A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

28/12/2012 08:00

Antigo albergue ganhou cores e agora é a "nova" Casa de Ensaio

Elverson Cardozo
Fachada do antigo albergue ganhou cores para dar espaço à nova sede da Casa de Ensaio. (Foto: Luciano Muta)Fachada do antigo albergue ganhou cores para dar espaço à nova sede da Casa de Ensaio. (Foto: Luciano Muta)

Desativado há anos, o antigo albergue de Campo Grande, que estava jogado às traças e prejudicando a paisagem da principal avenida da cidade, ganhou cores, novas formas e uma função diferente. Agora, é a sede da Casa de Ensaio, uma entidade filantrópica que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Veja Mais
Em clipe de rock alternativo, casal coloca tudo a perder por mensagem de celular
Poeta Ferreira Gullar morre aos 86 anos devido a problemas respiratórios

As paredes claras, opacas, mal cuidadas, deram lugar a uma fachada amarela, que se destaca em meio às faixas azuis, vermelhas, verdades, laranjadas e roxas. São parte da decoração das janelas, quatro no total, instaladas ao redor de um “cilindro”.

Localizado na rua Visconde de Taunay, esquina com a Afonso Pena, no bairro Amambaí, o local, além da Casa, vai abrigar um centro de capacitação de informática, aberto à comunidade e aos alunos da organização.

Foram 6 meses de trabalho para a inauguração, realizada na manhã desta sexta-feira (28). A abertura contou com duas apresentações feitas por alunos. A primeira foi o “Mestre tereré na Bahia - Axé Brasil”, que retrata a história de um contator de causos que chega à Bahia e se deparada com uma homenagem feita ao centenário de Luiz Gonzaga, a segunda parte do carpet show.

A previsão é que os 100 alunos atendidos só conheçam o novo prédio em fevereiro, após o recesso coletivo. Por enquanto, nada foi transportado à nova sede. A mudança deve ocorrer em janeiro.

Ex-aluno da entidade, Eduardo Ribeiro agora é assessor de comunicação e brincante da casa. (Foto: Luciano Muta)Ex-aluno da entidade, Eduardo Ribeiro agora é assessor de comunicação e brincante da casa. (Foto: Luciano Muta)

Conquista - Ex-aluno, assessor de comunicação e brincante da casa, Eduardo Ribeiro, de 22 anos, não esconde o orgulho que sente com a finalização do projeto que acompanhou de perto, passo a passo.

“A casa tem 16 anos de história. Começou no fundo de uma escola de balé. Nesse tempo foi uma busca intensa para termos um espaço que fosse nosso”, relembrou.

O novo local, avaliou, foi pensado para as atividades que a entidade desenvolve, diferente do antigo espaço, onde grande parte das aulas e oficinas tinha de ser adaptadas.

“Agora ficou a cara da Casa de Ensaio. Vai dar mais força para gente”, disse, ao citar que a estrutura comporta aproximadamente 10 salas, entre camarim, salas de teatro, arte, biblioteca, cinema e a toda a parte administrativa.

Aluna e a fundadora da casa, Lais Dória, durante ensaio para inauguração do novo espaço. (Foto: Luciano Muta)Aluna e a fundadora da casa, Lais Dória, durante ensaio para inauguração do novo espaço. (Foto: Luciano Muta)

Para a fundadora, Lais Dória, o novo prédio representa uma conquista coletiva, um sonho de todos aqueles que acreditam no trabalho desenvolvido. “É muita emoção. São 16 anos que a gente vem lutando. Não é uma coisa que começou ontem. A gente tem resultados de arte transformação total”, ressaltou.

E é verdade. Aluna do 1º ano do ensino médio, Giulia Schröder, de 14 anos, diz, sem medo de errar, que teve a vida transformada desde que entrou para o projeto, há 3 anos.

