A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

04/06/2012 16:46

Prefeitura investiga se prédio do antigo albergue foi projetado por Niemeyer

Francisco Júnior
Prefeito durante assinatura de ordem de serviço para início da obra no antigo albergue. (Foto: Francisco Júnior)Prefeito durante assinatura de ordem de serviço para início da obra no antigo albergue. (Foto: Francisco Júnior)

O prédio do antigo albergue pode ter sido projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A suspeita é da Prefeitura de Campo Grande. O local, construído em 1957, será a nova sede da Ong (Organização não governamental) Casa de Ensaio e também de um centro de capacitação de informática.

Veja Mais
Prefeito assina ordem de serviço para obra da Casa de Ensaio no antigo albergue
Antigo albergue será revitalizado e vai abrigar Casa de Ensaio

O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), assinou na tarde desta segunda-feira (4) a ordem de serviço para o início da obra de reforma do prédio, que estava abandonado há mais de 1 ano.

De acordo com Trad, técnicos da Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) estão investigando se o prédio, que fica na avenida Afonso Pena, esquina com a Rua Visconde de Taunay, é mais uma obra arquitetônica do mais famoso arquiteto brasileiro. Segundo prefeito, os traços do prédio se assemelham a outros de autoria de Niemeyer, porém ainda não foi feita nenhuma constatação.

A única construção projetada por Oscar Niemeyer em Campo Grande é a da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado, recentemente reformada. O prédio foi tombado em 1995 como Patrimônio Histórico Estadual.

Obra semelhante foi feita em Corumbá. A Escola Estadual João Leite de Barros foi construída nos moldes da Maria Constança de Barros.

Casa de Ensaio - A previsão para a conclusão da reforma no local para abrigar a Casa de Ensaio é ainda para este ano. A obra será executada pelas empresas Vanguard e Plaenge, por meio de uma compensação decorrente da construção de prédios na Região Urbana do Centro, as prevista em lei.

Serão gastos cerca de R$ 2 milhões na reforma que preservará a estrutura externa, recuperando aproximadamente 400m².

Quando foram iniciadas em 2008 as discussões para a destinação do prédio, cogitou-se transforma-lo em um Centro Especializado na Saúde do Homem, que hoje funciona no bairro Coronel Antonino, e em um pronto socorro infantil.

Durante discurso, o prefeito disse que sempre foi uma preocupação de sua administração dar uma destinação útil ao antigo albergue de Campo Grande. “ A Casa de Ensaio é uma importante organização que qualifica crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, afirmou.

A Casa de Ensaio oferece atividades nas áreas teatro, voz, dança, percussão, literatura, cinema e artes plásticas. Desde a sua fundação, a Ong atendeu cerca de três mil jovens e, atualmente, 90% da equipe é formada por ex-alunos.

Atualmente, a Casa atende 120 crianças e, com a nova sede, a intenção da direção é ampliar esse atendimento abrindo mais vagas. “ È uma honra para nós ter esse reconhecimento”, afirmou Carol Dória, uma das diretoras da organização.

O prefeito anunciou durante a solenidade o retorno da parceria com a Casa de Ensaio.




Se não me falha a memória esse projeto foi do engenheiro Gibran Jabour que tinha o mesmo estilo do Nyemeir.
 
Martha Santos Pereira em 04/06/2012 10:41:07
À parte do "caso MCBM" (projetado originalmente para Corumbá, como vários já lembraram), uma observação: pensar que toda arquitetura "genial" no Brasil vem de Niemeyer (como se o Aleijadinho nunca tivesse existido) soa como buscar chifre em cabeça de cavalo. Quem projetou o antigo Albergue foi o Gabriel Jabour, que nem arquiteto era, mas engenheiro civil... Ao menos é o que consta nos livros.
 
Marcel Ozuna em 04/06/2012 09:39:53
De acordo com a pesquisa do Arquiteto Angelo Arruda, publicada no livro Arquitetura em Campo Grande, o Albergue Noturno, foi construido entre 1958 e 1960, com projeto de autoria do engenheiro Gabriel do Carmo Jabour
 
rachid waqued em 04/06/2012 08:58:10
Em tempo: Faz-se necessário esclarecer que a escola estadual João Leite de Barros não foi construída em Corumbá nos moldes da Escola Maria Constança de Barros, o projeto foi idealizado e projetado pelo Arquiteto Oscar Niemeyer para ser constrúida em Corumbá primeiramente, depois é que o projeto foi utilizado para Campo Grande. Gentileza fazer essa correção. VIVA CORUMBÁ!!!!!!!
 
Júlio César Diniz em 04/06/2012 06:38:17
sei nao,,, mas acho que a historia diz o contrario sobre projeto e construcao de tal escola.
 
rodolfo de toledo em 04/06/2012 05:32:00
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.