ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Artes

Aberta exposição que celebra os 64 anos do jornal O Progresso

Francisco Júnior e Leonardo Rocha | 16/09/2014 09:42
Dona do jornal, Adiles Torres, acompanhada do governador André Puccinelli)
Dona do jornal, Adiles Torres, acompanhada do governador André Puccinelli)

Foi aberta nesta manhã (16) a exposição que celebra os 64 anos do jornal O Progresso de Dourados. A mostra, que apresenta 52 capas do diário, é realizada no saguão da Assembleia Legislativa, em Campo Grande. Uma solenidade marcou o início da exposição e teve a presença da proprietária do jornal, Adiles do Amaral Torres, e do governador André Puccinelli (PMDB).

A exposição poderá ser conferida na Assembleia até o próximo dia 19, de lá as capas serão expostas na Unigran, UCDB, UFMS, Uniderp e por último no Centro Cultura José Otávio Guizzo.

Em todos os eventos terão artistas regionais fazendo apresentações. O curador da mostra, Jonir Figueiredo, conta que a exposição tem a intenção de levar as informações e publicações do O Progresso, tanto par ao meio acadêmico, quanto para o público de Campo Grande, já que o jornal completa 64 anos e faz parte da cultura e da história do Estado.

Ele explica que a escolha das capas foi feita por professores de história da UFGD, que levaram em consideração a relevância dos assuntos ao logos dos 64 anos de fundação do jornal.

June Torres, diretora executiva do O Progesso, afirma que a ideia surgiu quando o jornal começou a passar pelo processo de digitalização. Segundo ela, foi constatado a importãncia dessas capas para o Estado e que esse conteúdo deveria ser acessível ao público em geral, por isso realizaram parcerias com a Assembleia e universidades para a fazer a divulgação. “ O mais difícil foi selecionar as capas, pois tinham um material de qualidade”, comentou.

A diretora presidente do jornal, Adiles do Amaral Torres, ressaltou que o jornal começou com seu marido, em 1951, em Dourados. Para ela, a exposição é um resgate da história do Estado contando todo o processo de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. “ É uma satisfação nesse momento realizar uma exposição para divulgar todo esse trabalho realizado”, completou.

O governador André Puccinelli (PMDB) disse que o jornal O Progresso é um dos bons diários de Mato Grosso do Sul e que tem muita tradição no município de Dourados. “ Quero parabenizar a dona Adiles e suas filhas pelo trabalho realizado e por essa exposição. O jornal sempre foi um veículo em que eu respeito por sua independência e por fazer parte da boa imprensa do Estado. Por isso é que eu vim prestigiar esse evento”, ressaltou Puccinelli.

Nos siga no Google Notícias