ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Artes

“A gente está triste, mas está em paz”, resume atriz Andréa Freire

Aline Araújo | 13/11/2014 18:54
Andréa Freire dirige o espetáculo Crianceiras. (Foto: Arquivo pessoal)
Andréa Freire dirige o espetáculo Crianceiras. (Foto: Arquivo pessoal)

“A gente está triste, mas está em paz”, diz Andréa Freire, atriz e uma das diretoras mais respeitadas de Mato Grosso do Sul, que atualmente assina o musical Crianceiras, que apresenta as poesias do poeta Manoel de Barros para as crianças. O poeta a acompanha desde a adolescência. Por isso ela atribui a ele boa parte do seu “despertar “ para o mundo.

“Eu era adolescente querendo ler pela primeira vez e é uma poesia que provoca, te faz pensar na desconstrução das coisas. Lendo Manoel, eu dei saltos enormes, despertou o meu olhar para coisas que talvez eu não visse. E eu fui ao longo da minha vida lendo e decorando, tudo num prazer pessoal, até chegar o convite para o Crianceiras”, lembra.

O espetáculo proporcionou à Andréa a oportunidade de levar as poesias para o alcance de mais pessoas. “A poesia do Manoel é cheia de luz e as pessoas que se envolvem com ela entram em uma atmosfera muito especial. Tem sido assim desde o primeiro momento, a gente percebe como o clima da poesia contagia”, comenta.

Para a diretora, a notícia da morte do poeta transformou o dia, mas não de maneira dura. “É um dia mais suave, as palavras do poeta ficam na nossa mente e ter essas palavras significa paz. Acho que ele já transmite essa paz há muito, tempo”, comenta com carinho.

A artista se sente honrada em ser instrumento para propagar a obra do poeta por onde passa com o Crianceiras. “Ser porta-voz da obra dele, que é um ser humano com uma capacidade de luz, é incrível, ainda mais por ter uma resposta carinhosa do público, principalmente, das crianças que captam energia do poeta que é genuína”

Nos siga no Google Notícias