ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Artes

Casa de Ensaio lança curso de teatro musical com mestre formado em Londres

Elverson Cardozo | 28/02/2015 07:37
Casa de Ensaio fica na Rua Visconde de Taunay, esquina com a avenida Afonso Pena, no bairro Amambai. (Foto: Luciano Muta/Arquivo)
Casa de Ensaio fica na Rua Visconde de Taunay, esquina com a avenida Afonso Pena, no bairro Amambai. (Foto: Luciano Muta/Arquivo)

A Casa de Ensaio, em Campo Grande, retornou as oficinas oferecendo uma novidade: o curso de "Introdução ao Teatro Musical", que será ministrado pelo diretor Philipe Faria, mestre em teatro pela London University, Central School an Speech and Drama, em Londres.

Como não é necessária nenhuma experiência anterior com o gênero, a ideia é montar uma turma iniciante ao sábados, a partir do dia 7 de março, das 9h às 11h. Mas hoje (28), para lançar a novidade, Philipe vai fazer uma apresentação gratuita na Casa, no mesmo horário.

"Vou mostrar um pouco da metodologia. Como no teatro musical trabalhamos com três segmentos das artes cênicas separados, o canto, dança e interpretação, vou mostrar como eles funcionam para, depois, colocar juntos porque aí a dinâmica muda", adianta.

O curso, prossegue, vai até dezembro e será dividido em quatro módulos. O primeiro é de sensibilização. "Vamos conhecer algum instrumento, um pouco de técnica vocal, de corpo, dança, para entender o vocabulário", explica. O segundo será destinado à construção de personagem e interpretação de textos de musicais. O terceiro é voltado ao drama e o quarto à comédia.

Philipe Faria é mestre em teatro pela London University. (Foto: Divulgação)
Philipe Faria é mestre em teatro pela London University. (Foto: Divulgação)

O objetivo do curso, diz o material de divulgação, "é desenvolver a sensibilidade física (sinestesia), a percepção de si mesmo e do outro, entender as bases do teatro musical, analisar e interpretar textos e letras de músicas de clássicos do teatro musical e a criação de personagens".

A qualificação, anunciam, permite descobrir limites e peculiaridades do próprio corpo, entendê-lo em cena, expandir vocabulário de movimentos, registrar ritmos e diferentes qualidade de movimentos e controlar a respiração.

Entender a música como parte da história contata, entender o coro como única voz composta e descobrir a voz cantante, a voz do personagem, também estão entre os objetivos.

Philipe reforça essa ideia e acrescenta: "Esse curso é uma iniciação ao teatro musical. Pessoas que não tem experiência com teatro ou música são bem-vindas". O professor comenta, ainda, que muita gente, inclusive do meio artístico, tem preconceito com o gênero, por considerá-lo raso. Mas isso, garante, não é verdade. "Música é uma ferramenta muito poderosa de alcance", argumenta.

Philipe já partipou de alguns musicais, como ator e diretor. Na lista, “O estranho mundo de Jack”, “Amor sublime amor”, “Despertar da Primavera” e “Planeta dos carecas”.

A mensalidade do curso custa R$ 120,00. Para solicitar inscrição ou obter outras informações é só enviar um e-mail para abrindoportas96@gmail.com. O contato pode ser feito, ainda, pelo telefone (67) 3384-4843.

Outros cursos - Além do Teatro Musical, a Casa de Ensaio oferece os seguintes cursos: Capoeira, Yoga, Arte para crianças, Canto, Danças Urbanas, Tai Chi Chuan e Kung Fu. As mensalidade são revertidas para o programa chefe da

Casa de Ensaio, o "Brincaturas e Teatrices", que atualmente atende a 130 crianças. Cada uma é contemplado com uma bolsa integral para participar do curso, que tem duração de 5 anos consecutivos. A formação é composta por um circuito de oficinas artísticas gratuitas, como jogos tradicionais, teatrais, dança, música, audiovisual, artes visuais, literatura, entre outras práticas.

Histórico - A Casa de Ensaio é uma OSCIP (Organização Social sem Fins Lucrativos) que existe desde 1996 para cultivar a cidadania, vivenciar a infância, potencializar talentos e expandir conhecimentos de crianças e adolescentes, com idades entre 8 e -17 anos, em desigualdade social e cultural em Campo Grande. Para saber mais, clique aqui

Nos siga no Google Notícias