A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

24/05/2016 11:13

Artistas questionam orçamento e Assembleia retira Sistema de Cultura da pauta

Projeto seria votado nesta terça em segunda votação, mas artistas alegam que texto foi alterado

Paula Maciulevicius e Leonardo Rocha

Artistas estiveram hoje na Assembleia Legislativa e conseguiram retirar da pauta a votação final do projeto que cria o Sistema Estadual de Cultura, uma espécie de Constituinte do setor. A proposta foi apresentada pelo governo estadual, já foi aprovada em primeira discussão e dependia da segunda votação para ser sancionada.

Veja Mais
Assembleia aprova em primeira votação Sistema Estadual de Cultura
MS cria "Constituição Cultural" para facilitar verba e política para o setor

Segundo a presidente do Fórum Estadual de Cultura, Fernanda Teixeira, houve alteração no projeto original, que havia sido acordado entre artistas e o governo. Por isso a exigência de retirada da pauta, para nova negociação. "No original, estava previsto orçamento 'minimo' de 1,5% da receita liquida do Estado em Cultura. Mas no texto que foi enviado para a Assembleia, houve alteração para 'no máximo' 1,5%", justifica Fernanda.

Na avaliação do Fórum que representa os interesses da categoria, a mudança faz uma diferença enorme na execução do orçamento. "Do jeito que está, o governo pode investir 0,5% que vai ficar dentro da lei. Antes, não poderia ser menos de 1,5%", explica.

A presidente da entidade garante que o texto foi modificado sem nenhuma consulta às partes diretamente impactadas pelo Sistema Estadual de Cultura. "Houve uma quebra de confiança", comenta.

No fim da manhã, o lider do governo na Assembleia, Rinaldo Modesto (PSDB), anunciou que o projeto será retirado da pauta para que todos possam discutir novamente. 

O governo já antecipou que a proposta não deve voltar ao teor original. O governo defende que o 1,5% da receita líquida seja destinado de forma progressiva e em prazo de 10 anos.

O secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery, também esteve na Assembleia e garantiu que vai conversar com os artistas. "Devemos marcar uma reunião já para a próxima semana", diz.




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.