A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

22/03/2013 07:26

Campanha virtual pede a volta do Grupo Acaba, já que shows agora são raridade

Elverson Cardozo
Foto da campanha divulgada no Facebook. (Foto: Reprodução/Internet)Foto da campanha divulgada no Facebook. (Foto: Reprodução/Internet)

Campanha virtual, iniciada no Facebook, pede a volta do Grupo Acaba, os “canta-dores” do Pantanal, sucesso em Mato Grosso do Sul por “inaugurar” um estilo de música tipicamente regional, nunca antes visto por aqui.

Veja Mais
Fim de semana tem Naiara Azevedo e contação de histórias
Descobertos na adolescência, Rafa e Ruan mesclam clássicos e pop sertanejo

Os integrantes estão “parados” e só fazem shows esporádicos, raramente. A última apresentação em Campo Grande aconteceu em maio do ano passado, no teatro Glauce Rocha, durante o evento batizado de “Pratas da Casa”.

Na ocasião, o Acaba tocou uma música apenas. O último show completo foi na Concha Acústica há mais de 3 anos, em outubro de 2009.

A mobilização pela volta do grupo foi uma iniciativa de Vinicius Barreto, vocalista do Top Samba e filho de Vandir Barreto, um dos integrantes do Acaba. Como o grupo está completando 45 anos de formação, ele quer ver o pai, de novo, nos palcos, em um show especial.

Mas a proposta vai além. O vocalista está empenhando em fazer com que os músicos voltem de vez e se apresentem ao público mensalmente. “Querendo ou não é a vontade de todos, mas falta alguém para unir eles e fazer acontecer de novo. Mato Grosso do Sul precisa desses caras aí”, disse.

O apelo feito na rede social gerou mensagens de apoio e já soma mais de 50 compartilhamentos. Vinícius, como fã e filho, afirma que o grupo do pai o inspirou na carreira e fez a alegria de muita gente. “O Acaba marcou época, fez história na música regional e tinha que tocar com mais regularidade”, escreveu.

O pedido já foi feito. Os integrantes se animaram, mas a decisão, segundo o vocalista, depende do “cabeça do grupo”, que ainda não bateu o martelo. Se tudo der certo, o Acaba volta para um show especial, no Glauce Rocha, onde os músicos venceram o primeiro festival, no dia 31 de março de 1979.

“Pensei no grupo Acaba e os filhos cantando junto. Nunca teve uma situação dessas”, afirmou Vinícius.

Formação - Fundado em 1969, o Grupo Acaba faz música regional raiz, única em Mato Grosso do Sul. Foi criado com o objetivo de divulgar, pesquisar e desenvolver o folclore do Estado.

As letras - coletivas e individuais - abordam o Pantanal e o homem pantaneiro, a fauna e a flora da região. Os debates inseridos nas composições passeiam pela defesa de cultura e do meio ambiente.

Mate a saudade e assista o clipe da música “Pássaro Branco”.




Sou fã desde o começo do grupo, é uma pena que nesse pais não ha o reconhecimento de que canta as nossas raizes, alem de ter um grande amigo no grupo, Alaor, que fomos internos de 69 a 70 no GDB de Monte Aprazivel/SP, voltem logo, um abraço a todos.
 
José Fernando Lourenço em 24/10/2013 19:03:05
vocês deve voltar a fazer show vocês são um marco historico da musicas campo grandense
ass sullivan miranda de brito
 
sullivan miranda de brito em 24/10/2013 07:25:46
Feliz com essa campanha 'Volta do Grupo Acaba"
Eu apoio Eu sou a favor e quero ter a oportunidade de ve-los cantar pessoalmente, ja que na ultima vez que se apresentaram , não pude estar presente , me encanta gosto d+++ das musicas do grupo Acaba....
'VOLTA GRUPO ACABA " estamos esperando
 
Léia de Souza Feronato em 08/06/2013 12:09:07
Quero aqui apoiar a volta do Acaba que representa tão bem a música do nosso Mato Grosso do Sul.
Ainda menina vi esse grupo nascer. Saudades de Campo Grande, especialmente do bairro Amambaí, Vila Militar....Vai ficar sempre na minha memória!!!
E quando se apresentarem, por favor, divulguem...Gostaria de vê-los se apresentando!
 
Carmen Silvia Canola em 04/05/2013 08:30:12
Esse sim.Deveria ser patrimonio cultural e legitimo representante do pantanal sulmatogrossense.Prata da Casa,mesmo.Melodiosa,fina,de primeira,não visa lucro financeiro,assim são as canções do grupo.Iniciativa excelente para a volta do Acaba.Acaba com, joão e Mané,Maria e Joãozinho, Rodô e João,Luan Santana,Michel Télogo,ah! Tamô cheio dessas coisas.Primeiro show; na praça do radio,de graça! vai ser lindo.Eu Vou!!!!
 
samuel gomes em 23/03/2013 08:23:46
#ACABALOGOACABAAAAA
 
JEFFERSON LINO COSTA em 23/03/2013 08:11:56
Jairo deve gostar do estilo lek lek lek...tsc tsc...analfabetismo culturar é tão triste!!!!
 
