A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

18/05/2012 11:24

Prefeito lembra da infância ao lançar revitalização da Vila dos Ferroviários

Wendell Reis
Dois mil litros de tinta deram nova aparência a fachada de 56 casas (Foto: Minamar Junior)Dois mil litros de tinta deram nova aparência a fachada de 56 casas (Foto: Minamar Junior)
Trad lembrou da infância, quando recebia parentes que chegava ou viajava para o interior (Foto: Minamar Junior)Trad lembrou da infância, quando recebia parentes que chegava ou viajava para o interior (Foto: Minamar Junior)

O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), entregou na manhã desta sexta-feira (18) a revitalização de 56 casas na Vila dos Ferroviários. Ao entregar a reforma, o prefeito comentou que a região faz parte de suas andanças durante a infância, quando vinha receber algum parente que chegava ou viajava para os municípios de Corumbá e Aquidauana.

Veja Mais
Casas revitalizadas na Vila dos Ferroviários serão entregues dia 18
Interditados após desabamento, prédios revelam abandono da Vila dos Ferroviários

Durante cerimônia de entrega das casas, o prefeito falou da importância da região, responsável pelo início do desenvolvimento da Capital e do Estado. Ele elogiou a parceria entre a iniciativa pública e privada que permitiu a revitalização. Trad contou que pensa em novos projetos para que a área possa ser contemplada por quem visita a Capital.

Para a revitalização, foram gastos dois mil litros de tintas de seis cores diferentes, indicadas pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), pensando na preservação das casas, tombadas como patrimônio histórico.

A obra foi realizada em parceria com a empresa Coral Tintas, por meio do projeto “Tudo de Cor para Você”. A empresa doou a tinta e a Prefeitura indicou oito trabalhadores, que também foram auxiliados por oito menores aprendizes, que aproveitaram a oportunidade para se qualificar. Esta já é a segunda parceria entre a empresa e a prefeitura. A primeira parceria foi para a pintura da Santa Casa.

O morador Ireno Albino de Moraes lembra que a maioria dos moradores moram nas residências desde o tempo em que a ferrovia estava a todo vapor, com 750 homens trabalhando. Ele destaca a importância da inovação e diz que é preciso preservar, mas mostrar, evitando que fique esquecido. “Hoje está nascendo um novo tempo. Uma nova era. Não pode ser antigo, pacato, parado. Tem que nascer de novo. O que é bom é para ser mostrado”.

O superintendente do Iphan, André Rachid, avaliou que o dia é de reconhecimento da importância do local. Ele considerou a revitalização uma vitória e anunciou projetos futuros, por meio do PAC das Cidades Históricas.




Parabéns prefeito por não deixar se apagar fisicamente e nem da memória um local que foi um marco histórico da cidade que nós campograndenses vimos crescer.
 
Paulo Cunha em 18/05/2012 02:39:08
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.