ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Arquitetura

Prédio do albergue foi projetado pelo engenheiro Gabriel do Carmo Jabour

Francisco Júnior | 05/06/2012 09:45
Albergue foi construído em 1958.
Albergue foi construído em 1958.

O prédio do antigo albergue de Campo Grande não foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer como suspeitava a prefeitura. A obra é do engenheiro Gabriel do Carmo Jabour. Ontem (4), durante solenidade de assinatura de ordem de serviço para reforma do prédio que irá abrigar a Casa de Cultura, o prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) disse que técnicos do Planurb ( Instituto Municipal de Planejamento Urbano) estavam investigando a possibilidade.

O prédio foi construído em 1958 e por anos mais de 50 anos foi utilizado como albergue. O local ficou abandonado por mais de 1 ano, quando a prefeitura estudava uma alternativa para a edificação que faz parte da história da cidade.

É de autoria também do engenheiro a obra do Clube Libanês, em 1959. Gabriel do Carmo ainda foi responsável pela construção de inúmeras residências no município, entre elas a atual ARCA ( Arquivo Histórico de Campo Grande), que fica na rua Barão do Rio Branco. O projeto é do arquiteto Israel Barros Correia.

A única construção projetada por Oscar Niemeyer em Campo Grande é a da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado, recentemente reformada. O prédio foi tombado em 1995 como Patrimônio Histórico Estadual.

Obra semelhante foi feita em Corumbá. A Escola Estadual João Leite de Barros foi construída nos moldes da Maria Constança de Barros.

Nos siga no Google Notícias