ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Arquitetura

Réplica do Relógio da 14 volta a funcionar após conserto de maquinário

Fernando da Mata | 04/01/2012 13:40

Restauração do equipamento custou R$ 30 mil, de acordo com o presidente da Fundac

Réplica do Relógio da 14 foi reerguida em 1999 na Afonso Pena com a Calógeras (Foto: João Garrigó)
Réplica do Relógio da 14 foi reerguida em 1999 na Afonso Pena com a Calógeras (Foto: João Garrigó)

Após restauração, as engrenagens do maquinário da réplica do Relógio da 14 de Julho, que está na esquina da avenida Calógeras com a avenida Afonso Pena, foram reinstaladas nesta quarta-feira (4).

Segundo o presidente da Fundac (Fundação Municipal de Cultura), Roberto Figueiredo, o monumento ficou ‘parado’ por oito meses. “O maquinário foi estragando com o tempo, por isso foi retirado para restauração”. Os quatro relógios foram retirados no mês de novembro.

De acordo com Figueiredo, como não tem conserto especializado em Campo Grande, a restauração foi feita em São Paulo, já que o relógio tem uma estrutura eletrônica complexa. O custo total da restauração foi de R$ 30 mil.

Instalado pela primeira vez em 1933 na rua 14 de Julho, o Relógio representava o marco zero da cidade. Depois de demolido na década de 1970, uma réplica foi erguida novamente em 1999, dessa vez na Calógeras, através do movimento rotariano em comemoração aos 100 anos de emancipação política da Capital.

O Relógio tem um significado maior do que mostrar as horas, marca o símbolo da democracia. O local era um ponto de referência na Capital, onde aconteciam encontros, reuniões e comícios políticos. O aparelho possuía quatro faces, media cinco metros de altura.

Nos siga no Google Notícias