ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Arquitetura

Obras em prédios históricos de Corumbá devem começar no início de 2014

Vinícius Squinelo | 01/11/2013 11:32

A antiga Prefeitura, o Hotel Internacional e a Casa do Artesão serão os três primeiros prédios históricos de Corumbá restaurados por meio do PAC das Cidades Históricas. A confirmação foi feita pela própria presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado, ao prefeito Paulo Duarte, durante audiência na quarta-feira, 30, agendada pelo senador Delcídio do Amaral, que acompanhou a reunião.

Duarte informou, em entrevista ao Diário Corumbaense, que, ainda no primeiro semestre de 2014, a Prefeitura inicia as obras de revitalização dos três prédios e que, em novembro, o Município encaminhará todos os projetos aprovados pelo Governo Federal, dentro do PAC das Cidades Históricas.

Corumbá foi a única cidade do Mato Grosso do Sul e uma das 44 do Brasil, contemplada pelo programa, que está assegurando recursos da ordem de R$ 19,6 milhões para aplicação na restauração e requalificação de prédios e equipamentos históricos, localizados na área tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, e de entorno.

O prédio da antiga Prefeitura, localizado na Rua 13 de Junho, esquina com a 15 de Novembro, foi construído no início do século XX pelo italiano Martino Santa Lucci para abrigar o “Hotel Royal”. Posteriormente, e por longos anos, foi sede do governo municipal, e pertence ao município até os dias atuais.

Construção de estilo eclético e de relevante valor histórico e arquitetônico passou por algumas intervenções ao longo dos anos, como construção de anexos. Apesar de suas características originais não terem sido perdidas, o atual estado de conservação é muito ruim, ainda conforme o Diário Corumbaense.

A proposta da Prefeitura é revitalizar a edificação para que ali funcione o receptivo do Gabinete do Prefeito, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), além de serviços de atendimento ao cidadão, recuperando e agregando valor social e econômico ao patrimônio cultural.

Já o Hotel Internacional, situado no limite da área tombada com área de entorno, na rua Frei Mariano, é uma edificação em estilo eclético, que está anexada ao Hotel Galileu, e que embeleza o conjunto arquitetônico da região. Seu estado de conservação é crítico, pois não sofreu nenhuma recuperação até hoje. A Prefeitura vai restaurar a edificação e dotá-la de elementos necessários para abrigar algumas fundações ou secretarias municipais.

Em relação à Casa do Artesão, construída no século XIX, já abrigou a cadeia pública da cidade entre 1905 e 1970. Desativada durante cinco anos, foi restaurada em 1975 pela PRO-SOL (Fundação de Promoção Social de Mato Grosso), se transformando na Casa do Artesão, onde cada cela se tornou uma loja. Atualmente, abriga oficinas como a do couro de peixe, da salsa parrilha e ladrilho hidráulico. O estado de conservação do imóvel é ruim.

Pelo PAC das Cidades Históricas, a Prefeitura, que recebeu o prédio do Governo do Estado, vai revitalizar o imóvel para atender as atividades funcionais das oficinas e, consequentemente, das lojas, promovendo a venda do artesanato e de outras produções, para o melhor atendimento ao turista e ao desenvolvimento socioeconômico local.

Nos siga no Google Notícias