ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Arquitetura

Oito meses depois de iniciadas, obras na praça Ary Coelho chegam a 70%

Luciana Brazil | 27/04/2012 09:27
Corrimão e rampa de acesso ao coreto já estão concluídos. (Foto:João Garrigó)
Corrimão e rampa de acesso ao coreto já estão concluídos. (Foto:João Garrigó)

Interditada para revitalização desde setembro de 2011, a Praça Ary Coelho, no centro de Campo Grande, já está com 70% da reforma concluídos, de acordo com a arquiteta responsável pela execução da obra, Fernanda Nogueira Lemos.

Cerca de 40% do piso, além da pedra portuguesa que fará o contorno dos caminhos da praça, já foram instalados. Praticamente toda a grade que agora vai cercar o local também já foi fixada.

Segundo a arquiteta responsável, o projeto inicial do arquiteto Paulo Hernandes recebeu apenas alguns ajustes, o que, segundo ela, é considerado comum durante uma obra.

Homens trabalham na reforma do banheiro que será ativado. (Foto:João Garrigó)
Homens trabalham na reforma do banheiro que será ativado. (Foto:João Garrigó)

“No coreto a parte mais difícil já foi feita e está faltando o acabamento e a cobertura”, afirmou o encarregado da obra, Emerson Oliveira Andrade.

Uma rampa de acesso para deficientes, que antes não havia no coreto, também já está pronta, como o corrimão.

Além das árvores que já estão no local, outras plantas foram colocadas no jardim, como parte do projeto. Os elementos mais complicados da revitalização, como infraestrutura, tubulação, drenagem, terraplanagem e remanejo das plantas já foram concluídos, confirmou a arquiteta. “A parte mais trabalhosa já foi feita”.

Floreiras também já foram instaladas em torno da fonte e o trabalho agora será destinado a colocar o gramado e fazer a forração, que consiste no cultivo de plantas de pequeno porte. No projeto inicial, a fonte receberia iluminação e sonorização.

A área destinada ao uso da internet ficará no mesmo local onde serão colocadas as mesas, e a reforma também segue em ritmo acelerado.

Segundo Emerson, a chuva tem atrapalhado a execução da obra, mas ainda assim a praça ficará pronta na data prevista, que é início de setembro.

“Não podemos afirmar o dia com precisão porque depende do agendamento da prefeitura, mas sabemos que a entrega será feita em setembro. Porém, ela deverá ficar pronta antes”, afirmou Fernanda.

A iluminação, apontada como o grande destaque da revitalização, será o último componente da reforma a ser executado. A academia ainda não foi montada e a estátua de Ary Coelho ainda deverá passar por uma limpeza.

Os banheiros, antes desativados, continuarão embaixo do coreto. Um banheiro para deficientes, que também não havia no primeiro projeto da praça, já foi construído.

Expectativa: Os curiosos tentam ver pela fresta dos tapumes e a expectativa da população é grande. “Eu espero que fique bem bonita e que seja de primeiro mundo”, afirmou Toshio Fuzitani.

Sem saber o que se passa dentro do cercado, os campo-grandenses não escondem a curiosidade. “Estou apreensiva para ver como vai ficar. Eu sempre trouxe meu neto para passear e agora vou ficar ainda mais animada para trazer meu netinho. Pelo tempo que está fechada, eu espero que fique bem bonita e bem iluminada”, contou a doméstica Maria Socorro.

Chuva atrapalha a excução da obra, mas arquiteta garante que o prazo de entrega será cumprido. (Foto:João Garrigó)
Chuva atrapalha a excução da obra, mas arquiteta garante que o prazo de entrega será cumprido. (Foto:João Garrigó)
Nos siga no Google Notícias