“Acho que, sem a Casa de Ensaio, eu seria uma pessoa muita superficial, sem personalidade. Aqui a gente abre a mente”, explicou, em uma análise rápida. Aprender a “ser que é” foi uma das grandes conquistas, salientou. “Se eu for igual a todos, que diferença eu vou fazer no mundo”, questionou, filosofando.

A amiga, Lorrayne Ferreira, de 15 anos, pensa da mesma forma. Afirmou que se não estivesse na casa, seria, talvez, mais uma adolescente com a mente desocupada. “Aqui fazem você pensar”, disse.

A nova sede terá uma biblioteca voltada para o público infanto-juvenil. A idéia é abrir as portas para toda a comunidade e transformar o espaço em um centro cultural.

“Mas eu não quero uma biblioteca formal. Quero uma biblioteca deliciosa”, destacou a fundadora, Lais Doria, visivelmente emocionada.

Para Lais Dória, novo prédio representa uma sonho coletivo. Uma conquista de todos aqueles que acreditam no projeto. (Foto: Luciano Muta)Para Lais Dória, novo prédio representa uma sonho coletivo. Uma conquista de todos aqueles que acreditam no projeto. (Foto: Luciano Muta)

Reforma - Custeada por duas construturas, o valor da reforma chegou a R$ 600 mil. A assinatura de autorização para o início das obras ocorreu no em junho deste ano.

A estrutura externa do prédio foi preservada porque é parte da memória da população. Ao todo, uma área de 400 m² foi recuperada.

Histórico – Fundada há 16 anos, a Casa de Ensaio trabalha com crianças e adolescentes de regiões periféricas de Campo Grande e que estejam em situação de vulnerabilidade social.

A missão e o objetivo é formar cidadãos conscientes, utilizando a arte como instrumento de transformação. No local são oferecidas atividades em áreas diversificadas, que vai do teatro às artes plásticas, passando pela dança, literatura, cinema, voz e oficinas de percussão.

A entidade, que faz parte da rede latino americana de arte e transformação social, já participou de eventos internacionais no Peru, Colômbia, Guatemala, Chile, Alemanha e Bulgária. É ponto de cultura e leitura.

Giulia Schröder, de 14 anos, diz, sem medo de errar, que teve a vida transformada desde que virou aluna da Casa de Ensaio. (Foto: Luciano Muta)Giulia Schröder, de 14 anos, diz, sem medo de errar, que teve a vida transformada desde que virou aluna da Casa de Ensaio. (Foto: Luciano Muta)

A organização sobrevive de patrocínios e doações daqueles que se identificam com a causa. Desde a sua inauguração até agora, cerca de 3 mil jovens foram atendidos no local. Noventa por cento da equipe é formada por ex-alunos.

Albergue – Projetado pelo engenheiro Gabriel do Carmo Jabour, o prédio do antigo albergue foi construído em 1958. Por mais de 50 anos foi utilizado. O local ficou abandonado por mais de 1 ano.

A Prefeitura iniciou a retomada de posse do imóvel em 2010, após um longo processo judicial. Desde essa época, estudava uma alternativa para a edificação.

A possibilidade de que a casa era uma obra de Oscar Niemyer chegou a ser cogitada, mas técnicos do Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) garantiram que não.

Inscrições abertas – A Casa de Ensaio está com inscrições abertas para candidatos interessados em uma bolsa de estudo no curso “Brincaduras e Teatrices”, em 2013. O período de inscrições é o mesmo das rematrículas. Vai do dia 2 ao dia 28 de janeiro.

As vagas são destinadas a crianças e adolescentes com idades entre 8 e 12 anos, que sejam estudantes de escola pública ou bolsista de colégio particular. O candidato não pode estar em nenhum projeto e precisa ter disponibilidade para ensaiar aos finais de semana, em período de montagem dos espetáculos. Famílias que possuem menor renda são priorizadas no processo.

As inscrições devem ser feitas no site http://www.casadeensaio.org.br/pre-selecao/.




