ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Arquitetura

Site vende fundesign de criadores locais, depois de passar por votação

Ângela Kempfer | 01/02/2012 11:00
Fernando Rodrigues, um dos sócios da Uzínga.
Fernando Rodrigues, um dos sócios da Uzínga.

O comércio eletrônico cresce e as novas idéias se proliferam na internet. Em Campo Grande, há um mês a Uzínga colocou no ar um projeto que ao mesmo tempo incentiva os designers locais e ganha dinheiro.

Os criadores enviam o desenho de um produto ou ilustração, a equipe da Uzínga avalia e coloca a idéia em votação na internet. Quem atinge uma boa nota, tem a produção e a venda garantidas, além de ganhar prêmio e bônus para consumo na página.

Em janeiro, 16 produtos do tipo fundesign são comercializados, no estilo da rede Imaginariun, criações vindas até de Santa Catarina.

São 8 tipos de almofadas, 3 luminárias, porta-retratos, porta-chaves, relógio, sacolas do tipo ecobag, cofre e camisetas. O relógio era diferente, para fixar na geladeira, e em uma semana as 15 unidades foram vendidas a R$ 69,90.

A proposta não é completamente original, já é usada para vender camisetas, por exemplo, mas no ramo de presentes não há nada ainda de sucesso no Brasil.

Para a Uzínga ser criada na internet, foram necessários 12 meses de planejamento, diz um dos sócios, Fernando Rodrigues. Ex-consultor do Sebrae, formado em Administração de Empresas, ele acredita no projeto porque atende ao público conhecido como consumidor 2.0, o ligado na internet e participativo.

Relógio de geladeira esgotou em uma semana. Além das horas, tem espaço para recadinhos.
Relógio de geladeira esgotou em uma semana. Além das horas, tem espaço para recadinhos.

Outro ponto positivo é o número de criadores ansiosos para expor o que produzem. “Só no primeiro mês, recebemos propostas de mais de 30 artistas”.

A maioria enviada é ilustração, para impressão em camisetas, almofadas e objetos.

A partir de fevereiro, a Uzínga começa uma campanha para estimular as propostas de desenho industrial. “Queremos mais sugestões de objetos exclusivos, que nunca ninguém inventou”, explica Fernando.

Um exemplo já exposto no site é o cofre em formato de copo de tulipa com cerveja, que custa R$ 29,95. A compra é diretamente pela internet, com possibilidade de pagamento com cartões de débito ou crédito.

Para participar com ilustração, o interessado deve inscrever algo inédito e original. O desenho deverá ser acompanhado do produto onde se pretende estampar. Devem ter no máximo 5 cores sólidas, sem efeito de sombras.

Já as propostas de produtos devem utilizar materiais como plásticos (menos plástico transparente), espumas, borrachas, acrílico, madeira, metais (não moldados), vidros e espelhos (planos), papel, tecidos, lona, couro e é permitido uso complementar de tecnologia já existente, como pen drive e relógio.

A capacidade é de produção de até 4 novas ilustrações por mês e 2 produtos novos. No dia 5 de fevereiro, quando a Uzínga completa um mês na ativa, os selecionados em janeiro passarão a ser vendidos no site

Nos siga no Google Notícias