ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Arquitetura

Restaurante troca concreto pelo verde com jardim cobrindo toda a fachada

Paula Maciulevicius | 04/08/2015 06:12
 São 6m de altura e mais 24 de comprimento que fazem com que tanto na Ceará, quanto pela Rua Da Paz, quem olha vê muito verde. (Foto: Fernando Antunes)
São 6m de altura e mais 24 de comprimento que fazem com que tanto na Ceará, quanto pela Rua Da Paz, quem olha vê muito verde. (Foto: Fernando Antunes)

A ideia era realmente chamar atenção entre todos os imóveis da Rua Ceará. Para fazer isso, o projeto de arquitetura tirou o concreto e colocou o jardim vertical cobrindo a fachada do restaurante Bamboo Sushi e Grill. São 6 metros de altura e mais 24 metros de comprimento que fazem com que, tanto na Ceará, quanto pela Rua Da Paz. Assim, quem  chega tem o verde recepcionando os clientes.

O projeto externo é da arquiteta Jéssica Morais Ferreira, da Califórnia Mudas. A reforma total, da parte interna, é assinado pelo arquiteta Isabella Lolli Ghetti. Juntas, as equipes tinham pela frente o desafio de fazer um jardim chamativo. E a inspiração veio de pesquisas de projetos que uniam ideias de um jardim oriental japonês, com ares de tropical, com muitas variedades de cores, texturas, espécies e alturas, para que o resultado fosse rico em detalhes. 

Foram cerca de quatro meses de reforma, mas a proposta do jardim vertical foi sugerida logo na primeira visita ao local. "O grande pé-direito, árido e sem vida, foi transformado num quadro verde. Com desenhos orgânicos diversificados, pelas plantas pendentes variadas, como aspargos, véu-de-noiva, maranta, dinheiro em penca, dólar, bromélias e liríopes", enumera Jéssica.

No "antes", fachada lateral era de concreto e sem vida.  (Foto: Isabella Lolli Guetti)
No "antes", fachada lateral era de concreto e sem vida. (Foto: Isabella Lolli Guetti)

A variedade de palmeiras, forrações, plantas pendentes, fonte de água e mudas de médio porte, que criaram caminhos sinuosos pelo comprimento do jardim. "Um dos desafios é fazer um jardim diversificado e ao mesmo tempo organizado e com boa estética", pontua a arquiteta.

Além do conforto térmico que as áreas verdes do jardim proporcionam, principalmente do vertical na fachada, o verde aproxima mais as pessoas da vegetação. "Principalmente nos centros, onde perdemos cada vez mais áreas verdes. Em meio ao paisagismo, a estátua do buda japonês fez todo o charme, remetendo às raízes japonesas ao jardim", descreve Jéssica.

Se dá muito trabalho? Jéssica disse que ao contrário do que se pensa, não. Por ser comércio, o restaurante optou por instalar um sistema de irrigação automatizada, que realiza a irrigação, conforme a necessidade climática.

"O sistema de jardins verticais são de fácil cuidado, no caso da manutenção, ela é importantíssima pois permite prolongar a vida útil do jardim, adubando, pulverizando e fazendo limpezas e podas das mudas, assim, renovando sempre as folhagens e mantendo o jardim sempre bonito", explica.

Antes do jardim vertical, parede precisa receber hipermeabilização. (Foto: Isabella Lolli Guetti)
Antes do jardim vertical, parede precisa receber hipermeabilização. (Foto: Isabella Lolli Guetti)

A arquiteta Isabella Lolli Guetti completa ainda que a manutenção fica só por conta do corte, quando as plantas crescem. O sistema de irrigação é feito antes do jardim e já precisa estar previsto desde o início da obra. "Para a gente saber onde vão passar todas as mangueiras. Elas ficam atrá das plantas e ninguém vê", descreve.

Antes de receber o jardim, a primeira etapa é hipermeabilizar a parede, para evitar infiltrações futuras. O segundo passo consiste em fazer toda a estrutura de madeira. A iluminação de LED também é destaque do projeto. "Fizemos bem focada no jardim, para ele ser destacado. A iluminação é de cima para baixo, as pessoas não percebem quando olham. São esses detalhes que fazem a diferença", detalha Isabella.

O gasto médio do investimento na fachada é de R$ 70 mil, incluindo o paisagismo e o sistema de irrigação.

Além do conforto térmico que as áreas verdes do jardim proporcionam, também se aproxima a vegetação do dia a dia das pessoas. (Foto: Fernando Antunes)
Além do conforto térmico que as áreas verdes do jardim proporcionam, também se aproxima a vegetação do dia a dia das pessoas. (Foto: Fernando Antunes)
Nos siga no Google Notícias