É a nova casa ficou muito legal vamos a e turma de 2013
 
Juliana França de Souza em 13/03/2013 17:41:36
É com muito orgulho e gratidão que posso dizer que fui arte-transformada pela Casa de Ensaio! Fui aluna e através da Casa, e de amigos da casa, consegui bolsa para estudar música, e entrei para o Curso de música da UFMS, depois retornei como professora de música. Fico muito feliz com o reconhecimento do ex prefeito Nelson Trad Filho e o Apoio da Plaenge em realizar um sonho, o nosso espaço, numa área central, no que facilita a chegada dos alunos de todos os bairros de Campo Grande.
E posso garantir ao Srº Isaque S. Francisco, que a única "maquiagem" deste projeto, é utilizada nos rostos de cada criança nos brilhantes espetáculos que a Casa produz todos os anos, que faremos questão de convidá-lo para prestigiar!
Grande Abraço, Lauane Ferraz.
 
Lauane Ferraz em 02/01/2013 13:17:04
Tive a oportunidade de acompanhar o trabalho da Casa como aluno e integrante da equipe por mais de cinco anos, e posso garantir a seriedade com que o trabalho social e cultural é tratado por essa instituição. Já passava da hora da Casa receber a devida atenção por parte do poder público e ganhar um espaço à altura das ações transformadoras que realiza em Campo Grande com pouco ou quase nenhum recurso. Na Casa, entrei em contato com alunos dos bairros mais pobres, alguns em situação de violência familiar, analfabetos, órfãos, e mais uma série de dificuldades, que se não puderam ser sanadas, ao menos foram amenizadas pela ação da Casa. Há sim uma parcela mínima de alunos com uma condição melhor, mas ainda assim, esses alunos precisam contribuir com a organização como contrapartida. Sucesso!
 
Fabricio Barbosa Cassiano em 29/12/2012 10:37:36
Realmente, concordo com o Jose Mendes. A fachada tem aquele coqueiro, bocaiúva que é emblemático, um símbolo, representa, ou melhor, é, a busca do sol contornando obstáculos, fazendo impensáveis curvas. Tudo de melhor para a Casa de Ensaio com a competência da Laís Dória. VIVA A CASA DE ENSAIO!
 
Celso Arakaki em 28/12/2012 14:08:28
Gostaria de parabenizar a todos os participantes da CASA DE ENSAIO... Eu conheci um pessoal daí e posso dizer q o trabalho que é desenvolvido dentro da "casa" é um trabalho social mto sério e por esse trabalho digo que a nova casa foi mais que merecida...
Mais uma vez parabens. Lais, Edu, Fabricio, tem as gemeas que esqueci o nome rsrs, entre outros...
Abraços e continuem assim....
 
Washley Machado em 28/12/2012 13:15:09
Entrei na Casa de Ensaio com 11 anos de idade e hoje faço parte da equipe. Tudo que sou e que sei eu devo aos momentos vividos nessa Casa. Já vi nesses 10 anos muita gente ser transformada pela arte e só quem vive dentro dos processos da Casa sabe o quanto o trabalho é verdadeiro e o quanto ele faz a diferença na vida das pessoas. As crianças e adolescentes de Campo Grande merecem um espaço lindo como esse. Vamos cada vez mais batalhar para que mais crianças e jovens tenham a oportunidade de fazer parte da nossa familia. Obrigado Campo Grande News pela bela matéria! Abraço cordial.
 
Eduardo Ribeiro em 28/12/2012 13:00:21
Ficou linda,esta de parabéns!!!que tragam bons frutos para nossa juventude.,Nossos jovens merecem ter uma área linda como esta. Parabéns Lais Doria a vc é sua equipe.
 
CLEUZA PEDROSA em 28/12/2012 12:28:08
PARABENS LAIS DORIA!!! SEU TRABALHO REALMENTE MERECE SER VALORIZADO.
 
