ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Artes

Artesanato indígena é atração à parte do Festival de Inverno de Bonito

Flávia Lima | 02/08/2015 16:17
Tenda com artesanato indígena atrai turistas em Bonito. (Foto:Divulgação)
Tenda com artesanato indígena atrai turistas em Bonito. (Foto:Divulgação)

Tradição repassada através de gerações, o artesanato indígena é uma das principais atrações do 16º Festival de Inverno de Bonito. Exposto em uma tenda idealizada pelos próprios indígenas, os produtos tem atraído os turistas de todas as regiões do Estado.

Entre os trabalhos expostos estão o da artesã kadiwéu, Olinda Virgilio, que aprendeu a técnica com a avó, que a ensinou a manusear a argila para fazer as cerâmicas que são produzidas para serem vendidos aos turistas que visitam a aldeia Alves de Barros, localizada na região de Porto Murtinho.

A matéria-prima que dá origem às cores utilizadas na pintura da iconografia estampada no artesanato são todas encontradas na própria natureza, no meio ambiente que está próximo da região onde vivem os índios.

“As cores vermelha, verde e amarela encontramos na beira dos córregos. A cor preta é uma resina que conseguimos na madeira “pau santo” e a cor branca é uma resina que tiramos da madeira “amesca”, explica Olinda, que repassa a arte às meninas da aldeia para que a tradição não seja perdida.

Segundo a Subsecretária de Assuntos Indígenas, Silvana Terena, as mulheres artesãs estão satisfeitas em participarem pela primeira vez do festival. “É o começo de uma conquista de diálogo e transversalidade e ampliação do protagonismo indígena no atual governo. Nossa cultura, é nossa identidade”, finalizou.

Nos siga no Google Notícias