Andrea Burque em 23/03/2013 08:08:12
Fico Feliz com essa notícia!!!!
Amo de paixão esse grupo.....
Estava fazendo muita falta.
Isso sim é música de verdade!!!!!
 
Clarice Domingues Branco de Oliveira. em 23/03/2013 06:45:38
Vi o grupo Acaba nascer formado por músicos, atistas plásticos e profissionais liberais , fazendo música da melhor qualidade inspiradas em nossas raízes.
Voltem amigos, que vocês serão bem-vindos.
 
Luiz Gonzaga de Santa Rosa em 23/03/2013 01:28:41
Esse Jefferson Lino com certeza é fã do frankenstein sertanejo universitário; não possui nenhum repertório para distinguir o que é bom do que é ruim, por isso vai ser perdoado por fazer um comentário idiota desses.Aliás, ele deveria tentar descobrir por qual motivo o grupo se chama Acaba, com "A" maiúsculo.Volta, Acaba, já !!!!!
 
Angela Silva em 23/03/2013 01:13:00
Grupo acaba,,,,,, ACABA COM MINHA ALEGRIA!!!! kkkk
 
David Ferreira em 23/03/2013 00:41:29
Grande idéia, os caras são o melhor de nossa musica, tenho um CD que ganhei do amigo Chico Lacerda, meu filho era pequeno e decorou todas as musicas do CD, tem uma paixão pelo grupo, volta ACABA...., voces fazem bem pra nossa musica
 
Danilo Senatore Fedrizzi em 22/03/2013 22:58:28
Hum grupo extremamente talentoso,poucos instrumentos,som afinado,divino.
 
Nedir Pereira Freire. em 22/03/2013 22:28:15
Jeferson Lino....
Vejo que você é fã destes lek lek lek....
Para falar isso do Grupo Acaba...

 
Nazil de Campos em 22/03/2013 20:20:18
Voltaaaa Grupo Acaba!
Não existe no Brasil nada igual, isso aí é nosso!!! É um imenso orgulho ter essa preciosidade no nosso estado.
E quanto a mim, especialmente, tive a honra de ter o Alaor tocando em uma festa de aniversário, em minha casa.
Agora, perdi o contato com ele. Assisti a vários shows, eles são sensacionais!
 
Eliane Flores em 22/03/2013 19:37:03
Acho que esse grupo tinha que "ACABAAAAA" msm... porque pelo amor de Deus... NInguem merece ouvir mais isso!!!!!
 
JEFFERSON LINO COSTA em 22/03/2013 16:22:03
Jairinho,

Que bom rever voce amigo.

Parabens;
 
Luiz Alberto Staut em 22/03/2013 14:29:53
Eles são ótimos. Além do show, também poderia ser gravado um DVD.
 
Edivaldo Moraes em 22/03/2013 13:41:33
VOLTEM!!! Amamos vcs, isso sim é musica de verdade.
 
ciberia damasio santos em 22/03/2013 12:36:26
Graaaaaaande "Associação dos Compositores Autonomos do Bairro Amambai - ACABA".
Como ouvinte, eu apoio a idéia da volta.
Tive a oportunidade de adquirir 2 CDs do grupo, que são verdadeiras joias da minha CDteca. E não estão só guardadas, sempre escusto em casa ou no carro.
 
Renato Gonçalves em 22/03/2013 11:42:12
Tai, musicas de qualidade, letra, som, uma verdadeira aula de regionalismo, uma benção para os nossos ouvidos. VOLTA GRUPO ACABA, Mato Grosso do Sul e o Brasil precisa de vcs, um grande abraço.
 
alberto vedana junior em 22/03/2013 09:12:09
Mato Grosso do Sul, ultimamente, vem vivenciando uma explosão de novos nomes, novas duplas que têm ganhado a mídia nacional. Infelizmente, nada se assemelha, sequer chega perto, da qualidade musical e cultural que presenciamos nas décadas de 70 e 80.
Vemos tão somente composições comerciais, músicas extremamente midiáticas em que seus compositores almejam duas coisas. Fama e Dinheiro !!!! Nada contra toda essa explosão de duplas e composições universitárias... Mas também, nada a favor!!!!

VOLTA ACABA!!! Mato Grosso do Sul precisa de uma injeção de música de verdade.....
 
Rodrigo Gordin em 22/03/2013 09:01:43
Nossa que maravilha, música boa, vi esse grupo tocar em Corumba-MS, são ótimos mesmo, a cara do Mato Grosso do Sul e representam o estado muito bem. Eu apoio #voltaAcaba
 
Camila Oliveira em 22/03/2013 08:35:34
Excelente pedida, a volta do Grupo Acaba
MS agradece a volta deles, com as músicas que falam do que é nosso.
 
Leonardo Montenegro em 22/03/2013 08:13:27
Muito boa reportagem,apoio.Volta grupo ACABA!!!!
Apenas quero corrigir q o Vinícius é filho do nosso querido Vandir Barreto.
 
renata christóforo em 22/03/2013 07:55:05
imagem transparente

Compartilhe

Classificados