A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

27/08/2014 23:53

Campo Grande sedia 1° Festival de Contadores de Histórias de MS

Eduardo Penedo

A capital morena será palco do o “Primeiro Festival Estadual de Contadores de Histórias de MS”. O evento acontece de 28 a 30 de agosto e a abertura oficial será amanhã às 19h no Centro Cultural José Octávio Guizzo, localizado na Rua 26 de Agosto, 453, região central de Campo Grande.

Veja Mais
Poeta Ferreira Gullar morre aos 86 anos devido a problemas respiratórios
Com gorros de Papai Noel, artistas realizam performance contra calote de editais

O evento contará com oficinas de contadores de histórias regionais e de outros estados e com apresentações paralelas para a população e estudantes, no Centro Cultural José Octávio Guizzo e em escolas.

A arte de contar histórias é um dos atos mais antigos do mundo. Já foi posse exclusiva de preservadores da história oral e de aventureiros viajantes, que transmitiam acontecimentos ocorridos em povos distantes. “Contar histórias é uma arte que resgata e valoriza o folclore e a cultura de um povo e estimula a leitura e o sentimento de pertencimento ao MS, quando reconhecemos nossos patrimônios culturais nas histórias que ouvimos. Neste sentido, a contação não se restringe apenas às crianças, adultos também podem aproveitar este passeio lúdico na oralidade”, realça Marta Cel uma das organizadoras do evento.

Para Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de MS, a realização de um festival com este viés é de extrema importância para o estado. “É uma iniciativa inovadora e muito importante na medida em que oportuniza de forma democrática o contato com as artes para toda a população, além de conter um aspecto lúdico que atrai todos os seguimentos etários”, ressalta Calheiros.

As oficinas são voltadas tanto para educadores, artistas, musicistas, professores e outros profissionais que lidam com o universo artístico e educacional, quanto para pessoas sem experiência na área, que querem aprender mais sobre o universo da contação de histórias. Ministradas por profissionais sul-mato-grossenses e de outros estados, como Goiás, Minas Gerais e São Paulo, as oficinas acontecem nos dias 28 e 29 de agosto, das 13h30 às 17 horas, no Centro Cultural José Octávio Guizzo.
No total, serão realizadas cinco oficinas: “A Musicalidade na Palavra do Narrador de Histórias”, com Beatriz Myrrha (MG); “O Corpo Cênico do Contador de Histórias”, com Ciro Ferreira (MS); “Projetos Interdisciplinares de Leitura a partir da Contação de Histórias”, com Shirlene Alvares (GO);“A Arte de Ouvir e Contar Histórias”, com Tânia Antunes (SP) e “Ciranda de Contos e Cantigas”, com Conceição Leite (MS).

Para participar não é necessária formação específica. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas peloe-mail: 1festhistoriams@gmail.com.




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.