ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Arquitetura

Sonho de engenheiro trazido de Campos do Jordão, "chalé" virou casa no Dahma

Paula Maciulevicius | 06/06/2016 06:15
Depois de uma viagem a Campos do Jordão, engenheiro pediu uma casa com características de chalé, mas urbana. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)
Depois de uma viagem a Campos do Jordão, engenheiro pediu uma casa com características de chalé, mas urbana. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)

Foram dois anos de conversa e um de execução para que a casa no Dahma saísse do sonho do engenheiro para a realidade da família. Depois de uma viagem a Campos do Jordão e algumas revistas de arquitetura guardadas, ele se viu morando numa casa como aquelas em que havia visitado, no estilo "chalé", apesar de bem urbana. 

A arquitetura que ele pediu para ser referência, é encantadora, mas feita especificamente para climas frios. O telhado inclinado é pensado e calculado para que a neve não acumule ali. Cenário que aqui nunca existiria.

"São variantes ao contrário do que se busca em Campo Grande, que é uma arquitetura de conforto ambiental, então adaptamos algumas coisas que remetessem a isso", explica a arquiteta responsável pelo projeto, Chiara Duarte.

A bay window - aquela janelinha saliente -  por dentro: o escritório do dono. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)
A bay window - aquela janelinha saliente - por dentro: o escritório do dono. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)

A bay window - aquela janelinha saliente - um dos pontos característicos do estilo, foi projetada de forma que não aumentasse a entrada de luz natural no ambiente. "Ela geralmente é envidraçada para pegar sol e ficar aquecida. Então fiz algo que remetesse a isso, mas para o leste, onde a incidência de sol não é tão grande e somente pela manhã", descreve a arquiteta.

A ideia original da janela é ser "estufa", recebendo calor e impedindo ele de sair. "Em climas frios é para fazer isso, mas usar aqui ao pé da letra não dava", avalia Chiara. Foi então que ela fez uma releitura, a base de uma janela fixa menor, envidraçada, mas sem o conceito.

Graciosa, fachada é cheia de telhados e tem charme do tijolinho à vista. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)
Graciosa, fachada é cheia de telhados e tem charme do tijolinho à vista. (Foto: Fellipe Lima - Fotografia de Arquitetura)

Na tentativa de usar adaptado ao nosso clima, a arquiteta escolheu o tijolinho à vista. "Para dar uma rusticidade bem pontual e manter esse ar de casa de campo", detalha Chiara. O cômodo da bay window já tinha sua função definida assim que o dono escolheu o estilo.

"O primeiro pedido era um escritório que remetesse à uma casa da infância dele, que tinha um ambiente daquela forma, porque lhe traziam boas lembranças", explica a arquiteta.

Diferentemente do que se vê como padrão na fachada das casas de condomínios fechados, esta é composta de quatro telhados. O uso do tijolinho à vista trouxe um toque aconchegante, junto das esquadrias de madeira da janela. "E não é um elemento muito caro. O ambiente ficou para o casal estudar", diz ela. Uma das partes preferidas da casa.

Tem um projeto bacana de arquitetura? Mande para a gente no Lado B, no Facebook.

Nos siga no Google Notícias