta desse trabalho. Parabéns.
 
DANILO ALMEIDA em 25/06/2013 21:23:11
São peças maravilhosas, temos que valorizar, parabéns sr Luiz Carlos , que sua fábrica prospere mais e mais. Motivo de orgulho para nossa cidade.
 
helena da costa andrade em 25/06/2013 20:18:39
Parabéns Luiz Carlos pela obra prima, por sua arte e por fazer parte da história da nossa cidade. Além de ir em busca dos seus seus sonhos....
 
Ofélia Chaparro em 25/06/2013 18:01:14
Deus nunca abandona seus filhos, esta ai uma prova viva. Parabéns Zapa, vc merece, fique com Deus
 
Arnaldo Aguero em 25/06/2013 17:42:11
Parabéns Zaparolli pelo seu trabalho. Ótima inciativa, e recomendo seu trabalho!
 
Arq. Eduardo Lino duarte em 25/06/2013 17:39:44
Parabéns isso é reconhecimento de um trabalho excelente que você vem fazendo. Espero que está matéria seja um marco de ascensão e sucesso em seu trabalho. Um abraço e fique com DEUS.

 
Antonio Veras em 25/06/2013 15:29:48
Meus parabéns Zapa pela iniciativa, persistência e dedicação. Um abraço do amigo aqui.
 
João Paulo Vieira em 25/06/2013 15:23:04
Parabéns , dá até vontade de reformar a casa toda.
 
paulo lessa em 25/06/2013 14:01:02
Parabéns!!!! Pela sua arte e perseverança. Esse trabalho é lindooooooo!!! seu Luiz Carlos.
 
erenice dos santos lopes em 25/06/2013 13:35:59
LUIS VOCÊ É UM GUERREIRO TE CONHEÇO QUANDO INICIOU SUA FÁBRICA E HOJE VOCÊ EMPREGA PESSOAS! QUE LEGAL SEU TRABALHO É ARTE E HISTÓRIA. PARABÉNS!
 
JOANITA RODRIGUES DA ROSA em 25/06/2013 13:29:41
Parabéns ao Lado B por encontrar e divulgar coisas lindas da nossa terra. Que a fábrica continue a todo vapor e que novas peças sejam produzidas para alegria de quem procura essas jóias.
 
Sandra Hernandes em 25/06/2013 13:06:03
Parabéns Zaparolli, sua arte com certeza estará nas residencias mais simples como também nas mais luxuosas, tem qualidade isso acontecer. Sucesso.
 
Júlio Cezar Garabini em 25/06/2013 12:58:43
Fico muito feliz quando uma pessoa acredita que vai dar certo.
A intuição é um presente devemos sempre segui-la não deixando a razão falar mais alto.
Quando era menina, meu pai era ladrilheiro e eu ficava maravilhada com o milagre do ladrilho pronto. Eles são LINDOS!!!
Parabéns e muita sorte.
 
Mirella Forti Cossignani em 25/06/2013 12:35:16
Que bom saber que temos esta técnica tão bonita à disposição próxima da gente. E parabéns ao Lado B por encontrar essas histórias. Show!
 
Jorge Almoas em 25/06/2013 11:24:17
QUANTA SAUDADE ESSES LADRILHOS TRAZEM, POIS MEU PAI SR. OSVALDO(CONHECIDO POR MUITOS) TINHA UMA FÁBRICA NA CABEÇA DE BOI E PRODUZIA ESSAS MARAVILHAS......FOI O PIONEIRO EM CAMPO GRANDE..
 
MARILZA DE CARVALHO REZENDE em 25/06/2013 11:04:31
É bom saber que podemos contar, aqui em Campo Grande, com uma fábrica de ladrilhos. É uma arte da qual a arquitetura brasileira não pode prescindir em época alguma, porque faz parte da nossa história de colonização e desenvolvimento. Parabéns aos proprietários/artistas.
 
Adalgisa da Silva Nery em 25/06/2013 10:39:40
Grande Luiz Carlos, me lembro perfeitamente da época que você apostou nesse mercado, realmente, contra tudo e contra todos.
Parabéns pelo sucesso.
 
Mauro Elkhoury em 25/06/2013 10:32:50
Parabéns pela iniciativa. Amo ladrilho hidráulico....e esses são lindos.
 
Lucelia Leguizamon em 25/06/2013 10:31:18
Gosto muito desses ladrilhos e pretendo construir minha casa no próximo ano com eles. Parabéns pelo lindo trabalho! Vou procurar sua empresa quando precisar.
 
Denise L. Moura. em 25/06/2013 09:53:17
Parabéns pelo seu trabalho. Que tudo corra bem e que sua arte seja sempre reconhecida.
 
Juarez Loureiro de Almeida em 25/06/2013 09:26:36
imagem transparente

Compartilhe

Classificados