ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Arquitetura

Uma das primeiras casas de alvenaria de Campo Grande ainda em pé é recuperada

Ângela Kempfer | 03/12/2013 06:10
Casa fica na Orla Ferroviária.
Casa fica na Orla Ferroviária.

Durante 13 meses, a família do ex-maquinista Jovenizio Nazaret esperou ansiosa pela notícia confirmada apenas ontem. Eles já podem voltar para casa, no número 22 da Rua dos Ferroviários, endereço histórico, mas que por anos enfrentou o risco de ruir.

É o imóvel número 1 da antiga Rede Ferroviária Federal em Campo Grande, a primeira de alvenaria do complexo, uma das mais antigas ainda em pé na cidade, levantada para servir de escritório aos engenheiros que naquela época estruturavam o serviço por aqui.

Jovenizio arrematou a casa em leilão, mas no ano passado, com rachaduras nas paredes e risco de desabamento, a família foi retirada para a obra de recuperação. “Mandamos ofício pedindo providências. Em outubro foi autorizada a obra, mas só começou em fevereiro”, lembra o ferroviário aposentado.

Como integra o conjunto arquitetônico considerado Patrimônio Histórico, os operários só entraram na casa depois de um demorado processo burocrático e de levantamento técnico.

Agora, o imóvel da década de 30 está como a saúde renovada, praticamente como há mais de 80 anos. Não houve restauração, porque o prédio foi ampliado 2 vezes ao longo da história e perdeu muito da estrutura original. O que ocorreu foi uma recuperação emergencial, para estabilização da estrutura, realizada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), com verbas federais.

Mas muito ainda está preservado, como a maioria das janelas de madeira, os ladrilhos em um dos quartos e a fachada, que depois de raspagem, teve a cor original revelada, o que serviu de base para a escolha da tinta nova.

Alguns detalhes também continuam lá. As telhas francesas, o piso de madeira, as molduras das janelas, os arcos, os adornos, lambrequins e o “óculo”, aquele tipo de abertura na fachada, redonda, pertinho do telhado e normalmente sobre a porta principal, mas que no imóvel está entre as duas janelas com vista para a Orla.

Na sexta-feira, a família Nazaret deve começar a mudança e casa voltar a ser morada para a esposa, a sogra, a filha e o neto do ex-maquinista Jovenízio. “Felicidade é pouco”, comenta sobre o retorno.

Teto e piso de madeira continuam originais.
Teto e piso de madeira continuam originais.
Assim como a maioria das janelas e portas.
Assim como a maioria das janelas e portas.
Nos siga no Google Notícias