MARIA NEIDE em 28/12/2012 12:18:27
Na eleição para vereador de 2008 Dr. Paulo Siufi disse que este espaço seria um Hospital infantil. Uma pena pois estamos bem defasados também nessa área.
Mas que bom que este local agora se tornou algo muito útil para a cultura, pois é dela que as mudanças acontecem.
Vamos continuar esperando este Hospital...
 
Alvaro Campos Vieira em 28/12/2012 11:39:14
Entidade filantrópica que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social?????????? Eu convido o campo grande news para ver como as " crianças e adolescentes" chegam na CASA DE ENSAIO para um ensaio, camionete Hilux, peugeot, citroen entre outros(será que os moradores de periferia tem o luxo de ter esses veiculos?). Apoio a missão e objetivo da CASA DE ENSAIO, isso é louvável, agora perante a midia de campo grande dizer que atende crianças periférica é uma INVERDADE, pois a maioria é da classe média acima. Bom tem muita maquiagem nessa instituição. Mas deixa de lado. Feliz 2013 a todos.
 
Isaque S Francisco em 28/12/2012 10:23:03
QUANDO O GOVERNO QUER TRABALHAR, TUDO TEM JEITO, E O POVO PRECISA SABER, QUE TODOS OS POLÍTICOS PARA OS QUAIS ELES VOTARAM, E GANHARAM ELEIÇÃO, SÃO OBRIGADOS A OUVIR OS SEUS ELEITORES, EM TODOS OS SENTIDOS, POIS TORNAM ADVOGADOS DO POVO, E DOS REDUTOS DE ONDE RECEBERAM VOTOS, PORTANTO, NÃO ESQUEÇAM DE COBRAR DOS SEUS VEREADORES, OS DIREITOS SOCIAIS, SEJA, ESCOLAS, RUAS, ILUMINAÇÃO PÚBLICA, POLÍCIA NAS RUAS, CALÇADAS, LIMPEZAS DOS TERRENOS PARTICULARES, PRINCIPALMENTE OS PÚBLICOS, FALTA DE MÉDICOS EM POSTOS DE SAÚDE, O MAL ATENDIMENTO DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO, SUJEIRAS EM GERAL, COMÉRCIO QUE ESTÃO AFETANDO O SEU SOSSEGO, SUA TRANQUILIDADE, ENFIM POLÍTICOS ELEITOS EMPREGADOS DO POVO, DEFENSOR DO POVO, COBREM, FALEM COM ELES, ABAIXO DE DEUS QUE MUITOS DIREITOS SERÃO RESOLVIDOS, QUE DEUS ABENÇOE
 
PEDRO BRAGA em 28/12/2012 10:18:12
Belíssimo trabalho. União de sonhos, muito trabalho, dedicação, participação de empresas privadas. Pessoas como a Laís Dória e Eduardo Ribeiro merecem todo apoio da sociedade porque todos esses jovens atendidos terão oportunidade de um futuro bem melhor, descobrindo suas potencialidades, afastados da ociosidade e das drogas. Mais um exemplo da iniciativa privada ocupando um espaço que o poder público praticamente abandonou porque não dá votos. Espero que o novo prefeito dê apoio para este belo projeto.
 
Paulo Lemos em 28/12/2012 09:23:58
O incentivo à cultura proporciona ao nosso país cidadãos conscientes e politizados, é disto que estamos precisando, quem sabe esse não é mais um estímulo aos nossos jovens cidadãos? Parabéns à iniciativa e ao investimento. Parabéns Casa de Ensaio!!
 
Vanessa Schroder em 28/12/2012 08:41:13
sugiro umaa atenção especial ao COQUEIRO, que em busca de sol, contornou o obstáculo,
pode ser visto na fachada do prédio da Casa de Ensaio.
 
jose mendes em 28/12/2012 08:31:42
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.