ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Arquitetura

Montada em casa dos anos 70, trattoria traz decoração colonial e rústica

Mariana Lopes | 14/05/2012 08:00
(Foto: João Garrigó)
(Foto: João Garrigó)

Quem passa um pouco distraído pela rua Odorico Quadros pode confundir a fachada da Trattoria Zafferano com a de uma casa comum. A placa com o nome do restaurante, embutida em um pedaço de portãozinho antigo, fica quase invisível em meio à decoração do jardim e do pé de mussaenda da entrada.

Mas a percepção de uma casa comum não está tão errada, já que o restaurante foi montado realmente em um antigo endereço residencial, construído na década de 70. Mas claro que o lugar passou por algumas reformas.

“Não mexemos em nada da estrutura, apenas derrubamos algumas paredes para abrir espaço”, conta Alexandre Furquim, proprietário e chef de cozinha do Zafferano.

Como parte da reforma, toda arquitetada por Luis Pedro Scalise, o piso de madeira que revestia o chão virou moldura da parede.

No resto da casa, a pintura foi descascada e ficaram só os tijolos. “Para dar um ar rústico também”, observa Alexandre. E para acompanhar este estilo, os acessórios de decoração foram trazidos, a maioria, de São Paulo, outros comprados em antiquários, e alguns importados da Índia.

“Tudo acaba virando xodó, cada detalhe, cada peça”, diz o proprietário da Trattoria.

Por falar em detalhes, e impossível lembrar de cada um deles no ambiente. Dos móveis antigos e rústicos aos objetos que seguem a mesma linha - com uma pitada de modernidade, as combinações parecem perfeitas para o clima até romântico do restaurante.

O tempo na parede.
O tempo na parede.

Do lado de dentro, o que faz o clima é a iluminação. Lustres de palha, fogo em bambus e velas dão uma meia luz bem agradável ao ambiente.

Na casa especializada em culinária italiana e contemporânea, as decorações das mesas são diferentes para o almoço e para o jantar.

No banheiro, a decoração teve influência da região Toscana. Entre os detalhes que mais chamam a atenção, a pia, improvisada em uma mesa de madeira, tem um charme todo especial.

No caminho para o chegar ao jardim, que um dia foi o quintal da casa

todo calçado, o clima fica ainda mais agradável.

Bancos de madeira e mesas de centro acomodam os clientes no gramado. O ambiente é favorável para os dias de calor, mas os lampiões acesos garantem o aquecimento durante o inverno.

A Trattoria Zafferano abre para o almoço, a partir das 11h, e para a janta, depois das 19h.

Nos siga no Google Notícias