ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Arquitetura

Primeira casa de alvenaria da Vila dos Ferroviários vai passar por reforma

Elverson Cardozo e Nadyenka Castro | 04/09/2012 15:08
Reforma da primeira casa de alvenaria da Vila dos Ferroviários vai custar 295 mil.(Foto: Minamar Junior)
Reforma da primeira casa de alvenaria da Vila dos Ferroviários vai custar 295 mil.(Foto: Minamar Junior)

A primeira casa de alvenaria construída na Vila dos Ferroviários, em Campo Grande, vai passar por reforma em caráter emergencial. Serão necessários R$ 295 mil para devolver ao imóvel, que hoje está quase caindo, as características originais da época em que foi construído.

Segundo o superintende do Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico Nacional), André Luiz Richard, o órgão já tem os recursos necessários para a obra. O investimento veio da União.

A empresa contratada para fazer o projeto de restauração tem 3 meses para entregar o trabalho, mas já se passaram 30 dias. Só o projeto custou R$ 45 mil.

Segundo o Iphan, a casa - que fica na Rua dos Ferroviários, abaixo da avenida Mato Grosso - foi construída para abrigar engenheiros que trabalharam na construção da EFNOB/RFFSA (Estrada de Ferro Noroeste do Brasil/Rede Ferroviária Federal S.A.).

"É uma das casas mais bem preservadas no ponto de vista das características originais", destacou André Luiz.

História - O dono é um maquinista aposentado que trabalhou na linha férrea por 14 anos. Jovenízio Ramão Nazareth, de 59 anos, lembra que comprou o imóvel em um leilão e nunca alterou nada.

“O que eu ouvi dizer era que aqui seria a primeira casa construída para um chefe de distrito em Campo Grande”. Já se passaram 16 anos e a casa continua em pé, resistindo ao tempo, mas os problemas na estrutura, parte hidráulica e elétrica, começaram a preocupar.

Há cerca de dois meses a residência foi ancorada com vigas para não cair ou ceder às rachaduras espalhadas pela maior parte dos cômodos. “Tenho medo de cair na nossa cabeça”, disse. “Ela está pendendo para a direita”, acrescentou.

“Legal seria se o trem tivesse passando aqui ainda”, diz o aposentando Jovenízio Ramão, que mora no imóvel há 16 anos. (Foto: Minamar Junior)
“Legal seria se o trem tivesse passando aqui ainda”, diz o aposentando Jovenízio Ramão, que mora no imóvel há 16 anos. (Foto: Minamar Junior)

O aposentando mora com a esposa, filho, sogra e um neto, que dividem 1 mil metros de área e as 8 peças.

Jovenízio Ramão está feliz com a notícia da reforma, mas gostaria mesmo é de voltar no tempo. “Legal seria se o trem tivesse passando aqui ainda”, disse.

O imóvel, comentou, precisa ser restaurado porque carrega parte da história de Campo Grande e pode se tornar um cartão postal aos visitantes.

O vizinho, Gabriel Gomes de Sá, de 58 anos, concorda. Para o microempreendedor, o passado não pode ficar esquecido, ainda mais quando ele virou patrimônio histórico da cidade. “Amanhã ou depois vem os filhos que precisam saber como era”, argumentou.

A conservação do imóvel, tombado como patrimônio histórico, é obrigação do proprietário, mas o Iphan pode bancar a obra, mediante comprovação de falta de recursos financeiros. É o caso de Jovenízio, que começou a mexer na papelada há dois anos.

Nos siga no Google Notícias