A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

19/11/2012 07:30

Pela necessidade, família constrói casa de garrafas pet

Ângela Kempfer
Entrada da casa no Jardim Seminário. (Fotos: Rodrigo Pazinato)Entrada da casa no Jardim Seminário. (Fotos: Rodrigo Pazinato)

Na avenida de tráfego rápido, só quem tem o olhar ligeiro percebe a casa feita com garrafas de plástico. Há, inclusive, um portal de entrada, com arandelas também de material reaproveitado.

Veja Mais
Traços da nossa arquitetura, desde o “Gabinete Téchnico de Desenho" na Calógeras
Casa de madeira mantém as lembranças de 92 anos de dona Nazira na 14 de Julho

Na sequência, uma pequena escadaria sinuosa leva à casa principal, caminho executado com restos de construção.
Pelo chão, nos retalhos de cerâmica, é fácil encontrar, inclusive, pedaços de porcelanato, um dos materiais mais caros no mercado.

“Aqui na região, tem um monte de gente rica construindo cada mansão... É incrível o tanto de coisa que eles jogam no lixo. A gente vai com o carro e recolhe tudo”, conta a dona da casa no Jardim Seminário.
Maria Aparecida Fernandes é mãe de dois filhos. Uma mulher falante, vaidosa, que lava roupas para clientes como forma de ajudar o marido que trabalha em uma borracharia.

Justamente por a vida não ser fácil, os dois resolveram encarar o desafio de construir uma casa, mesmo sem dinheiro. E a falta de recursos acabou libertando a família para criar.

“A gente teve de arrumar uma forma de levantar as paredes. Sem dinheiro, até que as coisas ficam fáceis quando se tem criatividade”, explica Aparecida, dando o crédito ao marido. “A ideia é dele e nós vamos executando”.

Com a família toda dividindo pouco mais de 10 metros quadrados, o primeiro cômodo levantado com as garrafas pet foi o quarto da filha caçula. Paloma ganhou uma suíte fresquinha, iluminada, com garrafas de plástico no lugar dos tijolos e para-brisas de carro como vidraça.

“Eu ajudei colocando água dentro das garrafas. Todas são assim, cheias de água. É bom no verão porque fica bem fresco no quarto”, comenta a menina com jeito de modelo aos 17 anos.

 

As paredes da suíte da filha caçula.As paredes da suíte da filha caçula.

Tudo por ali é assim. Até a casinha do gato é toda de plástico. Quando a garrafa não está na parede, a tambinha é usada para prender um parafuso, dar o acabamento.

“O mais bonito é de noite, quando tudo fica iluminado. Vira e mexe alguém para aí na frente, para tirar fotografia”, lembra Aparecida.

Quantas garrafas foram usadas? “Vixi, agora você me pegou. Foram centenas. Meu marido saiu recolhendo na rua”, diz Aparecida. Se há vazamento em algum lugar, é possível substituir a pet, apenas com algumas marteladas e depois um pouco de reboco.

O esposo, artista da família, nunca fez curso algum, nem revistas de arquitetura costuma ler, conta a mulher. Tudo que faz é pela criatividade, a intuição. O único entendido na família era o sogro Raimundo.

O pai de Aparecida, que morava ao lado, morreu há um mês, em acidente de moto, mais uma vítima do trânsito em Campo Grande.

Agora, apesar da obra de arte concluída, a saudade faz ela pensar em vender a casa. “A gente gosta daqui, meus filhos adoram, mas se alguém quiser comprar, eu vendo. Não consigo passar todos os dias pela casa do meu pai. Sinto muito a falta dele”, diz a filha do pedreiro morto aos 68 anos.

Até a casa do gato é feita de garrafas, com destaque o detalhe das tampinhas de refrigerante no acabamento.Até a casa do gato é feita de garrafas, com destaque o detalhe das tampinhas de refrigerante no acabamento.
Dentro até a luz é diferente, ecologicamente correta.Dentro até a luz é diferente, ecologicamente correta.



Parabéns, são esses empreendedores da vida que sabem o quanto custa fazer!!!
Como seria bom que os nossos homens do ''PODER'' parassem um pouco de pensar só em seus ''umbigos'' e se espelhassem nesses exemplos, para viabilizar uma saúde, educação, segurança e outras tantas obrigações que o estado tem com a população!!
 
Alexandre Fabris Pagnoncelli em 19/11/2012 21:49:45
ESTA AI MAIS UM GUERREIRO NESSA BATALHA O QUAL CHAMAMOS DE VIDA SE VC PENSA QUE ESTA BEM COM QUE TEM PENSE E REFLITA
 
arnaldo cezar dutra em 19/11/2012 19:26:56
ideias simples com responsabidade suatentavel parabens á familia pela iniciativa!!!!!!
 
cicero vilela em 19/11/2012 13:43:22
SIMPLESMENTE NÃO ENCONTRO PALAVRA PARA ELOGIAR UMA ATITUDE TAO SIMPLES POREM TAO CRIATIVA E HONESTA , QUE FAZ TOADA A DIFERENÇA NA VIDA DE UMA FAMILIA.
 
marco antonio de oliveira em 19/11/2012 12:59:54
Acho que o pessoal da Globo buscou inspiração em Campo Grande para fazer a casa da mãe Lucinda (Avenida Brasil). Viva o pova campograndense!!! Gente bonita e criativa!!!Que saudades da minha Morena...mas um dia eu volto...Parabéns para essa família linda!
 
Simone Alves em 19/11/2012 12:57:33
Parabéns pela ideia, e pela coragem também, pois muitos tem vergonha de construir algo assim, mas fazer coisa pior, tipo matar, roubar, e coisas do tipo, ou até piores... As vezes decepciono-me com notícias espantosas, mas me orgulho muito também com certas atitudes do povo brasileiro!
 
Willian Souza em 19/11/2012 12:12:09
mas....tô perdendo tempo, mesmo hein, vo fazer o muro lá em casa, hehehe......boa idéia.
 
BEATRIZ SOUZA em 19/11/2012 11:48:48
Show idéias simples e sustententável viva o povo Brasileiro!
 
audaleide santos em 19/11/2012 10:34:43
cara que maneiro!!!!ecologicamente correta...
 
Ester Menacho em 19/11/2012 09:23:25
Deus nos da a solução na medida de nossos problemas ta ai prova viva disso..............
 
maria das graças leandro em 19/11/2012 09:12:08
O povo brasileiro é demais, usa a criatividade e simplesmente.... arrasa! Parabéns a família pela lição de vida e honestidade que nos deram, tanto vagabundo desaviando dinheiro e eles acharam uma saída maravilhosa ao sonho da casa própria.
 
giselle ottoni em 19/11/2012 08:28:47
É dificil compriender os seres humanos,pessoas não precisam cometer crimes para possuirem nada,basta ser cristão,Deus nos da a solução para tudo.Essa familia é unida,iluminada por Deus.Dona Maria Aparecida continui cuidando da sua familia e seja muito feliz,o pai sabe o que fas.pazebem
 
sirlene amorim em 19/11/2012 08:24:59
E o Gugu consegui uma apartamento mobiliado para um casal de haitianos...
 
Marcelo Soares em 19/11/2012 07:58:49
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.