ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Arquitetura

Prefeitura investiga se prédio do antigo albergue foi projetado por Niemeyer

Francisco Júnior | 04/06/2012 16:46
Prefeito durante assinatura de ordem de serviço para início da obra no antigo albergue. (Foto: Francisco Júnior)
Prefeito durante assinatura de ordem de serviço para início da obra no antigo albergue. (Foto: Francisco Júnior)

O prédio do antigo albergue pode ter sido projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A suspeita é da Prefeitura de Campo Grande. O local, construído em 1957, será a nova sede da Ong (Organização não governamental) Casa de Ensaio e também de um centro de capacitação de informática.

O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), assinou na tarde desta segunda-feira (4) a ordem de serviço para o início da obra de reforma do prédio, que estava abandonado há mais de 1 ano.

De acordo com Trad, técnicos da Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) estão investigando se o prédio, que fica na avenida Afonso Pena, esquina com a Rua Visconde de Taunay, é mais uma obra arquitetônica do mais famoso arquiteto brasileiro. Segundo prefeito, os traços do prédio se assemelham a outros de autoria de Niemeyer, porém ainda não foi feita nenhuma constatação.

A única construção projetada por Oscar Niemeyer em Campo Grande é a da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado, recentemente reformada. O prédio foi tombado em 1995 como Patrimônio Histórico Estadual.

Obra semelhante foi feita em Corumbá. A Escola Estadual João Leite de Barros foi construída nos moldes da Maria Constança de Barros.

Casa de Ensaio - A previsão para a conclusão da reforma no local para abrigar a Casa de Ensaio é ainda para este ano. A obra será executada pelas empresas Vanguard e Plaenge, por meio de uma compensação decorrente da construção de prédios na Região Urbana do Centro, as prevista em lei.

Serão gastos cerca de R$ 2 milhões na reforma que preservará a estrutura externa, recuperando aproximadamente 400m².

Quando foram iniciadas em 2008 as discussões para a destinação do prédio, cogitou-se transforma-lo em um Centro Especializado na Saúde do Homem, que hoje funciona no bairro Coronel Antonino, e em um pronto socorro infantil.

Durante discurso, o prefeito disse que sempre foi uma preocupação de sua administração dar uma destinação útil ao antigo albergue de Campo Grande. “ A Casa de Ensaio é uma importante organização que qualifica crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, afirmou.

A Casa de Ensaio oferece atividades nas áreas teatro, voz, dança, percussão, literatura, cinema e artes plásticas. Desde a sua fundação, a Ong atendeu cerca de três mil jovens e, atualmente, 90% da equipe é formada por ex-alunos.

Atualmente, a Casa atende 120 crianças e, com a nova sede, a intenção da direção é ampliar esse atendimento abrindo mais vagas. “ È uma honra para nós ter esse reconhecimento”, afirmou Carol Dória, uma das diretoras da organização.

O prefeito anunciou durante a solenidade o retorno da parceria com a Casa de Ensaio.

Nos siga no Google Notícias